sábado, 7 de abril de 2012

CD Canção

Ouvi o CD Canção (2009) com o tenor Lenine Santos e o pianista Achille Picchi da Algol Editora. No repertório só obras brasileiras baseadas em poemas e textos de folclore. Alguns poetas são: Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Paulo Bonfim. As canções são de Alberto Nepomuceno, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Claudio Santoro, entre outros.

Segue o repertório completo:


1.
Canção 
Alberto Nepomuceno
02:51
2.
Coração Triste 
Alberto Nepomuceno
03:40
3.
Serenata 
Heitor Villa-Lobos
04:53
4.
Canção de Cristal 
Heitor Villa-Lobos
04:08
5.
Cantiga 
Sérgio Vasconcelos Corrêa
02:05
6.
O Trovador do Sertão 
Francisco Braga
03:32
7.
Solau do Desamado 
Francisco Mignone
04:10
8.
Confissão 
Nestor de Hollanda Cavalcanti
03:53
9.
Toada P’rá Você
Oscar Lorenzo Fernândez
02:53
10.
A Uma Mulher
Cláudio Santoro
02:51
11.
Toada da Canoa 
Altino Pimenta
01:43
Cinco Canções Nordestinas
Ernani Braga
12.
O’KINIMBÁ
02:30
13.CAPIM DI PRANTA02:25
14.NIGUE-NIGUE-NINHAS02:37
15.SÃO JOÃO DA-RA-RÃO03:33
16.ENGENHO NOVO!01:39

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Filtro de Papel

Assisti ao curta Filtro de Papel (2009) de Eliane Giardini e Mariana Betti no Canal Brasil. Descobri esse curta por um acaso, zapeando. Eu adoro a atriz principal, Camilla Amado, então resolvi ver. Filtro de Papel é baseado no conto da irmã da Eliane Giardini, Elizete Giardini Rosa, que quero ler agora. Uma mulher é bastante rotineira, acorda com o despertador e vai fazer café, até que um dia, o Filtro de Papel acaba e ela se perde. Adorei o curta. Bem realizado, bela fotografia, amei o roteiro, adoro essa atriz. Patrícia Werneck faz uma participação. Não achei nenhuma foto do filme infelizmente, coloquei uma foto da atriz principal.
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O Fim da Escuridão

Assisti O Fim da Escuridão (2010) de Martin Campbell no Maxprime. Eu tinha uma certa curiosidade de ver esse filme, o eixo é interessante, o desenvolvimento nem tanto, mas é um bom filme. Um pai recebe a visita da filha, o pai é interpretado pelo Mel Gibson. Ele é policial. A filha só conta que é estagiária, mas o pai sabe pouco de sua filha. Quando os dois vão sair de casa, ela é morta à tiros. A polícia acredita que seja alguém que queria se vingar do pai. Eu achei a autópsia bem furada, ela tinha enjoos, o nariz sangrava, eles iam ao médico e ninguém investigou isso, só o tiro. Ele, desolado, vai ver as malas da filha e começa a perceber que talvez ela mesmo que era o alvo e passa a investigar.

Começa então o eixo que é interessante. Mais um filme que fala da indústria de armamentos, do poderia nuclear, de radioatividade. Também várias pessoas estão envolvidas no esquema como a polícia e políticos. É bem forçado o desenvolvimento, há uns furos tolos, como ele só enviar o vídeo da filha pra imprensa tarde demais, mas é um bom filme e levanta uma questão importante. A ambição, a ganância acima dos princípios. A filha é interpretada por Bojana Novakovic. Outros do elenco são:  Ray Winstone, Danny Huston, Shawn Roberts, Caterina Scorsone e Frank Grillo.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 3 de abril de 2012

Festival Osvaldo Lacerda

Fui ao Festival Osvaldo Lacerda promovido pelo Centro de Música Brasileira no Cultura Inglesa da Vila Mariana. Eu não conhecia essa unidade, o espaço para música é bem pequeno. O festival estava lotado, com várias personalidades na plateia. O festival foi em homenagem ao compositor que faria 85 anos no dia 25 de março e faleceu no ano passado. Inicialmente a Orquestra de Cordas Laetare, regida pela Muriel Waldman, interpretou Quarteto nº 1 para cordas de 1952.

Depois Eudóxia de Barros interpretou Saudade de Oruro e Estudo nº 7. E com o Gilson Barbosa no oboé, Variações sobre "Carneirinho, Carneirão" - Oboé e Piano. Por último se apresentaram  Josani  Keunecke (Mezzo-Soprano), Lenine  Santos (Tenor), e Marcelo Pimenta (Piano). Esse trio interpretou várias canções e disseram que são muitas de Osvaldo Lacerda, sempre compostas sob poemas de Manuel Bandeira, Guilherme de Almeida, Cassiano Ricardo, Paulo Bonfim, Castro Alves e Casimiro de Abreu. Também algumas canções foram compostas baseadas em textos do folclore. Os ingressos custavam somente R$ 10,00.



Obras:
Mezzo Soprano: Josani Keunecke
     1.       “Bilhete Àquela Que Ainda Está Por Nascer” (Osvaldo Lacerda/Paulo Bonfim)
2.       “O Menino Doente” (Osvaldo Lacerda/Manuel Bandeira)
3.       “Canção À Toa” (Osvaldo Lacerda/Guilherme De Almeida)
4.       “Ladainha” (Osvaldo Lacerda/Cassiano Ricardo)
Tenor: Lenine Santos 
       5.       Duas Canções: “Menina, Minha Menina”, “Trovas De Amigo” (Osvaldo Lacerda/Texto do Folclore)
6.       “Minha Maria” (Osvaldo Lacerda/Castro Alves)
7.       “A Valsa” (Osvaldo Lacerda/Casimiro de Abreu)
Dueto Mezzo Soprano: Josani Keunecke e Tenor: Lenine Santos
       8.   “Ponto De Mãe Sereia” (Osvaldo Lacerda/Texto do Folclore)

Beijos,
Pedrita

domingo, 1 de abril de 2012

Micmacs

Assisti Micmacs (2009) de Jean-Pierre Jeneut no Max. Descobri esse filme por um acaso, eu olhava o que ia passar nos canais pelo controle remoto, fui ver de quem era esse filme e pronto, escolhido. Adoro esse diretor, amei esse filme. Antes de começar o canal colocou uma matéria com o diretor, elenco, sobre a confecção desse filme. O diretor falou do quanto é detalhista. Micmacs é simplesmente sensacional! Aborda um tema espinhoso, a indústria de armas, com ironia e muita profundidade.

Nosso protagonista teve dois envolvimentos com armas que mudaram radicalmente a sua vida. Ele resolve então se vingar dos dois donos das indústrias de armamentos. Os novos amigos que o acolhem resolvem ajudar. Tudo é genial! Mostra um dos diretores em uma festa fazendo discurso e comemorando os lucros de sua empresa. Imaginar que um dono de uma indústria de armamento se orgulhe de lucros que significam armas é apavorante.  Mas Micmacs debate tantas questões, é tão completo. Esse grupo vive da reciclagem, tudo no plano é de produto reciclado. Fascinante!

Esse diretor gosta de trabalhar sempre com os mesmos atores. Estavam em Micmacs o incrível Dominique Pinon. Nosso protagonista é interpretado pelo ótimo Dany Boom. Outros do elenco igualmente incríveis são: André Dussolier, Julie Ferrier, Omar Sy, Yolande Moreau, Michel Cremadès e Marie-Julie Baup.

Beijos,
Pedrita