sábado, 8 de agosto de 2009

Sherlock Homes e a Arma Secreta

Assisti Sherlock Homes e a Arma Secreta (1943) de Roy William Neil no Telecine Cult. Assisti a versão colorizada que não é a minha preferência, preferia ter visto o original. Pelo menos no youtube consegui ver trechos no original preto e branco, muito melhor. Esse filme é da época que alguns achavam que quem fazia uma bomba era um herói desde que não caísse nas mãos "erradas". Eu nunca acreditei que uma bomba salva alguém. Claro, é na Segunda Guerra Mundial e o vilão é Hitler, mas quem ia na linha de frente eram homens e não ele. Também é um filme com teor nacionalista. Os heróis da lei contra os alemães de Hitler.
Mas nosso Sherlock Homes é sempre ótimo. Apesar do filme ser de 1943, as maquiagens são ótimas. E ele se disfarça em vários. Um físico tem a fórmula de uma bomba e está sendo perseguido pelos alemães. O Sherlock Homes tenta protegê-lo. Adorei o cabelo do Sherlock Homes. Ou ele penteia daquele jeito porque está ficando calvo ou porque tem alguma cicatriz de alguma plástica que não imagino como eram em 1943. O Sherlock Homes é interpretado pelo Basil Rathbone, o Watson por Nigel Bruce. Os outros do elenco são: William Post Jr., Kaaren Verne, Lionel Atwill e Dennis Hoey.

Youtube: Sherlock Holmes and the Secret Weapon Trailer (1943)



Beijos,

Pedrita

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Grandes Vozes

Assisti ao recital Grandes Vozes com a soprano argentina Laura Rizzo e o barítono brasileiro Rodrigo Esteves no Theatro São Pedro. Foi um belíssimo recital! E de graça! O teatro estava cheio. Gosto demais do Rodrigo Esteves, é um grande e talentoso barítono. Muito simpática a Laura Rizzo, não tinha visto ainda essa soprano no palco, apesar dela já ter se apresentado no Brasil outras vezes. O repertório foi muito bonito: De Ch. Gounod "Avant de quitter ces lieux " ópera Fausto, solista: Rodrigos Esteves e "Je veux vivre" ópera Romeu e Julieta, solista: Laura Rizzo. De G. Verdi, "O Carlo ascolta " ópera Don Carlo, solista: Rodrigo Esteves. Da ópera Lucia di Lammermoor de G. Donizetti, "Regnava nel silenzio" , solista: Laura Rizzo e " Appressati Lucia ....se tradirmi tu potrai ", solistas: Laura Rizzo e Rodrigo Esteves. De G. Verdi, "Credo" ópera Otello, solista: Rodrigo Esteves. G. Verdi, "Caro nome" ópera Rigoletto, solista: Laura Rizzo. F. Alonso, romanza de Antonio zarzuela Cayetana, La Rumbosa, solista: Rodrigo Esteves. De F. Barbiere, la canción de la Paloma zarzuela Barberillo de Lavapiés, solista: Laura Rizzo e No seas tirana, zarzuela Barberillo de Lavapiés, solistas: Laura Rizzo e Rodrigo Esteves

