quarta-feira, 7 de outubro de 2020

O Corvo Branco

Assisti O Corvo Branco (2018) de Ralph Fiennes na HBOMundi. Faz um tempo que coloquei pra gravar, recentemente que vi que era sobre o maravilhoso bailarino Rudolf Nureyev, que filme. São inúmeros espetáculos de dança, dança em salas de aula, passeios em museus, é arte pura!

Nureyev era de uma família muito pobre com várias irmãs, ele era o caçula. O filme entrecorta a história da infância e quando ele tem 17 anos até ir se apresentar em Paris. De gênio forte, ele confrontava seus professores. Difícil saber porque o boicotavam, mas no filme o boicotam o tempo todo. Não dá pra saber se era pra ver se ele se curvava, já que a disciplina russa é bastante austera, sem afetividades, ou se era porque ele era pobre, ou não gostavam do jeito mais bruto no seu estilo de dança, talvez preferissem os que estavam mais no padrão russo e da dança clássica, de muita delicadeza, se era porque ele era desobediente, se era por pura implicância mesmo, se era porque perceberam que era acima da média, se era por inveja, mas é fato que o maltratavam muito. Sim, ele não era uma pessoa gentil também, mas sempre seu talento foi indiscutível. Tanto que no filme falam de vários bailarinos famosos da época, mas eu só lembro do Nureyev.
Ele consegue ir na companhia para dançar em Paris e depois em Londres. Em Paris ele é muito ovacionado, a imprensa vivia atrás dele, mas quando ele vai ao aeroporto, a companhia seguiria para Londres sem ele, e ele teria que ir para Moscou. Ele fica revoltado e com toda a razão, só ele não iria. Alguns acham que seria represália porque ele era indisciplinado e não aceitou algumas ordens, mas pode ser também porque perceberam que ele poderia ser mais suscetível a não voltar. Confesso que acho que foi um erro estratégico monumental. Talvez se ele fosse a Londres, tivesse voltado para a União Soviética depois. Acho que foi exatamente ele ser privado da liberdade e da dança que fez ele decidir se deserdar. 
O amigo dele liga para a amiga parisiense de Nureyev, ela procura a polícia do aeroporto, conta o que está acontecendo e ele deserda. 

Gostei demais que escolheram um grande bailarino para interpretar Nureyev. Oleg Ivenko está incrível e como dança. A dança é o principal do filme, muito bom que pode acontecer em toda a sua plenitude porque o protagonista e vários outros personagens eram grandes bailarinos. A amiga é interpretada brilhantemente pela linda Adèle Exarchopoulos. Outro amigo é interpretado por Raphael PersonnazRalph Fiennes interpreta o segundo orientador de Nureyev quando ele tinha 17 anos. A esposa por Chulpan Khamatova. Nureyev criança é interpretado pelo fofo Maksmillian Grigoriyev.


Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Sim, foi um gênio da dança, fiquei com vontade de ver este filme, pois gosto de dança clássica (obs: você deve se lembrar também de outro russo genial nessa arte, Mikhail Baryshnikov que foi mais ou menos contemporâneo do Nureyev).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, tem muitos números, muita dança, é lindo. sim, sou muito fã de baryshnikov, mas dos mencionados no filme, dos russos que aparecem, só lembramos do nureyev.

      Excluir
  2. Boa tarde. Só em ter o excelente bailarino Nureyev, demonstra ser um filme maravilhoso. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Pedrita!
    Pela resenha e imagens é um filme maravilhoso, imperdível!

    Beijinhos ♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita
    Olha vou te contar que essa resenha está um escândalo de maravilhosa!
    Acho que ele foi boicotado por todos esses motivos: não se curvar à política, preconceito por ser pobre, por inveja, indisciplina, implicância e a originalidade dos passos enérgicos na época e para o pseudo clássico.
    Quero assistir!

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, q bom q gostou, sou apaixonada por dança. sim, mas tb pode ter sido podado para aprender. algumas culturas, a russa inclusive, são conhecidas pela rigidez no aprendizado. endurecer para educar.

      Excluir

Cultura é vida!