sábado, 5 de novembro de 2022

Ewa Poblocka

Fui ao encerramento do Festival Chopin com o concerto de Ewa Poblocka no Theatro Municipal de São Paulo. Essa pianista polonesa é considerada a Embaixadora da música de Chopin. Foi muito lindo!

Foto do Chopin Frost Festival

Ela é muito linda, talentosa, simpática e amei esse casaco. Bela escolha das obras de Chopin. Ela toca divinamente. Já estou com saudade do evento.

Foto de Isadora Vitti

Programa:

F. Chopin – (1810–1849) 

Duas Polonaises, Op.40

No 2 em Dó maior

No. 1 em Lá maior - ("Militar")

2 Noturnos Op27

Dó sustenido menor

Ré bemol maior 

Scherzo No 1 em si menor Op.20

Impromptu em Lá bemol maior, Opus 29

Balada No. 3 em Lá bemol maior, Op 47

Três Mazurcas Op 59

Lá menor

Lá bemol maior

Fá-sustenido menor

Polonaise em Fá sustenido Op.49

Beijos
Pedrita

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Anna Karenina

Assisti Anna Karenina (2012) de Joe Wright na Netflix. Eu tinha lido a obra de Leon Tolstoi há muitos anos e amado. A maravilhosa Keira Knightley que interpreta magistralmente Anna Karenina. Os cartazes são lindos!

É deslumbrante a direção de arte dessa adaptação. Escolheram uma versão mais teatral, mas mesmo assim com escolhas surpreendentes. As ruas da cidade são os bastidores do teatro. Tudo é diferente e impactante. Os figurinos de Jacqueline Durran são lindíssimos e ganharam o Oscar. 
Anna Karenina é nobre, casada e com um filho, mas ela apaixona-se por um jovem oficial. As cenas de dança são igualmente lindas. O elenco impressiona também. O marido é interpretado por Jude Law, o amante por Aaron Taylor-Johnson.

A personagem de Alicia Vikander que perde o noivo para Karenina. Ela acaba casando-se com outro homem interpretado por Domhall Gleeson. Mas o elenco continua: Matthew Macfadyen, Kelly Macdonald, Ruth Wilson e Bryan Hands.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 1 de novembro de 2022

JJ Li Bui

Fui ao recital de JJ Li Bui do Festival Chopin no Teatro B32. Que maravilha! Era o participante mais jovem do evento, 17 anos, que talento. O canadense foi o 6º lugar no Concurso Chopin de Varsóvia. Seu primeiro prêmio internacional foi com 15 anos, no prêmio americano Van Cliburn. Ele é aluno de Dang Thai Son, o primeiro pianista a se apresentar no festival este ano..

Fotos Isadora Vitti
 

Chopin é demais e ele escolheu obras que me emocionaram muito, que gosto muito.

F. Chopin (1810-1849)

Polonaise-Fantaisie, Op. 61

Balada No 1  em sol menor Op.23

Prelúdios Opus 28:

No. 1: Dó maior

No. 2: Lá menor

No. 3: Sol maior

No. 4: Mi menor

No. 5: Ré maior

No. 6: Si menor

No. 7: Lá maior

No. 8: Fá sustenido menor

No. 9: Mi maior

No. 10: Dó sustenido menor

No. 11: Si maior 

No. 12: Sol sustenido menor

No. 13: Fá sustenido maior

No. 14: Mi bemol menor

No. 15: Ré bemol maior ("Raindrop")

No. 16: Si bemol menor

No.17: Lá bemol maior

No.18: Fá menor

No. 19: Mi bemol maior

No. 20: Dó menor

 No.21: Si bemol maior

No. 22: Sol menor

No. 23: Fá maior

No. 24: Ré menor

E para a noite ficar mais mágica ainda foi no recém inaugurado Teatro B32, em 2021. O local é de uma beleza aterradora. Com pé direito alto e todo de vidro, vemos ao fundo a avenida Faria Lima enquanto o concerto acontecia. 

