sábado, 10 de outubro de 2020

Work de Klaus Mitteldorf

Vi o livro Work de Klaus Mitteldorf - Photographs 1983-2013. O livro traz vários trabalhos do grande fotógrafo. Eu só recentemente que passei a ligar o nome do artista ao seu trabalho, mas nós já no deparamos com inúmeros de seus trabalhos. Há imagens em capas de revistas, em ilustrações, artes publicitárias, enfim, a arte dele está brilhantemente espalhada por aí.


Foi quando vi o filme Vou Nadar Até Você que o fotógrafo assina como diretor que passei a ligar Klaus Mitteldorf ao seu trabalho. O filme tem muito de fotografia, três personagens são fotógrafos e é uma obra de arte.

Obra A Morte de Ophelia V (1992) de Klaus Mitteldorf

Inclusive um dos momentos mais sublimes do filme é inspirado na obra Ophelia de John Everett Millais  que foi objeto de estudo fotográfico de Klaus Mitteldorf, entre 1990 e 1991, e publicado no livro KM Photographs de 1992 junto com uma exposição. O livro Work conta que nesse período o fotógrafo fez vários trabalhos e estudos em piscinas com flores de plástico. São deslumbrantes as fotos!

No livro há muitas fotos na água e os efeitos foram multiplicados no filme.

Obra The Pink Wall (1984) de Klaus Mitteldorf

Os ensaios são belíssimos, eu amo cores e tinha ficado encantada com esse ensaio. Pelo livro soube que chama-se Norami. As fotos foram realizadas em Alagoas. O ensaio foi publicado em livro e em exposição em 1989.
Obra Ana Paula / 775 Brasil / Garopaba (1992) de Klaus Mitteldorf

Klaus fez vários ensaios com a deslumbrante Ana Paula Arósio, há algumas fotos no livro que pode ser encontrado em sebos. O livro foi criado quando a FAAP fez uma exposição com trabalhos do autor em comemoração aos seus 30 anos de trabalho.

Obra Prisioneira no Paraíso (2001) de Klaus Mitteldorf

Eu poderia passar uma vida mostrando e falando das fotos que não me canso de olhar. Vou parar por aqui.





 
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

O Corvo Branco

Assisti O Corvo Branco (2018) de Ralph Fiennes na HBOMundi. Faz um tempo que coloquei pra gravar, recentemente que vi que era sobre o maravilhoso bailarino Rudolf Nureyev, que filme. São inúmeros espetáculos de dança, dança em salas de aula, passeios em museus, é arte pura!

Nureyev era de uma família muito pobre com várias irmãs, ele era o caçula. O filme entrecorta a história da infância e quando ele tem 17 anos até ir se apresentar em Paris. De gênio forte, ele confrontava seus professores. Difícil saber porque o boicotavam, mas no filme o boicotam o tempo todo. Não dá pra saber se era pra ver se ele se curvava, já que a disciplina russa é bastante austera, sem afetividades, ou se era porque ele era pobre, ou não gostavam do jeito mais bruto no seu estilo de dança, talvez preferissem os que estavam mais no padrão russo e da dança clássica, de muita delicadeza, se era porque ele era desobediente, se era por pura implicância mesmo, se era porque perceberam que era acima da média, se era por inveja, mas é fato que o maltratavam muito. Sim, ele não era uma pessoa gentil também, mas sempre seu talento foi indiscutível. Tanto que no filme falam de vários bailarinos famosos da época, mas eu só lembro do Nureyev.
Ele consegue ir na companhia para dançar em Paris e depois em Londres. Em Paris ele é muito ovacionado, a imprensa vivia atrás dele, mas quando ele vai ao aeroporto, a companhia seguiria para Londres sem ele, e ele teria que ir para Moscou. Ele fica revoltado e com toda a razão, só ele não iria. Alguns acham que seria represália porque ele era indisciplinado e não aceitou algumas ordens, mas pode ser também porque perceberam que ele poderia ser mais suscetível a não voltar. Confesso que acho que foi um erro estratégico monumental. Talvez se ele fosse a Londres, tivesse voltado para a União Soviética depois. Acho que foi exatamente ele ser privado da liberdade e da dança que fez ele decidir se deserdar. 
O amigo dele liga para a amiga parisiense de Nureyev, ela procura a polícia do aeroporto, conta o que está acontecendo e ele deserda. 

Gostei demais que escolheram um grande bailarino para interpretar Nureyev. Oleg Ivenko está incrível e como dança. A dança é o principal do filme, muito bom que pode acontecer em toda a sua plenitude porque o protagonista e vários outros personagens eram grandes bailarinos. A amiga é interpretada brilhantemente pela linda Adèle Exarchopoulos. Outro amigo é interpretado por Raphael PersonnazRalph Fiennes interpreta o segundo orientador de Nureyev quando ele tinha 17 anos. A esposa por Chulpan Khamatova. Nureyev criança é interpretado pelo fofo Maksmillian Grigoriyev.


