sábado, 15 de novembro de 2014

Mundos Opostos

Assisti Mundos Opostos (2012) de Juan Solanas no Telecine Premium. Vi por um acaso, estava começando, a sinopse não me agradou, mas por ser um filme de ficção científica, resolvi assistir. O diretor argentino é também quem escreve o roteiro. É razoável. É um filme romântico sobre duas pessoas que vivem em mundos opostos. Não dá para um se mudar para o outro lado. Além de proibido tecnicamente é impossível.

Quando crianças os dois acabam se conhecendo na floresta. Mas se desencontram. A discussão melhor do filme é sobre o preconceito. Tudo de ruim que acontece no mundo de cima é atribuído ao mundo de baixo. Quem vive no mundo de cima vive melhor, tem melhores condições. No mundo debaixo tudo é sujo, precário e sem condições. Mas a crueldade no mundo de cima também existe. Como em muitas empresas, os mais velhos são descartados só porque ficaram mais velhos. Todos de cima acham que os debaixo são feios. Esse debate ao preconceito é o mais interessante no filme.

Mundos Opostos é um pouco arrastado, tem algumas questões românticas um pouco fracas, algumas teorias científicas não se sustentam. Se alguém debaixo usar pesos para virar ao contrário vai se aquecer, queimar mesmo. Uma vez o rapaz logo queima, mas da outra vez horas depois é que começa a queimar. Adoro a Kirsten Dunst, o personagem não exige muito dela, seu par romântico é interpretado por Jim Sturges. Alguns outros do elenco são: Timothy Spall, Blu Mankuma e James Kidnie

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Odd Thomas

Assisti Odd Thomas (2013) de Stephen Sommers no Telecine Premium. Eu queria um filme para distrair. As críticas na internet não eram boas, mas eu gosto de filmes de fantasminhas, resolvi ver. É um bom filme do gênero, a edição é muito bem feita. A trama é que é meio rocambolesca. Odd Thomas é baseado no livro de Dean Koontz. Apesar do post sombrio, Odd Thomas é um filme muito, mas muito claro.

Odd Thomas vê gente morta. Ele acredita que se os vê é porque precisa ajudá-los. Até que ele vê uns monstros que tem que fingir que não viu e resolve seguir para saber o que vão fazer. Vou falar detalhes do filme: Nesse momento o filme começa a ter um roteiro mais forçado, ele fala o tempo todo que é uma porta para o inferno, mas no fundo é só uma premonição de um grave atentado no shopping, mas não é mundial como fazem parecer. Odd Thomas é interpretado pelo Anton Yelchin e sua namorada por Addison Timlin.

Ainda no elenco: William Dafoe, Nico Tortorella, Kyle McKeever, Gugu Mbatha-Raw, Laurel Harris e Shuler Hensley. Odd Thomas tem um perfil adolescente, mas dá para assistir. No final fica a impressão de ter uma continuação, pode ser, não sei se foi um filme de boa bilheteria e se fez sucesso entre adolescentes. É bem fraquinho pra ter uma continuação, só se agradou muito.

Apesar do trailer ser muito sombrio e quase todo de noite, o filme é muito solar, colorido e quase todo de dia.



Beijos,

Pedrita

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Uma Professora Muito Maluquinha

Assisti Uma Professora Muito Maluquinha (2011) de André Alves Pinto e César Rodrigues no Telecine Touch. Eu tinha um pré-conceito com esse filme. Via que passava no Telecine, mas não assistia. Uma tarde, bem sessão da tarde, resolvi assistir e é uma graça. Muito bem realizado. O roteiro é do Ziraldo. Não li o livro, mas deve ser igualmente engraçadinho. Ziraldo inclusive faz uma simpática participação. Ele aparece como antigo dono do cinema.

Paola Oliveira é a professora muito maluquinha. Ela chegou dos estudos na cidade em que nasceu, uma pequena cidade do interior. E vai lecionar na escola. Linda, alegre e cativante, irrita as professoras mais tradicionais. As crianças que atuam no filme são uma graça: Caio Manhente, Dário Delcarro, Kadu Baptista, Vinícius Moreno, Ana Beatriz Caruncho e Jeniffer de Oliveira.


A professora perdeu a mãe muito cedo e vive com a tia e é criada também pelo tio que é monsenhor. A tia é a ótima Suely Franco e o tio o saudoso Chico Anysio. Volta também para a cidade o jovem padre interpretado por Joaquim Lopes. A melhor amiga é interpretada por Elisa Pinheiro.


Linda e alegre ela cria um alvoroço entre os jovens da cidade interpretados por Max Fercondini, Ricardo Pereira e Rodrigo Pandolfo. Ainda aparece um cigano na cidade interpretado pelo Fernando Alves Pinto. O pai de um garoto é interpretado pelo Michel Bercovitch. Aramis Trindade faz o auxiliar do padre. Uma Professora Muito Maluquinha foi filmada na cidade mineira São João Del Rei. 

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

No Bosque da Noite

Terminei de ler No Bosque da Noite (1936) de Djuna Barnes da Códex. Eu estive no sebo Livraria Acervo Editorial e comentava sobre a belíssima obra de Gertrude Stein, então me apresentaram esse exemplar. Djuna Barnes entrevistou artistas e escritores para artigos para Vanity Fair, Vogue e The New Yorker, então conheceu Gertrude Stein em 1921. Eu gostei demais de No Bosque da Noite. Essa capa é uma foto da autora.

Obra Flores Azuis (1918) de Georgia O´Keeffe

No Bosque da Noite tem um estilo poético, entrecortado, ácido e dramático. As histórias se entrelaçam ou não, são pinceladas onde duas mulheres aparecem com mais freqüência, Robin e Nora, esta conta sobre o seu relacionamento e o fim dele. O prefácio é de T. S. Eliot, perfeito um poeta falar de uma obra escrita de forma poética. Não são poemas, mas trazem um encadeamento poético belíssimo. É uma obra muito triste que fala muito sobre a condição da mulher, do não desejo de ser mãe, de traição. Gostei muito!

Beijos,
Pedrita

domingo, 9 de novembro de 2014

Linhas, Trançados e Cores: no Reino de Gilvan Samico

Fui a exposição Linhas, Trançados e Cores: no Reino de Gilvan Samico na Caixa Cultural da Sé. Uma belíssima mostra com 39 xilogravuras e 5 estudos desse artista recifense. A curadoria é de Renata Pimentel. Gilvan Samico estudou xilogravura com Lívio Abramo.

É uma linda exposição, ver as obras ao vivo é muito impactante. A mostra é gratuita e vai até 30 de novembro.

Beijos,
Pedrita