sábado, 3 de novembro de 2007

Vila Sésamo

Assisti Vila Sésamo (2007) na TV Cultura. Fiquei muito feliz que a TV Cultura criou um novo programa infantil, andava meio cansada de ver que essa TV vivia de reprises infinitas. De alguns ótimos programas, mas tudo requentado, anos a fio, sem nada de novo. E está muito lindo e ágil o novo Vila Sésamo. Esses aí da foto são os fofos Garibaldi e a Bel, eu amei a Bel. Pena que como tudo na TV Cultura é mais ou menos, não há um site do Vila Sésamo para as crianças interagirem. Nem informações. Só um texto grande dizendo o que é, bem pra adulto, uma foto minúscula. Não fala dos quadros, não ilustra. Se não fosse um site da Uol não conseguiria nada pra falar aqui.


E Vila Sésamo tem vários quadros interativos, que falam de computador, seria interessante um site com jogos, brincadeiras. E com os bonecos. Eu amo O Mundo de Elmo. Ele é demais. Adoro o computador que passa sempre correndo por ele avisando de email, mas ele não consegue pará-lo para ler. Só achei a dicção do boneco difícil de entender em alguns momentos. Isso acontece com outros bonecos também. Eu amo o Elmo e seu peixinho, a Doroth, se escreve assim porque o Elmo me ensinou como escreve o nome do seu peixinho.



Mas eu amo mesmo é o Ênio e o Beto. O Ênio é todo pró-ativo, adora brincar e quer sempre que o Beto participe. O Beto já é na dele, gosta de ler, ficar mais quieto. Mas o Ênio não descansa, divertidíssimo. Parecem mesmo eu e minha irmã. Eu não largava do pé dela pra brincar e ela querendo coisas mais tranquilas. E o Ênio e o Beto são muito fofos.

Há vários outros quadros, com volta ao mundo, mostrando outras culturas, pelo Brasil afora com famílias de outros estados e o que as crianças gostam de fazer, e são as crianças mesmo que contam o que gostam de fazer nas suas cidades. Eu já vi uns três episódios e dei muita, mas muita risada, já estou sabendo cantar umas musiquinhas. Ah, e minha gata também adora os bonecos, nos divertimos muito! Vila Sésamo passa de segunda a sexta-feira, às 8h30 e 14h, e aos sábados, às 14h, tem uma hora de duração e é pra criança bem pequena. É muito divertido! Amei!


Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A Dama da Água

Assiti A Dama da Água (2006) de M. Night Shyamalan no HBO. Continuando a minha sessão pipoca do fim de semana, assisti A Dama da Água. Eu me lembro de ter visto o trailer no cinema e de ter caído na risada. Sim, é engraçado. O pior é que querem falar sério. O 007 comentou que, dos filmes ruins do M. Night Shyamalan, esse é o melhorzinho. Não sei, o filme é tão tolinho.

Me lembrou Rios Vermelhos que comentei aqui. Tenta parecer que é mais profundo, mas fica na superfície. Há uma fábula no início de que os seres humanos da água em uma época falavam com os da terra. E que só voltariam se fosse por algo importante. Mas o filme A Dama da Água existe pra ajudar a mocinha, eternamente nua, a voltar ao seu lugar de origem. Então criam charadas patéticas e mirabolantes pra conseguir no último instante enviá-la e aí? É como Rios Vermelhos. Bom, aí o filme acaba e que importa o mundo? Sendo que o discurso de salvar o mundo se passa no filme todo. Enfim, uma grande bobagem. E os textos de auto-ajuda eram de amargar. Como o roteiro é raso e desinformado.

Os protagonistas estão patéticos, são eles Paul Giamatti e Bryce Dallas Howard. A coitada passa o filme inteiro pelada. Nós não vemos nada, mas é tão tolinho. Porque não deram ao menos uma maiô pra ela ficar no chuveiro? E as cenas de todos do lado de fora falando com ela dentro do box do chuveiro são ridículas. E tadinha, ela é tão bonitinha. Há outros no elenco, mas acho que os dois já se bastam. Ainda bem que a A Dama da Água ganhou 2 Framboesas de Ouro, de Pior Diretor e Pior Ator Coadjuvante (M. Night Shyamalan), merecidíssimos!!!