Youtube: O Carlo Ascolta com Rodrigo Esteves



Bejios,
Pedrita

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Promessas de Amor

Assisti Promessas de Amor de Tiago Santiago na TV Record. Eu sempre gostei dessa novela e das suas inovações. Recente-mente é uma das novelas que mais inova e mais ousou. Essa foi a terceira da série. Falei aqui de Caminhos do Coração, a primeira é a que mais segui. Depois veio Os Mutantes. E a última foi essa. A intenção e a orientação é que o autor não falasse mais dos mutantes. Então o autor criou uma proibição federal e caça aos mutantes, então eles passaram a esconder os seus poderes. Vi só o primeiro capítulo, talvez mais algum, achei muito melada e chata e parei de ver. Pelo jeito não fui só eu e orientaram que os mutantes voltassem. Até remodelaram o nome e passou a se chamar Promessas de Amor -Os Mutantes. O ibope voltou a subir e eu voltei a assistir. Voltei a me divertir. Como essa novela é engraçada. Eu achei que o Tiago Santiago fosse retornar aos poucos com os mutantes, mas ele sempre surpreende então foi uma enxurrada de novas mutações genéticas. Atores que tinham sido escalados pra ser sem mutações começaram a apresentar poderes especiais. Surgiram então Ogros, novamente os dinossauros, mas agora eram vários, muitos vampiros que voavam, moça que faz neve e tempestade, os mutantes que já existiram justificaram que conhecendo os poderes e evoluindo-os surgiam novas mutações, homem que soltava teias nas mãos, mulher rã e muitos outros.
Adorei que o casal final foi a Nati e o Valente. Eles já vinham de Os Mutantes e era uma das histórias que mais gostava. O Valente é o viajante do futuro que veio em uma missão de salvar as crianças da profecia. Ele se apaixona pela policial da Depecom. Eu adoro essa atriz, a Maitê Piragybe, gostei muito do trabalho dela em Cidadão Brasileiro e gostei dela ter bastante
destaque em Os Mutantes. Embora os dois não fossem o casal principal, eles agradavam bem mais que os escolhidos para essa versão. Gostava da ideia de trazer um outro
homem do futuro pra destruir o Valente. chegou na praia então, como veio ao mundo, mais lindo do que nunca o personagem do Raphael Colomeni. Também gosto muito da atriz que fazia neve e estreou nessa última versão.

Tinham casais que sempre me faziam ver a
novela. Eu não seguia direta-mente, e acho que o autor sabia que o público dessa novela era mais flutuante, ainda mais que atraía jovens que em geral fazem várias coisas ao mesmo tempo. Assistem a televisão, navegam na internet, zapeiam muito com o controle remoto. Então no início do capítulo sempre passava um resumo do dia anterior. E algumas histórias levavam semanas para acontecer. Um casal que adorava era a Gór e o Metamorfo. Achei lindo que o Tiago Santiago fez os dois terem um filho no final. Eles eram da Liga do Mal, mas a Gór só era uma mulher que tinha sofrido muito, vivido sem amor e que ficou amarga. O autor fez os dois encontrarem o amor, texto recorrente em Promessas de Amor e ficarem bonzinhos. Eu adoro essa atriz, a Julianne Trevisol, desde Paixões Proibidas, ela é muito talentosa. Ele era interpretado pelo Sacha Bali. Gostava muito também o elenco e os casaias que formaram pra recriar o reino de Agarta, liderado pelo personagem do Elcio Monteze.


Nessa última apareceram vários atores que gosto muito. Criaram um colégio como X-Men, mas os Mutantes ficavam escondidos. Eu gostei muito da ideia do colégio, já que há muitos atores adolescentes e crianças talentosas em Os Mutantes. Eram outras cenas que gostava de ver. Surgiram então muitos atores que admiro. Françoise de Furton fazia duas irmãs gêmeas. Uma amante do diretor da escola e uma advogada homossexual. Uma era a amante do diretor da escola e outrauma advogada homossexual. Paulo Figueiredo era o amante e a mulher dele outra atriz talentosa e linda, Sylvia Bandeira. Luciano Szafir e Renata Dominguez faziam par romântico, apesar deles serem o casal principal, era um núcleo que não me agradava. Outros novos no elenco foram: Léo Rosa, Adriano Reys, Nathalia Lima Verde, Bianca Castanho, Carla Diaz, Celson Bernini e Gorete Milagres. No final apareceram outros atores fazendo participações como a Darlene Glória, o retorno pela terceira vez do Walmor Chagas como o Reptiliano Chefe. Outros atores que gosto e estavam também nas versões anteriores são: Juan Alba, Patrícia de Jesus, Mário Frias, Sérgio Malheiros, Pedro Malta, Juliana Xavier, Giselle Policarpo, Lígia Fagundes e Rocco Pitanga.


