sábado, 18 de junho de 2022

Mesteren

Assisti Mesteren (2017) de Charlotte Sieling no Film&Arts. Procurei no Now os filmes desse canal. Tem muito pouco, então de vez em quando vou lá ver se entrou algo novo. O nome no Brasil como sempre é péssimo, The Man, isso mesmo, em inglês. É uma coprodução entre Dinamarca, República Tcheca e Noruega.
 

É a história de um excêntrico, chato, infantil, famoso e rico artista plástico (Soren Malling) e seu filho (Jacob Oftebro) que aparece. O filho faz grafites. O pai passa a disputar em ego com o filho. O final é bem patético. As cenas aparecem no estúdio do pai e sua equipe, além de suas duas mulheres (Ane Dahl Torp e Sus Wilkins).
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 16 de junho de 2022

A Feiticeira de Florença de Salman Rushdie

Terminei de ler A Feiticeira de Florença (2008) de Salman Rushdie da Companhia das Letras. Comprei esse livro em um sebo perto de casa. Essa capa de Victor Burton é maravilhosa. Eu adoro esse autor, mas esse livro eu não me identifiquei tanto.

O marcador de livros é da Estação Liberdade.


 

 Jalāl ud-Dīn Muhammad Akbar

O livro é ambientado no Império de Akbar, terceiro imperador mongol da Índia que viveu entre 1542 a 1605. São várias historias fantásticas ou não, com texto elaborado, complexo e repletos de informações nas 395 páginas. O autor inspirou-se nas Mil e Uma Noites. Há uma extensa bibliografia ao final da pesquisa para a realização dessa obra ficcional.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 15 de junho de 2022

A Hora Mais Escura

Assisti A Hora Mais Escura (2012) de Kathryn Bigelow no Paramount+. O roteiro é de Mark Boal. Os dois estavam juntos no premiado Guerra ao Terror. Estava adiando ver esse filme mesmo que quisesse. Sabia que não seria fácil. O filme fala da investigação, nem sempre humana, para encontrar os mandantes aos ataques de 11 de setembro, que culminaram no paradeiro e morte de Osama Bin Landen.

O filme foca na personagem da excelente Jessica Chastain. Não é um filme fácil de assistir, muito pelo contrário. O começo beira o insuportável, as próprias conversas futuras questionam os interrogatórios. O filme passa-se por anos. A personagem começa a perceber um nome recorrente e começa a achar que ele é o elo entre Bin Laden e os terroristas.

A execução do filme incomodou tanto que passou a ser investigado. Começaram a achar que informações sigilosas estavam sendo vazadas para o filme. Concordo com um texto que li, sobre a importância de filmes que falem de momentos dramáticos históricos. Após o 11 de setembro começou uma caçada quase insana para achar culpados, desumana muitas vezes, nem sempre correta e nem sempre realista. A ira e perseguição a terroristas foi muito questionada e o filme tem momentos assim. O filme é muito bem executado, muito realista. Foi criticado por ser filmado na Índia, mas é fácil imaginar que por motivos óbvios não poderia ser realizado no Paquistão.

O eixo é a protagonista, mas aparecem muitos personagens e vários atores incríveis: Kyle Chandler, Jason Clark, Edgar Ramirez, Jennifer Ehle, Fares Fares, Mark Strong, Greg Shapiro, Harold Perrineau, Mario Van Peebles, Jason Barrowman, James Gandolfini, Jeremy Strong, Joel Edgerton e Chris Patt.
Beijos,
Pedrita

domingo, 12 de junho de 2022

Entre a Estrela e a Serpente

Fui na mostra Entre a Estrela e Serpente na Galeria Leme. A curadoria é de Galciani Neves. É uma exposição coletiva com 23 artistas.

Enlouqueci com essa parede e pretensiosamente fiquei imaginando na minha sala. Que obras, que artistas. Participam da exposição: Adriano Machado, Aislan Pankararu, Aldemir Martins, Aline van Langendonck, Ana Amorin, Ana Elisa Egreja, Eleonore Koch, Felipe Seixas, Fernanda Galvão, Helio Fervenza, Heloisa Hariadne, Ilana Tzirulnik,Julia Gallo, Marta Jourdan, Mayana Redin, Neves Torres, Raquel Garbelotti, Regina Vater, Selva de Carvalho, Simone Moraes, Susanne Schirato, Tiago Mestre e Tiago Sant’Ana.

Obra Natureza morta com produtos e objetos (2016) de Ana Elisa Egreja

Sim, Ana Elisa Egreja também está na mostra. Interessante que pelo site dá pra ver que as obras estão a venda. As duas da Egreja já foram vendidas e muitas outras. Muito bom ver pessoas consumindo arte. E ainda mais nesses tempos tão difíceis.

Obra Procurando a Raiva que Preciso Sentir dos Outros em Mim (2022) de Heloisa Hariadne

Lindíssima essa obra, entre as minhas preferidas, também já foi vendida. Adoro obras coloridas.

Obra Estudos sobre Natureza-Morta de Adriano Machado

Também gostei muito das obras do Adriano Machado.
A mostra é gratuita e vai até 16 de julho.
Beijos,
Pedrita