Enquanto em Cidade dos Sonhos há um desfecho final, Império dos Sonhos não. Zanin comenta que na coletiva de imprensa, David Lynch parecia concordar com todas as conclusões que chegavam, mesmo que totalmente diferentes. E acho que é isso, Império dos Sonhos cabe qualquer versão, qualquer conclusão, porque efetivamente não há nenhuma. É impressionante e apaixonante! Pode ser uma luta do inconsciente, pode ser que a protagonista morreu e viaja na imaginação ou da morte ou da sua mente. Enfim, cabe tudo.
Apesar de todo nonsense, há um roteiro central com vários filmes dentro dos filmes. Uma atriz que já foi muito famosa e está afastada, é escolhida para interpretar um filme com o galã do momento. Durante a leitura do texto, os protagonistas descobrem que esse filme já tinha praticamente sido feito na Polônia, mas os protagonistas foram mortos antes de terminar e o roteiro ficou com a maldição. A protogonista de Império dos Sonhos, Laura Dern, é impressionante, que atriz. Linda, talentosa, ela se transfigura no filme, não só visualmente, mas em suas feições, atuações, fiquei encantada com essa atriz. Ela está no elenco de outros filmes do David Lynch. O ator que faz o par romântico com ela no filme dentro do filme é interpretado pelo Justin Theroux, lembro bastante dele em Cidade dos Sonhos. O filme é da protagonista, o restante do elenco aparece parcialmente, o filme é dela pra ela. O diretor do filme que vão gravar é interpretado pelo maravilhoso Jeremy Irons.
Império dos Sonhos se divide em gravações em Los Angeles e na Polônia, há inclusive um elenco extenso da Polônia. Ainda estão no elenco: Karolina Gruszka, Grace Zabriskie, Harry Dean Stanton e Diane Ladd. A trilha sonora é incrível como sempre. E há alguns clipes que surgem do nada. No final inclusive muitos atores de filmes anteriores e renomados aparecem no clipe final com a música da maravilhosa Nina Simone. Império dos Sonhos ganhou prêmio no Festival de Veneza.
From Mata Hari e 007 |
Pedrita