Algo que gosto muito nas novelas da TV Record é que não há uma divisão clara entre raças e sexo. Em outras emissoras, quando há atores negros, muitas vezes são para falar das raças ou ficam no elenco de apoio, sem história própria e par romântico. Na TV Record os atores não são separados dessa forma. Conforme a
afinidade entre um grupo o autor forma os casais, principalmente o Tiago Santiago. Me surpreendi bastante no final, onde o personagem do Felipe Folgosi não fica o diretor da Depecom. O autor coloca ele como o Secretário da Segurança e uma policial mulher e negra que assume a Depecom, interpretada pela Roberta Valente. Seria muito bom que na realidade acontecesse o mesmo, onde mulheres competentes assumissem cargos importantes. E que bom que uma novela mostra essa possibilidade e não separa raças, sexo e idade. Eu gostava também da rotatividade do elenco. Se algum mutante não agradava, com o excesso de confrontos, ele desaparecia. Se agradava ficava na novela. Ou até mesmo se o ator não podia assumir compromissos por muito tempo.
Assim o autor deu oportunidade pra muitos atores novos na profissão. Vou colocar no youtube o final do último capítulo.

Youtube: Promessas de Amor - 03/08/09 (5/5)





Beijos,
Pedrita

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Primo Basílio

Assisti Primo Basílio (2007) de Daniel Filho no Cinemax. Queria bastante ver esse filme mas tinha receio. Eu tinha amado a minissérie que é desse mesmo diretor, mas estava com receio dessa adaptação para o cinema, já que o diretor a ambientou nos anos 50. Gostei bastante, bem mais do que esperava. Claro, não é tão sutil e detalhado como a minissérie, até mesmo pela redução de tempo, mas o elenco é muito bom, a fotografia de Nonato Estrela é lindíssima, os figurinos de Marília Carneiro são belíssimos. A Débora Falabella está excelente. O primo é interpretado muito bem pelo Fábio Assunção, que faz o homem canalha e o Reynaldo Gianechini está excelente como o marido dedicado.

A empregada que inferniza a vida da sua patroa é interpretada pela incrível Gloria Pires. Enfeiaram muito a empregada. E a produção é impecável. A patroa dá uma roupa para empregada, mas a Débora Fallabela é miúda e a Gloria Pires está aumentada, está grande e quadrada, então a roupa ficou mesmo como dizem, maior que o defunto. O amigo do marido é interpretado pelo Guilherme Fontes. A amiga da esposa é interpretada pela Simone Spoladore. Fazem participações especiais outros atores que adoro: Zezeh Polessa, Laura Cardoso, Ana Lúcia Torres e Gracindo Júnior, Essa versão parece mais Nelson Rodrigues que Eça de Queiroz, ainda mais porque é ambientada na época das publicações do Nelson Rodrigues e na cidade de São Paulo. Mas é um filme bonito visualmente. Longe de ser aquela obra prima da minissérie, mas está muito bonito. A trilha sonora é muito bonita com várias canções brasileiras da década de 50.

Youtube: Primo Basílio - trailer



Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Assassinato na 10ª Avenida

Assisti Assassinato na 10ª Avenida (1057) de Arnold Laven no Telecine Cult. De manhã vi que ia passar esse filme e assisti com minha mãe. É um bom filme, com uma belíssima fotografia, mas não chega a ser um filme apaixonante. Achei engraçado como enfatizavam que era baseado em uma história real, mas ficam nítidas as alterações para aumentar a tensão. Como fazem hoje exageradamente. No elenco estão: Richard Egan, Jan Sterling, Dan Duryea, Julie Adams e Walter Mathau. São belíssimas as duas mulheres que aparecem no filme.

No roteiro, um homem que trabalha no porto é assassinato e um promotor começa a descobrir que um grupo mantém a liderança no porto com muita corrupção, violência e suborno.



Beijos,

Pedrita