sábado, 13 de agosto de 2011

Postagens Populares

Eu vi no blog da Marion que o Blogger criou uma nova Gagged, uma de Postagens Populares e gostei e me surpreendi com os posts mais populares dela. Quis colocar no meu mas tinha quase certeza que só iam ter filmes americanos de grande bilheteria, que seriam óbvios como os Trending Topics do Twitter e qual não foi a minha surpresa de encontrar de tudo um pouco, exatamente como é meu blog. O mais popular é o post do Sítio do Picapau Amarelo, mas a minha experiência em buscas revela que é um nome muito específico e mais fácil de achar.

Mas me surpreendi realmente de ter o recital do Edelton Gloeden, afinal é música de câmara erudita, o que nem sempre dá muito ibope de comentários no meu blog. Às vezes eu tenho a sensação que falo em vão de música erudita nesse blog e fiquei feliz que localizam os posts e acompanham o que eu digo na internet. Em geral eu falo mais aqui de cinema, são mais regulares, já que posso ver filmes na tv a cabo, gostei de ver nas Postagens Polares outros gêneros que falo de vez em quando. Me surpreendi também que o filme pouco visto Malu de Bicicleta está entre as Postagens Populares, bem como o filme Corisco e Dadá, esse de qualquer forma é mais conhecido e pode atrair quem procura informações sobre o Cangaço. Foi divertido ver a novela Negócio da China entre as Postagens Populares, eu coloquei várias novelas e essa não foi a que deu mais ibope na televisão das que comentei, embora eu tenha adorado.
O crédito da foto é de Gal Oppido.


E gostei muito de ver o incrível Dogville nas Postagens Populares. Confesso que fiquei feliz demais com a relação. Quem quiser colocar precisa ir no lugar das postagens, em design e adicionar Gagged. E arrastar para onde quiser colocar. Gostei também de ressucitar postagens e pode reler alguns posts do passado.

Primeiramente eu escolhi tudo, agora mudei para a última semana, então os posts vão ficar mudando.


Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Zazie no Metrô

Assisti Zazie no Metrô (1960) de Louis Malle no Telecine Cult. Que comédia deliciosa! Tudo é genial! O estilo de filmagem, o texto inteligente, o elenco, figurinos, a ideia. Obra de arte! Louis Malle está ente os meus diretores preferidos e o Telecine Cult tem passado vários de seus filmes. Começa com Zazie chegando de trem em Paris. Um tio vai cuidar da menina enquanto a mãe namora. A menina é uma pestinha divertidíssima! Adorei o jeito acelerado dos passinhos de vez em quando. Engraçado o tio mostrando do táxi os prédios históricos, falando um nome em cada um e mostrando sempre o mesmo. Tudo é espirituoso!

A menina interpretada por Cahterine Demongeot é um fofa. Ágil, perspicaz, inteligente, dá um toque mágico na interpretação. O tio é interpretado por Philippe Noret, sua belíssima esposa por Carla Marlier. Alguns outros são:  Hubert Deschamps,  Vittorio Caprioli, e Jacques Dufilho. Zazie no Metrô é de difícil realização, muitas externas, uma edição impecável. A trilha sonora é uma delícia!  Zazie no Metrô é baseado na obra de Raymond Queneau. E quem ajuda a adaptação do roteiro é Jean Paul-Rappeneau, agora entendi aonde vem sua experiência.


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Distrito 9

Assisti Distrito 9 (2009) de Neill Blomkamp na HBO Plus. Era uma noite sem opções, comecei a vasculhar pelos nomes dos filmes para escolher um, já que queria muito ver um filme na TV. Vi que Distrito 9 é um filme de ficção científica, mas não sabia do que se tratava. Pesquisei na internet, falavam de um filme social, de crítica social, de um filme violento e continuava na dúvida. Falei com o 007 que disse que não tinha visto, mas que era um filme que fazia um paralelo com a questão da imigração, do preconceito aos imigrantes e aos negros. Resolvi ver. É um filme dificílimo de ver, muito violento, tenso, mas impressionante. Fiquei chocada um bom tempo depois. Neill Blomkamp é um sul-africano de Joanesburgo. Ele viu todos os conflitos raciais violentos em seu país, a desumanidade e resolveu fazer um filme de ficção-científica colocando alienígenas em vez de alguma tribo africana. Peter Jackson se impressionou com o roteiro e resolveu auxiliar na produção. Portanto Distrito 9 é uma co-produção entre a África do Sul, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos.

Distrito 9 começa na formato de documentário. Uma nave ficou parada em Joanesburgo. Há logo um texto irônico porque em Joanesburgo e não em Washington ou Nova York. Resolvem ir até a nave, os alienígenas estão fracos e subnutridos de tanto tempo lá, e são levados para o Distrito 9 e largados lá por anos e estão cada vez mais segregados, com leis de restrições, sem as mínimas condições de sobrevivência. Um oficial do MNU, uma espécie de ONU, resolve retirá-los de lá para levá-los a 20 quilômetros da cidade. Falam que é para melhorar a condição de vida dos alienígenas, mas percebemos que é só pra afastar da cidade e minimizar conflitos. O chefe da expedição é um bobo da corte, contam as ações como se estivessem promovendo uma festa. Seguem armados até os dentes, sem o mínimo respeito e de forma truculenta matam sem o menor pudor. Distrito 9 é impressionantemente bem realizado. Inicialmente vemos os alienígenas comendo como animais, repulsivos. Essa visão vai mudando ao longo do filme.