Moderno, funcional, boa visualização, fiquei estarrecida. Já tinha ouvido muitos elogios, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ir. 

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Doutor Gama

Assisti Doutor Gama (2021) de Jeferson De na Globoplay. Eu ansiava em ver esse filme, assim que assinei a Globoplay foi o que primeiro procurei. Eu acompanhava a confecção desde as gravações, quando saíram as primeiras fotos. Que filme! Eu tinha lido uma biografia O Advogado e o Imperador.
 

Jeferson De é um dos grandes diretores da atualidade e ele é cirúrgico em Doutor Gama. Que edição inteligente, que escolhas geniais. O roteiro é de Luiz Antônio. Fala muito do que precisa ser dito, sem ser didático ou panfletário. Como o filme precisa falar da vida de um homem, seria necessário escolher alguns momentos e a edição foi brilhante. Luiz Gama era livre, vivia com a sua mãe que precisa partir e fica com seu pai branco que o vende. O filme mostra esse processo e no livro detalha mais. Quando Luiz Gama nasceu já existia a Lei do Ventre Livre, aquelas leis sucessivas que o Brasil criou para "inglês ver" que na prática não funcionava. A igreja ajudava a forjar os nascimentos das crianças, para que fossem antes da Lei do Ventre Livre, isso mesmo, a igreja. E o pai de Luiz Gama faz isso na igreja e vende o garoto. Pedro Guilherme arrasa como Luiz Gama criança. Eu adoro esse ator que tinha nos emocionado em Amor de Mãe. Ele segue da Bahia ao Rio de Janeiro para ser vendido. Lindo como é acolhido no navio pelos escravizados, um é o grande Romeu Evaristo que tem um personagem fundamental na trama.
Angelo Fernandes, que está ótimo, interpreta Luiz Gama adolescente. O filho do patrão (Johnny Massaro) ensina ele a ler, ele passa a ter acesso a livros de direito e começa a entender o que pode fazer por ele e pelos escravizados. Simbólica e emocionante a cena que ele consegue pela lei finalmente voltar a liberdade e vai embora da fazenda. Teka Romualdo contracena com ele esse momento. Muito linda a atriz que interpreta a futura esposa de Gama, Samira Carvalho, depois é a ótima Mariana Nunes. Zezé Motta interpreta sua mãe. O patrão é Nelson Baskeville  e a esposa a Paula Picarelli. 
Muito inteligente como colocam a luta dos negros no filme. Em alguns diálogos e momentos, Luiz Gama diz que ele escolheu as leis pra lutar pelos negros, já os personagens de Dani Ornellas e Alan Rocha, a luta. É sutil e pontual.
O incrível César Mello faz Luiz Gama adulto, que ator, que escolhas brilhantes de texto para ele. Luiz Gama torna-se um grande advogado, não pela universidade que não o aceitou, mas por uma brecha na época que permitia que assistentes advogassem por quem ninguém queria defender. Com a lei, Luiz Gama libertou mais de 500 escravos. Esses dados aparecem em texto ao final do filme.
Escolhem um tribunal para finalizar o filme. Apesar de óbvio, porque foi onde Luiz Gama passava a maior parte do tempo, escolheram um caso onde ele poderia mostrar todos os absurdos da escravidão. E com os textos do advogado escravocrata mostraram muitos dos absurdos do pensamento de superioridade racial. Erom Cordeiro arrasa. Os discursos horrendos arrepiam por lembrar mais do que gostaríamos os momentos atuais. Sidney Santiago é o escravizado julgado. O elenco maravilhoso só continua. Agyei Augusto, a criança encantadora de Todos os Mortos é filho de Luiz Gama. Alguns outros do elenco são Clara Choveaux, Higor Campagnaro, Joca Andreazza, Daniel Rocha e Fernanda Ross. Isabel Zuáá é a mãe de Luiz. Linda demais a cena da aparição sobrenatural no julgamento. Fui às lágrimas.
Beijos,
Pedrita