sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Undine

Assisti Undine (2020) de Christian Petzold no TelecinePlay. Que filme delicado e bonito! Muito poético, cheio de metáforas, irrealidades, muito original!

Undine é uma historiadora, ela apresenta as cidades alemãs para os turistas. Há maquetes, e ela explica as reformas, as propostas ideológicas que nortearam a Alemanha Oriental, a preservação histórica de Berlim. Começa com um namorado terminando o relacionamento. Ela engata outro romance, e é uma linda história de amor e companheirismo. Ele é mergulhador. Eu li em uma crítica que esse diretor utiliza muito a água como linguagem e é muito mágico como a água aparece no filme, é quase um fio condutor. Paula Beer é maravilhosa e ganhou vários prêmios pelo personagem como Melhor Atriz o Festival de Berlim. Franz Rogowski também está ótimo.
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Baba de Quiabo

Assisti ao curta Baba de Quiabo (2018) de Richard Goldgewitch no Canal Brasil. Que graça de filme! É baseado na música Acertei no Milhar de Wilson Batista, eternizada por Moreira da Silva, por esse motivo boa parte do elenco é de músicos. Carol Castro é a linda protagonista, amei o vestido da personagem e da alegria dela. Ela é muito feliz e amada pelo marido, que é um malandro, interpretado por Felipe Prazeres.

Uma noite ele não aparece e ela fica procurando-o. Aparecem no curta: Mart´nalia, Wilson das Neves, Jards Macalé e Silvia Machete.


 



Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Acqua Movie

Assisti Acqua Movie (2019) de Lírio Ferreira no TelecinePlay. Tinha tempo que queria ver esse filme que é muito lindo e delicado! A fotografia de Gustavo Hadba é deslumbrante!

No começo o pai (Guilherme Weber) faz a maior alienação parental com o filho que ouve os pais falando ao telefone. O pai reclama que a mãe fica pouco com o filho. Depois acabo concordando, parece fundamental que o filho tivesse mais contato com a mãe para não ser tão alienado e preconceituoso. A mãe é cineasta, está gravando um documentário na Amazônia com indígenas. Muito machista o pai diminuir o trabalho da mãe e influenciar o filho negativamente. Alessandra Negrini está majestosa, o filho insuportável é interpretado por Antonio Haddad Aguerre. Christiane Tricerri é a amiga da mãe. Sérgio Mamberti faz uma participação.

O pai morre no chuveiro e o filho convence a mãe em levar as cinzas na cidade onde o pai nasceu em Pernambuco. A cidade na verdade está embaixo d´água, há uma nova cidade com o mesmo nome onde moram os familiares do pai. O pai odiava os parentes, a mãe mais ainda Começa um road movie. Só atores consagrados na fazenda da família, o prefeito e coronel da cidade é Augusto Madeira, a avó, Zezita Mattos e a empregada, Marcélia Cartaxo.
A cidade submersa agora está em uma reserva indígena e eles seguem pra lá. Aury Porto aparece nessa comunidade. O filme é muito poético e bonito! Me emocionei muito!


 

Beijos,
Pedrita