sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Boca

Assisti Boca (2012) de Flávio Frederico no Telecine Premium. Cheguei a ver poucas matérias sobre esse filme faz tempo e fiquei curiosa. Descobri a estreia na programação por um acaso, lendo o que ia passar pelo controle remoto. Eu adoro o Daniel Oliveira e ele arrasa no filme. Ele interpreta Hirodo de Moraes Joanide que se tornou Rei da Boca do Lixo que dominava o tráfico e a prostituição. Boca tem uma incrível reconstituição de época dos anos 50, excelente fotografia e elenco maravilhoso. Boca é livremente adaptado na biografia de Hirodo de Moraes Joanide.

O filme é todo entrecortado. Mostra Hirodo visitando prostituas na adolescência, sua família. Depois, quando ele já trabalha na Boca do Lixo, ele se apaixona e casa com uma prostituta interpretada pela ótima Hermila Guedes. O melhor amigo de Hirodo é interpretado por outro ótimo ator, Milhem Cortaz. Leandra Leal interpreta uma matadora. Como Boca passa por vários momentos da vida de Hirodo, muitos atores aparecem: Jefferson BrasilPaulo César Pereio, Maxwell Nascimento, Camila Lecciolli, Juliana Galdino e Cláudio Jaborandhy.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Papel da Vida - Maria Flor

Assisti ao programa Papel da Vida que entrevistou a atriz Maria Flor no Canal Brasil. Quem entrevista é a Marina Person e o entrevistado fala de um papel que foi significativo na carreira. Maria Flor falou do filme Chega de Saudade da Laís Bodansky, onde ela interpreta uma jovem que vai dançar em um baile da saudade.

Eu gostei muito desse filme que vi no cinema e comentei sobre ele aqui. Maria Flor falou da preparação do elenco, dos atores que contracenou, mostraram cenas do filme. Gostei bastante! Eu adoro essa atriz.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Nostalgia

Assisti em DVD Nostalgia (1983) de Andrei Tarkovski. Esse filme foi realizado quando o diretor estava na Itália. É belíssimo, uma fotografia. Dois amigos procuram informações sobre um músico russo para que um deles escreva uma biografia. Esse escritor é um poeta.

Belíssima a atriz Domiziana Giordano que acompanha esse escritor. O escritor é representado pelo Oleg Yankovskiy. Eles se hospedam em um hotel que tem termas e conhecem o personagem de Erland Josephson.

As cenas são milimetricamente criadas. Jogos de luz, água, movimentos lentos. É impressionante a beleza estética de NostalgiaAndrei Tarkovski ganhou prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Homenagem ao compositor Osvaldo Lacerda

Fui ao concerto do Centro de Música Brasileira em Homenagem ao compositor Osvaldo Lacerda com músicos da Escola de Música de São Paulo no Centro Brasileiro Britânico. Foi uma rica apresentação com muitos músicos. O pianista Renato Figueiredo que apresentou o concerto. Ele disse que o Osvaldo Lacerda gostava de preencher lacunas com sua música. Procurava compor para formações pouco habituais como de Trompete e Marimba. Concerto para Percussão. Quarteto de Flautas. Outro fator relativamente raro, ele conversava com o músico para ver as possibilidades do instrumento. Gostei demais de ver essas formações, obras e interpretações. O teatro estava cheio e o concerto foi gratuito.

Seguem as obras de Osvaldo Lacerda e os músicos que as apresentaram:


Melodia para clarineta solo - Gêneses de Paiva

Ponto (Brasiliana nº 6) para piano solo - Arissa Mitsumori
    
Contra-ritmo (Estudando Piano) - Lucas Akio
             
Dórico (Cromos - 4º caderno) - Guilherme Araujo de Almeida

Lídio e Pentafônica (Cromos - 4º caderno) - Raquel Felix Vieira da Silva

O menino doente (para canto e piano) - poema de Manuel Bandeira – Denise Yamaoka e Marcus Vinicius Loureiro

Poema sobre uma notícia de jornal (para canto e piano) - Daniel Umbelino e Eduardo Listik

Cançoneta (para trombeta e marimba) - Maurício Buono Varanda e Stefan Barbosa de Oliveira

Momento Musical nº 3 (para flauta e piano) - Tayná Tacyane A. Trigo e Eduardo Listik

Variações sobre Tutú Marambá (para quatro flautas) - João Luís Prado Vieira, Thiago Joseph, Pablo Domingues Cobello, Lucas Flora Agostinho

Brasiliana nº 1 (Dobrado, Modinha, Mazurca, Marcha de rancho) - Lawrence Longhi

Ponteios nº 6 e 7; Estudo nº 5 - Juliana Ripke

Ponteios nº 8, 9 e 10; Estudo nº 4 - José Luiz Martins

Ponto de Iemanjá (para canto e percussão) - Silvania Abrusio e Grupo de Percussão da Escola de Música de São Paulo
 
Losango Cáqui– Texto: Mário de Andrade Escola (para canto e percussão) – Alberto Cecconi e Grupo de Percussão da de Música de São Paulo

Três Estudos para percussão – Grupo de Percussão da Escola de Música de São Paulo

Jefferson Silva Barbosa, Marissa Pinheiro, Renan Ladislau Santos, Renato Raul dos Santos, Stefan Barbosa de Oliveira
Regência: professora Elizabeth Del Grande


Os vídeos trazem interpretações de obras de Osvaldo Lacerda, mas não são desse concerto.

Beijos,
Pedrita

domingo, 25 de agosto de 2013

A Hora da Estrela

Assisti A Hora da Estrela (1985) no Cine Clube Clássicos do Arte 1. Sempre quis ver esse filme e sempre perdia quando era programado nos canais. Essa semana tem passado no Arte 1 e por sorte agora consegui ver. A Hora da Estrela é baseado no livro de Clarice Lispector, é o primeiro filme de Suzana Amaral e deu o Urso de Prata no Festival de Berlim de Melhor Atriz para Marcela Cartaxo. Eu li há muitos anos esse livro. Os dois são uma obra de arte.

Macabéa é uma nordestina órfã, virgem, de dezenove anos, que vai viver em São Paulo. Ela consegue um emprego de datilógrafa e é uma péssima datilógrafa. No parque ela conhece o operário metalúrgico interpretado pelo incrível José Dumont. O elenco todo é maravilhoso. Tamara Taxman faz a bela amiga Glória. O patrão é interpretado pelo Umberto Magnani. Fernanda Montenegro faz a cartomante. Sonia Guedes é a dona da pensão.



Beijos,
Pedrita