quarta-feira, 3 de março de 2021

Pixote - A Lei do Mais Fraco

Assisti Pixote - A Lei do Mais Fraco (1981) de Hector Babenco no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme mas me faltava coragem. Saber que o protagonista Fernando Ramos da Silva teve final trágico me fazia não querer ver o filme. É doloroso demais imaginar que apesar do filme ter feito tanto sucesso pelo mundo todo, ganhar tantos prêmios, não tenha conseguido mudar o trágico destino desse rapaz. Sim, filmes não dão dinheiro, ainda mais independentes e artesanais, mas o mundo conheceu esse rapaz e não foi capaz de dar um futuro diferente pra ele.

Os rapazes estão em um reformatório. Casa para adolescentes infratores que já tiveram vários nomes. Lá, tudo o que vão aprender é sobre sobreviver, sobre violência, sobre crime. Muitos dos crimes praticados são pelos próprios policiais que estariam ali para defendê-los. O discurso é que lugares como esse vão corrigir as infrações e reintegrar os adolescentes na sociedade, mas não é de fato o que acontece. Pobreza, falta de oportunidade, violência, abandono, o estado é incapaz de dar estudo e oportunidade e resta a eles mais ódio e mais aprendizado no crime. Babenco foi muito inteligente em escolher jovens que viviam em situações de vulnerabilidade para interpretar os personagens, dá muita veracidade ao filme e as interpretações. Integram os amigos de Pixote os atores Jorge Julião, Gilberto Moura, Edilson Lino, Zenildo Oliveira Santos, Claudio Bernardo e Israel Feres Davi.
Aparecem no filme grandes atores: Jardel Filho, Marília Pêra, Elke Maravilha, Beatriz Segall, Ruben de Falco, Tony Tornado, Emilio Fontana, Luiz Serra, Ariclê Perez, Walter Breda e Lineu Dias.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Uma realidade deplorável que persiste ainda hoje. O ator que fez o Pixote morreu um tempo depois de fazer o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, foi exatamente pelo ator ter morrido depois q não tinha coragem de ver.

      Excluir
  2. Bom dia Pedrita. Só digo um nome de uma Diva: Marília Pêra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, e que personagem impressionante. ela está divina!!!

      Excluir
  3. Olá Pedrita
    Quero muito assistir, mas ainda não tenho coragem de ver.
    Está lá na lista e ainda vou conferir.
    Nesse momento de desânimo e desesperança, como vc disse, não consigo deixar de pensar que infelizmente o garoto teve um final triste 😕

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!