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 6 de outubro de 2020

The Dead Don´t Die

Assisti The Dead Don´t Die (2019) de Jim Jamursch no TelecinePlay. Recentemente o Telecine Cult fez uma homenagem ao aniversário do Bill Murray e programou vários filmes com ele e descobri esse no meio. Depois vi que estava no TelecinePlay. Me diverti muito, mas muito! Não sei se eu me diverti porque o Jim Jamursch é irônico, ou é porque eu adoro o gênero. O bom é que eu me diverti demais no domingo.

O elenco é Jim Jamursch, só feras. Enquanto boa parte dos diretores do gênero tem dificuldade de atrair elenco estrelar, Jim Jamursch consegue uma enxurrada deles. Bill Murray e Adam Driver são os policiais de uma pacata cidade. Começa com os dois indo falar com o ermitão da cidade (Tom Waits) para que não roube mais galinhas de um fazendeiro local. A terra muda o seu curso e os mortos acordam.

O nome do filme vem da música The Dead Don´t Die de Sturgill Simpson, inclusive a música atormenta os protagonistas. Mas os ídolos da música continuam. Iggy Pop é um Zumbi. Selena Gómez aparece na cidade com dois outros personagens Luka Sabbat e Autin Butler. Kemp Muhl também está no elenco.

No elenco famoso ainda estão: Tilda Swinton, Danny Glover, Chloë Seviny, Steve Buscemi, Caleb Landy Jones e Carol Kane.





Beijos,
Pedrita 

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

X-Men: Fênix Negra

Assisti X-Men: Fênix Negra (2019) de Simon Kinberg no TelecinePlay. Eu comecei a ver os filmes do X-Men porque queria ver esse, eu adoro essa atriz, a Sophie Turner. E não é que eu esqueci desse? Um dia zapeando eu vi um trecho e lembrei. Aproveitei um sábado, esse gênero de filme combina com sábado e assisti. Gostei demais! E que lindo que é esse pôster!

Primeiro eu tenho uma pergunta que não quer calar. Logo no começo mandam um ônibus espacial, aquele que levas horas pra ser confeccionado, inúmeros testes, leva horas pro lançamento, horas pra chegar no espaço e lá dá pane. Em segundos os X-Men estavam lá no lugar pra "salvar" os tripulantes. E vamos a pergunta: se era tão fácil ir no espaço, pra que tanta pesquisa pro ônibus espacial, era só mandar os X-Men voando ou de aviãozinho como foram. Lá a Fênix que ainda não se chama Fênix, absorve uma energia do espaço. O filme circula em volta dessa energia. Alienígenas vem ao mundo para buscar essa energia e a Fênix. Alguns alienígenas, que entram em pessoas, são interpretados por: Jessica Chastain e Ato Essandoh.
Gostei que não tem muita luta, tem uns momentos bem tristes. Muito triste a história da Raven (Jennifer Lawrence).

Linda demais a atriz que faz a Fênix criança, Summer Fontana, Triste demais a história de infância da Fênix. Seu protetor, o Charles (James McAvoy), errou em não contar a verdade a menina. Não se esconde a verdade de uma criança, não costuma dar certo como não deu.

Muito bacana a comunidade que o Erik (Michael Fassbender) cria. Diferente da escola, uma fazenda, com produção própria, e igualmente abriga mutantes. Meio chatas e simplistas as decisões do governo. Primeiro amam e premiam os mutantes, depois odeiam e perseguem, com uma rapidez esquisita. Mas melhor assim, é a parte mais chata, assim passou mais rápido.

E os Mutantes estavam lá interpretados por: Nicholas Hault, Tye Sheridan, Kodi Smith-McPhee, Evan Peters, Andrew Stehlin, Kota Eberhardt e Alexandra Shipp.

 
Beijos,
Pedrita

domingo, 4 de outubro de 2020

King Kong en Asunción

Assisti King Kong en Asunción (2020) de Camilo Cavalcante no Festival de Cinema de Gramado no Canal Brasil. Esse eu vi após a premiação. O filme ganhou o prêmio de Melhor Filme no festival e vários outros: Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Ator para Andrade Júnior e Melhor Trilha Musical.

O diretor é pernambucano e fez uma filme em co-produção com Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. O protagonista é um matador. Confesso que fico assustada com a quantidade de filmes brasileiros com matadores, sendo que alguns são verídicos. Esse não, é uma ficção. É muito triste como o Brasil e alguns países latino-americanos resolvem suas questões mandando matar, o próprio protagonista de King Kong en Asunción tem um texto excelente no filme sobre isso. Importante que vários filmes venham refletir sobre esse horror de tanta gente pagar para se livrar de alguém.
O filme é praticamente um walking movie, sim, poderia ser um road movie, mas o personagem mais anda a pé do que em outra coisa. Fiquei pensando o que adianta ser um matador se não tem casa, vive sozinho, nas caminhadas dorme ao relento. Mas ele ainda anda de ônibus, de carona em caminhão e depois compra um carro que presenteia o amigo e volta a andar a pé. O protagonista Andrade Júnior faleceu em 2019. Alguns outros do elenco são: Ana Ivanova, Juan Carlos Aduviri, Fernando Teixeira,
Maycon Douglas e Georgina Genes.
 O filme começa com ele na região desértica de Salar de Uyuni na Bolívia e segue caminhando até Asunción, no Paraguay. Acompanhamos todos esse percurso. Belo filme!
Beijos,
Pedrita