Beijos,
Pedrita

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Memórias de uma Gueixa

Assisti Memórias de uma Gueixa (2005) de Rob Marshall no Telecine Premium. O 007 adora a estética desse filme e insistia muito que eu visse. Realmente visualmente é belíssimo, embora os maravilhosos de Zhang Yimou coloquem esse no chinelo. O Diretor de Fotografia é Dion Beebe, o Diretor de Arte, Patrick M. Sullivan Jr. e Tomas Voth e os figurinos maravilhosos são de Colleen Atwood. Memórias de uma Gueixa é muito romanceado, melodramático, com uma visão muito ocidental. Não gostei nem um pouco do roteiro baseado no livro de Arthur Golden. O filme todo é pra justificar o amor no estilo romântico da protagonista e um desconhecido que ela conhece na infância.


Vou falar detalhes do filme. E o roteiro tem uns erros tolos. Se foi o amado dela que conseguiu uma protetora para prepará-la para ele, porque ele, quando ela ficou pronta, não arrumou um jeito de tê-la para sempre? Claro que não, precisavam enrolar mais o filme porque o tempo era curto ainda. Outra solução infantil é mantê-la praticamente virgem. Assim que ela tem a sua primeira noite, a guerra explode e ela vai para um campo trabalhar com profissionais do tecido. Chega a ser tolo a forma como a mantém pouco usada.

O elenco é excelente. Com grandes atores orientais. A nossa bela Gueixa é interpretada pela maravilhosa Zhang Ziyi. Outra incrível que está no elenco é a belíssima e talentosa Gong Li. Gosto muito também do ator que fez o apaixonado por nossa Gueixa, Ken Watanabe. Memórias de uma Gueixa ganhou 3 Oscars: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Figurino, Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora e 3 prêmios no BAFTA, Melhor Figurino, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora. Desses prêmios, só trilha sonora que não achei tão diferenciada assim.


Beijos,


Pedrita

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Redentor

Assisti Redentor (2004) de Cláudio Torres no Canal Brasil. Eu tinha uma idéia muito diferente desse filme. Como o acusam de ser muito comercial e ser uma comédia, eu achava que era um filme leve, bobo, colorido e superficial. Encontrei um filme denso, escuro, dramático e surreal. Redentor é um bom filme, o que tem de melhor é o roteiro de Elena Soárez, Fernanda Torres e Cláudio Torres.


A trama é bastante complexa. Fala muito de corrupção. Nosso protagonista interpretado por Pedro Cardoso é inimigo do personagem do Miguel Fallabella, que é um ricaço, às custas do povo, e seu pai acaba de morrer, eles estão cheios de dívidas e precisam dar o grande golpe. A família do personagem do Pedro Cardoso vive em dificuldades. Eles passaram a vida pagando por um belo apartamento do pai do Miguel Fallabella que nunca puderam ocupar. Esses apartamentos nunca ficavam prontos e começavam outro empreendimento milionário. Os pedreiros que construíram o prédio inacabado resolvem invadir. Todos são vítimas desses corruptos, todos estão na mais absoluta miséria. É um filme trágico sobre essa corrupção desenfreada. O humor é muitas vezes negro.


O elenco é enorme. Ainda entre os principais estão: Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Camila Pitanga e Stênio Garcia. Depois uma lista interminável, alguns são: Enrique Diaz, Mauro Mendonça, Tony Tornado, Paulo Goulart, Tonico Pereira, José Wilker e Lúcio Mauro. Redentor ganhou Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Diretor.


Beijos,

Pedrita


domingo, 28 de outubro de 2007

Casas do Brasil

Fui na exposição Casas do Brasil no Museu da Casa Brasileira. Sim, há outra mostra no museu. É a continuação de reflexões realizadas anteriormente sobre o morar brasileiro. Essa imagem que coloquei mostra o sonho de comprar um apartamento através daqueles encartes que recebemos. A curadoria é de Eder Chiodetto.

Também há várias instalações que mostram objetos em marcenaria de casas brasileiras, há uma instalação com um fusca na frente de uma casa. É bem interessante. Essa mostra vai até 25 de novembro.
Beijos,

Pedrita