sexta-feira, 5 de março de 2021

Karen de Ana Teresa Pereira

Terminei de ler Karen (2016) de Ana Teresa Pereira da Todavia. Em 2020 a Feira de Livros da USP foi virtual. Eu quis ao menos comprar alguns, bem poucos. Foi difícil achar os livros, verificar se as promoções existiam de fato e esse foi um deles. Gostei muito! A obra foi vencedora do Prêmio Oceanos de 2017. é uma bela edição com ilustração na capa de Zansky.

A marcador de livros é uma obra do Mucha e o quadrinho uma obra de Monet.
Ambos ganhei de amigos.

 

Obra Sombras (1964) de Lourdes Castro e René Bertholo
Foto de André Morin

Nossa, essa obra encaixa perfeitamente com o livro. A protagonista é um esboço dela mesma. Demoramos pra entender tudo então é melhor não ler nada antes, nem orelha do livro, nem resumo, nem a postagem. Entendemos que ela sofreu um acidente em uma cachoeira. Não lembra de seu passado. Só alguns poucos fragmentos. Ela vive em uma casa com uma mulher que cuida de tudo e um homem. É um livro muito forte, impactante e surpreendente.

Obra Dançarina Verde e Azul (1893) de James McNeill Whistler.

A protagonista é artista plástica. Fala muito de filmes, séries, música, são inúmeras referências.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 3 de março de 2021

Pixote - A Lei do Mais Fraco

Assisti Pixote - A Lei do Mais Fraco (1981) de Hector Babenco no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme mas me faltava coragem. Saber que o protagonista Fernando Ramos da Silva teve final trágico me fazia não querer ver o filme. É doloroso demais imaginar que apesar do filme ter feito tanto sucesso pelo mundo todo, ganhar tantos prêmios, não tenha conseguido mudar o trágico destino desse rapaz. Sim, filmes não dão dinheiro, ainda mais independentes e artesanais, mas o mundo conheceu esse rapaz e não foi capaz de dar um futuro diferente pra ele.

Os rapazes estão em um reformatório. Casa para adolescentes infratores que já tiveram vários nomes. Lá, tudo o que vão aprender é sobre sobreviver, sobre violência, sobre crime. Muitos dos crimes praticados são pelos próprios policiais que estariam ali para defendê-los. O discurso é que lugares como esse vão corrigir as infrações e reintegrar os adolescentes na sociedade, mas não é de fato o que acontece. Pobreza, falta de oportunidade, violência, abandono, o estado é incapaz de dar estudo e oportunidade e resta a eles mais ódio e mais aprendizado no crime. Babenco foi muito inteligente em escolher jovens que viviam em situações de vulnerabilidade para interpretar os personagens, dá muita veracidade ao filme e as interpretações. Integram os amigos de Pixote os atores Jorge Julião, Gilberto Moura, Edilson Lino, Zenildo Oliveira Santos, Claudio Bernardo e Israel Feres Davi.
Aparecem no filme grandes atores: Jardel Filho, Marília Pêra, Elke Maravilha, Beatriz Segall, Ruben de Falco, Tony Tornado, Emilio Fontana, Luiz Serra, Ariclê Perez, Walter Breda e Lineu Dias.

Beijos,
Pedrita

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Álbum Psallo Trio

Ouvi o álbum Psallo Trio (2020) no Spotify. Gostei muito da formação instigante: canto com a belíssima voz de Josani Pimenta, e dois outros músicos excelentes, Eduardo Minczuk na trompa e Marcelo Pimenta ao piano.

Gostei que o trio mesclou músicas recentes com obras de Franz Schubert e Richard Strauss. Dos compositores atuais estão: o brasileiro Danilo Guanais com a obra Salmos Meridionais, uma música contemporânea muito linda. E dois americanos Daniel Baldwin e Ryan O´Connell. O álbum foi gravado na Sala São Paulo. O álbum está disponível nas plataformas digitais.

Foto de Paulinho de Jesus

Faixas:

1 – Salmos Meridionais (2018), de Danilo Guanais (1965), escrita sob encomenda para o Psallo Trio, três movimentos

2 – Reminiscense (2015), de Daniel Daldwin (1978), Henry Lee (1915 – 1945) & Vane Lawson (1920 – 2015)
I – And Still We Have Faith
II – Prayer Before Battle
III – Death Unmasked
IV – Our Land of Broken Memories

3 – Remembering the Future (2010), de Ryan O’Connell (data de nascimento desconhecida) & Brian Andreas (1956)
I – No Difference
II – Old Love Songs
III – Different Plans
IV – Veteran Traveller
V – Awakening
VI – Imagining World

4 – Alphorn (1878), de Richard Strauss (1864 – 1949) & Justinus Kerner (1786 – 1862)

5 – Auf dem Strom (1828), de Franz Schubert (1797 – 1828) & Ludwig Resllstab (1799 – 1860). 

Beijos,
Pedrita