sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Reis e Ratos

Assisti no cinema Reis e Ratos (2012) de Mauro Lima no Projeta Brasil 2012, no Shopping Metrô Santa Cruz. Esse foi o segundo da minha maratona. Eu tinha ido com minha mãe no Shopping Vila Olímpia e o moço da bilheteria disse que a cópia não tinha vindo, não queríamos ver nenhum outro, fomos embora. Espero que não tenha sido mentira e tiraram o filme por algum outro motivo. Finalmente então, meses depois, consegui ver. É genial! Reparem como o Rodrigo Santoro está irreconhecível.

A trama, ambientada na década de 60, toda é atrapalhada, confusa e engraçada. Todos são uns paspalhões. Selton Mello é um americano. É uma trama de espionagem. O Cauã Reymond é gay e interpreta um locutor de rádio que incorpora alguém, nem ele mesmo sabe que recebe alguém, e esse que fala por ele sempre delata antes os planos atrapalhados dos espiões. É muito engraçado e ele está ótimo. Todos estão. 

A bela cantora é interpretada pela ótima Rafaela Mandelli. Protagonizam ainda Otávio Müller, Kiko Mascarenhas, Bel Kutner e Paula Bulamarqui. Fazem participações: Seu Jorge, Orã Figueiredo, Oberdan Júnior, Daniel Alvim, Marcelo Adnet e Gregório Duvivier. A edição é ótima. Há cenas preto e branco, coloridas, tudo entrecortado, o estilo para contar as histórias é ótimo. Os figurinos e a reconstituição de época são impecáveis. Me diverti muito!
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Corações Sujos

Assisti no cinema Corações Sujos (2012) de Vicente Amorim no Projeta Brasil 2012. Eu aguardava ansiosamente esse projeto do Cinemark. Tinha perdido e esse outros filmes brasileiros. Corações Sujos só estava em duas sessões no Shopping Metrô Santa Cruz, então programei os outros no mesmo lugar. Os ingressos do Projeta Brasil custam R$ 3,00, deve ser isso o grande sucesso e excesso de gente. Também foi a primeira vez que fui em um cinema mais populoso. As filas davam voltas, o sistema não suportava tanta gente. Os ingressos só podiam ser comprados um a um, tive que pagar um por um, o que atrasou a fila também. Muitos reclamavam que esse ano não foi possível comprar antecipadamente, eu mesmo comprei no ano passado antecipadamente. No ano passado uma moça na sessão que eu estava comentou que tinha visto um antes e ia ainda ver outro. Resolvi esse ano ver vários então vocês vão acompanhar a Maratona Projeta Brasil 2012 que aproveite esse ano.

Corações Sujos é impecável! Eu gostei muito do livro de Fernando Morais e queria muito ver o filme. Vi uma matéria onde falaram que tiveram que escolher o elenco no Japão daqui do Brasil pelo Skype. Os atores estão excelentes, o filme é praticamente todo em japonês com legendas. Todo o elenco é japonês a maior parte do tempo com poucas participações de atores brasileiros. A complexidade da história foi muito bem editada e contada no filme. Começa com o personagem do André Frateschi que está excelente como o policial que desonra a bandeira japonesa. Eduardo Moscovis é o policial. O protagonista está incrível e é interpretado pelo Tsuyoshi Ihara. Eiji Okuda faz o Coronel Watanabe. 

Lindas e talentosas as atrizes e as crianças: Takako Tokiwa, Celine Fukumoto e Kimiko Yo. Corações Sujos é muito violento, difícil de assistir. A produção do filme é impecável, ótimos figurinos, tudo muito exato, uma reconstituição de época impecável! Belíssima trilha sonora!
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Um Lugar Qualquer

Assisti Um Lugar Qualquer (2010) de Sofia Coppola no Telecine Cult. Gostei muito! Adoro os filmes dessa diretora. No início o estilo de filmagem causa estranhamento, é uma monotonia, aos poucos vamos compreendendo a vida fútil e vazia de nosso protagonista. Em regra, ele tem tudo o que muitos desejam, muito dinheiro, muita fama, um carro potente,  belas mulheres a qualquer momento. Ele é uma astro do cinema, mas a vida dele é um tédio. Vive sempre em hotéis, bebe e fuma demais, festas, mulheres belas e variadas.

O estilo de filmagem nos passa exatamente esse tédio. Ele está tão cansado de tudo, que dorme até mesmo quando chama duas moças para dançar pra ele. Ele tem uma filha de 11 anos que vê de vez em quando, mas não se interessa por nada da vida dela. Até que a mãe da menina resolve viajar e ela precisa ficar com ele naquela vida caótica. A relação dos dois vai se construindo, quase não vemos mais ele bebendo ou fumando, eles começam a aproveitar o dia, ele passa a dormir à noite. Um Lugar Qualquer é um filme muito delicado e bonito. Sofia Coppola entende muto desse assunto e é com essa compreessão que cria esse belo filme. Ele é interpretado brilhantemente por  Stephen Dorff. A menina é a bela Ellen Fanning. Alguns outros do elenco são: Chris Pontius, Michelle Monaghan e Erin Wasson.  A trilha sonora é linda!

Beijos,
Pedrita