sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pode Crer!

Assisti PodeCrer! (2007) de Arthur Fontes no Max. Queria ver esse filme. É sobre um grupo de jovens que está no último ano do ensino médio em 1981. Eu adoro o elenco: Maria Flor, Liliana Castro, Fernanda Paes Leme, Silvio Guindane. Outros do elenco são: Dudu Azevedo, Gregório Duvivier, Marcelo Adnet, Erika Mader e Júlia Gorman. Fazem participações especiais Malu Mader, José de Abreu, Patrícia Travassos, Lulu Santos e Stepan Nercessian.

A personagem da Maria Flor chega pela primeira vez ao colégio. Ela viajou muito com sua família já que seu pai era um exilado. A reconstituição de época de PodeCrer! é muito bem realizada. Gostei bastante.



Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 30 de março de 2011

A Passagem

Assisti A Passagem (2005) de Marc Forster no Telecine Action. Vi esse filme por um acaso. Vi que é com a Naomi Watts que adoro, que é com o Ewan McGregor e do gênero que gosto que resolvi assistir. Me surpreendeu. É uma trama bem intrincada e cheia de mistérios. Começa com um acidente, um homem depois de ficar sentado no chão se levanta e outro acorda com um anel na mão.Esse homem que acorda segue para o serviço, ele é um psiquiatra e vai substituir uma colega no tratamento de um rapaz problemático vivido por Ryan Gosling.

Gostei muito da edição e fotografia de A Passagem. É tudo entrecortada, mistura sonho e realidade. É muito bem realizado.Teve horas que desconfiei do desfecho. Tudo é confuso e entrecortado e o desfecho não é tão claro também. Gostei bastante! Alguns outros do elenco são Elizabeth Reaser, Kate Burton, B. D. Wong e  Bob Hoskins.






Beijos,

Pedrita

terça-feira, 29 de março de 2011

Praça Saens Peña

Assisti Praça Saens Peña (2009) de Vinícius Reis no Canal Brasil. Eu sempre quis muito ver esse filme, desde que estreou nos cinemas. É sobre uma família de classe média que vive de aluguel na Tijuca, em frente a Praça Saens Peña.O pai é professor do ensino médio, dá muitas aulas pra conseguir o sustento. A mãe é caixa de um café. Eles dão um duro danado pra conseguir viver razoavelmente bem. Surge então o convite ao pai para escrever um livro sobre a Tijuca. Um editor acha os textos do pai na internet e convida, o dinheiro é bem pouco, então ele precisa conciliar as inúmeras aulas e escrever. Eles tem uma filha adolescente. Resolvem aceitar o desafio e as dificuldades só aumentam.

Os diálogos me lembraram muito as dificuldades dos brasileiros, tudo é muito difícil, incerto, as oportunidades ajudam pouco. Com isso as pessoas se fragilizam.  Gostei de conhecer um pouco da história do bairro Tijuca. Enquanto o professor pensa em como escrever o livro vamos conhecendo um pouco da história do bairro, de como surgiu, quem morou e da história atual e suas relações com as comunidades dos morros. Eu adoro os atores que fazem o casal protagonista, Maria Padilha e Chico Diaz. A filha é interpretada por Isabela Meireles. Gosto muito também dos atores que fazem participações, Gustavo Falcão e  Maurício Gonçalves. Outras participações são de Guti Fraga,  Zé Mario Farias e Aldir Blanc.Praça Saens Peña ganhou vários prêmios no Cine PE de Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.  Gostei muito da trilha sonora de Pedro Luís.

Beijos,

Pedrita

domingo, 27 de março de 2011

A Alma Imoral

Assisti a peça A Alma Imoral no Teatro Cultura Artística Itaim. O projeto é da Clarice Niskier que leu o livro homônimo do rabino Nilton Bonder e resolveu produzir a peça. A supervisão de direção é de Amir Haddad. Eu e minha mãe gostamos demais. Um texto complexo com frases sobre verdade, religiosidade, justo, bom, correto, perverso, obediente, desobediente. Há uma relação entre tradição e traição de arrepiar. O texto todo é de arrepiar. No início coloca questões que as inverte no final. Se há dúvida e nenhuma certeza é porque embarcamos na obra. Eu adoro essa atriz e ela está majestosa, dá para entender porque ganhou o Prêmio Shell 2007 de Melhor Atriz.

Gostei do pano que se transforma em várias vestimentas e dá o movimento a peça, genial! Entre narrações do texto há parábolas, piadas e conversas de como  o livro chegou até a atriz. O público pode também escolher uma palavra para ela repetir a frase. Na vez que assisti pediram o da visão, da vergonha alheia e mais um outro. Eu tinha vontade de pedir o texto sobre o nazismo. Como disse minha mãe, poderíamos ver várias vezes e sempre nos atentarmos a outros trechos O cenário é de Luis Martins, a iluminação é de Aurélio de Simoni. A trilha sonora de José Maria Braga . A Alma Imoral é um espetáculo que transforma, mesmo sem mudar efetivamente. Mesmo sendo um monólogo com um texto de um livro, sem efetivamente ação, agrada tanto que apesar de ser reestreia e já ter passado por outros teatros tinha praticamente 80% de ocupação. A Alma Imoral fica em cartaz no Teatro Cultura Artística Itaim até o dia  1º de março.

No programa há um trecho: "Não há tradição sem traição assim como não há traição sem tradição. Duas palavras de escrita e fonética tão semelhantes em nossa língua quanto o são interligadas em seu significado mais profundo. As tradições trazem o poder das instruções do passado. As traições trazem o poder das instruções do futuro."


Beijos,
Pedrita