sábado, 8 de outubro de 2011

Bellamy

Assisti Bellamy (2009) de Claude Chabrol no Max. Eu achei que já tinha visto esse filme e quando fui pesquisar no meu blog descobri que não. Acho que eu devo ter me programado pra ver alguma vez mas não consegui. Eu adoro esse diretor e Bellamy é bem triste, incomoda. Eu adoro o Gerárd Depardieu que interpreta o Bellamy. Ele é um inspetor que está confortavelmente de férias com a mulher em uma casa que ela viveu a sua infância. Eles são um casal carinhoso, ardoroso,  namoram bastante.Um homem está sempre rondando a casa, mas nunca tem coragem de falar com eles. As cenas são engraçadas. Ele acaba criando coragem, Bellamy fica curioso e começa a investigar.

Surge então o irmão de Bellamy, outra pessoa para tumultuar a vida desse casal. O desconforto só aumenta. A mulher do Bellamy é interpretada por Marie Bunel. Outros do elenco são Jacques Gamblin, Vahina Giocante e Clovis Cornillac.

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Transtorno

Assisti Transtorno de Macaue no Portal do Curta. Esse curta mostra um homem perturbado, inicialmente um texto fala do transtorno. Entre imagens coloridas e em branco e preto nosso protagonista vai se transformando, transtornando com questões aparentemente banais do cotidiano dele. Esse é o primeiro curta de Macaue onde ele mesmo interpreta esse homem transtornado. Esse curta está disponível no Portal do Curta.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Grandes Poetas, Grandes Canções - Mário de Andrade

Assisti ao recital Grandes Poetas, Grandes Canções - Mário de Andrade na Biblioteca Mário de Andrade. Esse foi o primeiro recital dessa série. Se apresentaram os cantores Adélia Issa e Lenine Santos, o violonista Edelton Gloeden, a pianista Rosana Civile e a violinista Eliane Tokeshi. Todos ótimos, só não conhecia a violinista Eliane Tokeshi e gostei muito dela. Esse repertório traz composições de textos de Mário de Andrade. Os compositores são Edmundo Villani-Côrtes, Camargo Guarnieri, Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone. Eunice Katunda, Luciano Gallet e Lorenzo Fernandez. Algumas composições vinham do texto de Macunaíma.
foto de Gal Oppido



Gostei de ouvir Quando eu Morrer de Villani-Côrtes na bela voz de Lenine Santos (foto de Kriz Knac), eu tinha ouvido essa canção declamada pelo próprio compositor, não conhecia a música da letra. E linda e difícil a obra Iára, Suite para Voz e Violino.  No início teve uma palestra da Flávia Toni, ela falou do lado musical de Mário de Andrade que eu não conhecia. Colocou em um telão inclusive duas pinturas feitas na casa de Mário de Andrade com grupos e nas duas ao piano. Mário de Andrade estudou no Conservatório Dramático Musical. As próximas apresentações acontecem todo sábado de outubro e são gratuitas.


CAMARGO GUARNIERI  - Sái-Aruê
          (1907-1993)                - Mandú Sarará


OSCAR LORENZO FERNANDEZ  - Toada pra Você
            (1897-1948)


EDMUNDO VILLANI-CÔRTES  - Rua Aurora 
                (1930)                              - Quando eu morrer 


FRANCISCO MIGNONE  -  Rudá, Rudá !                           
        (1897- 1986)              - Cantiga do Ai    


CAMARGO GUARNIERI  -  Antianti é Tapejara    
                                              - Lembranças do Losango Cáqui

                        


HEITOR VILLA-LOBOS - Viola quebrada 

       (1887-1959)           




 EUNICE KATUNDA  - Moda da Solidão-Solitude
      (1915-1991)


LUCIANO GALLET - Toada do Pai do Mato
       (1893-1931)


HEITOR VILLA-LOBOS - Iára                                                   
                                        - Suite para voz e violino
                                               - A menina e a canção
                                               - Quero ser alegre
                                               - Sertaneja


Os vídeos são de outro repertório e outros projetos.
 

Beijos
Pedrita

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Rim de Napoleão

Assisti O Rim de Napoleão (2009) de Fernando Coimbra. Esse curta fala de dois amigos que sempre disputaram a vida toda. Começaram na juventude e agora em uma casa onde moram eles jogam bocha. É bem bacana e com dois atores que gosto muito: Abraão Farc e Luiz Serra.

Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Diário de Olivier - Café da Manhã

Assisti ao programa Diário de Olivier - Café da Manhã no Canal Viva. Eu e minha mãe gostamos muito desse programa. Eu gosto muito que além de fazer pratos, o Olivier faz entrevistas em vários lugares do Brasil para conhecer os nossos costumes e a nossa diversidade. Nesse ele foi conhecer como é o café da manhã em vários lugares do Brasil. Desde o café da manhã dos tropeiros no Rio Grande do Sul, só de café preto. Ele estranhou que eles aguentassem só com um café preto e confesso que eu também. Ele foi em uma feira em Belém onde servem de tudo, açaí, peixe, canjica com canela. E ainda mostrou ele tomando outros dois cafés, um em uma fazenda onde ele experimentou um bolo feito com o soro da manteiga. Na fazenda eles fazem a própria manteiga e o soro é usado para fazer bolo. Em Minas Gerais ele foi a um hotel tradicional, na suíte presidencial e tomou um café por lá. Sempre são geniais os programas que estreiam na GNT e fico feliz que o Canal Viva os reprise. Esse é o episódio 12, bem no começo. Nos atuais o Olivier está grisalho.



Beijos,
Pedrita

domingo, 2 de outubro de 2011

Rua do Bobos

Assisti Rua dos Bobos (2009) de Julia Martins no Canal Brasil. Procurava nos sites dos canais de filmes sem intervalos algo pra ver e gostei desse nome. Fui ver sem saber quase nada e aconselho que façam o mesmo. Rua dos Bobos tem 40 minutos, ótimos 40 minutos.

Eu adoro a Mariana Lima. Ela quer se mudar do seu apartamento. A vista era linda, começaram a construir um prédio ao lado e ia perder tudo, sol, vista. Vocês não imaginam como tenho esse receio e soube ontem que um amigo passa por isso. Ela começa a procurar outro apartamento pra morar. Daí só assistindo e vendo a genialidade desse filme que é ficção fantástica. Eu adoro os outros atores que também estão no filme: Nilton Bicudo e Fernando Caruso.

Beijos,
Pedrita