Nessa operação esse agente acaba se contaminando com um produto criado por esses alienígenas e começa a se transformar e a mudar. Fiquei impressionada também com o desempenho desse ator. Um bobalhão inicialmente, vemos surgir um homem forte e determinado depois, ele é interpretado brilhantemente por Sharlto Copley. Gostei que mesmo ele ficando menos monstruoso, ele ainda é egoísta em vários momentos. Não se torna um herói. Alguns outros do elenco são: Jason Cope, Nathalie Boltt e John Summer. Mesmo sendo um filme ficcional, é mais um filme que me choca de imaginar como a humanidade é perversa, egoísta. O quanto cria teorias para justificar ações violentas e desumanas. Mais um filme em que eu me desiludo com a humanidade e com nossa perversidade. O mais impressionante é que Distrito 9 foi recorde de bilheterias, mesmo sendo um filme social e tão contundente. Não sei se conseguiria ter visto esse filme nos cinemas. Acho que foi bom que só vi na telinha porque o impacto foi menor. Já fiquei muito horrorizada, na telona não sei se sustentaria ver tanta atrocidade. 

Beijos,
Pedrita

domingo, 7 de agosto de 2011

Noel - Poeta da Vila

Assisti Noel - Poeta da Vila (2006) de Ricardo Van Steen no Canal Brasil. Esse é um filme que senti culpa de não ver nos cinemas. Acompanhei as matérias da produção, queria muito ver, foi difícil perder nos cinemas. E perdi ainda quando estreou no Canal Brasil. Por sorte foi escolhido na Sessão Interativa como a cinebiografia que o público do canal queria ver. Nem sabia que esse filme concorria nessa semana. Foi uma surpresa ver na sexta-feira que esse foi o filme escolhido. É simplesmente maravilhoso! A direção de arte de Claudio Amaral Peixoto é um primor! Mas é um filme muito, mas muito triste. Não sabia que Noel Rosa tinha morrido tão cedo, morreu aos 26 anos de tuberculose. São tantas as suas canções, que a impressão é que tinha vivido muito mais. 

O filme começa com Noel Rosa adolescente, aos 17 anos, ele estuda medicina com seu irmão. Ele adora escrever versos até que o Papagaio canta um enquanto ele toca e começam a ir tentar vender para várias pessoas. É o belo samba que adoro Com Que Roupa Eu Vou. O samba estoura no Carnaval. Intempestivo Noel Rosa se envolve com uma adolescente e é pressionado pela polícia a casar. Enquanto isso ele se apaixona perdidamente por Ceci, uma dançarina de um cabaré.Lendo sua biografia, Noel Rosa teve várias amantes, no filme focam mais essas duas. Fiquei impressionada com a força dessa menina que ele se casa. A resignação, misturada ao amor é surpreendente. É ela que mais consegue ajudar Noel Rosa. Os pais enviam os dois para Belo Horizonte para ele se tratar, a disciplina, alimentação, faz ele ficar praticamente curado. Mas o retorno a boemia carioca que ele tanto amava, a vida desregrada, acaba derrubando-o novamente. Rafael Raposo está incrível como Noel Rosa. Suas duas mulheres são interpretadas muito bem  pela belíssima Camila Pitanga e pela Lidiane Borges.  

Vários outros atores que adoro estão no filme e estão excelentes: Flávio Bauraqui como Ismael Silva, Jonhathan Haagansen como Cartola, Roberta Rodrigues, Cláudio Gabriel, Rui Resende como o pai de Noel Rosa. Estão ainda muito bem Supla como Mário Lago, Cristiano Gualda como Francisco Alves, Carolina Bezerra como Aracy de Almeida, Wilson das Neves como Papagaio, Mário Broder como Wilson BatistaLaura Lustosa como a mãe de Noel Rosa, Pedro Miranda como Mário Reis. Inclusive eu li a excelente biografia de Mário Reis escrita por Luís Antonio Giron. Paulo César Pereio interpreta o médico. Gostei demais do olhar do filme, tudo é entrecortado, com vários ângulos, cores. Os figurinos de Bia Salgado são lindíssimos, cuidadosos. Vários sambistas interpretaram os músicos da trama. Excelente também a edição com os sambas, conseguem colocar vários trechos de grandes sambas. Noel Poeta da Vila ganhou Melhor Direção de Arte, Melhor Som e  Prêmio Especial "Orgulho de Ser Brasileiro" no Feztival de Cinema Brasileiro em Miami Melhor Figurino no Prêmio Contigo






Beijos,



Pedrita