sábado, 1 de agosto de 2015

Magia ao Luar

Assisti Magia ao Luar (2014) de Woody Allen no TelecinePlay. Recentemente vi um trecho desse filme no Telecine Cult e resolvi ver. Começa em Berlim, 1928. Como resumiu bem o 007, é fraquinho. Colin Firth é um ilusionista. Ele encarna um chinês e faz shows em grandes teatros. Ele é instigado a tentar mais uma vez desmascarar uma vidente.

Ele viaja para uma bela casa de uns milionários para conhecer essa jovem que vai se dar muito bem casando com o milionário filho da dona da casa e tendo apoio da mãe do rapaz para construir uma fundação para aulas de vidência. Logo percebemos que a mãe da vidente é muito astuta em tirar dinheiro dessa família. Já a vidente é uma bela e doce jovem, que nos deixa na dúvida se realmente tem esses poderes. Ela é interpretada pela bela Emma Stone. A Magia do Luar se configura então em uma comédia romântica.

A ironia e a acidez de Woody Allen estão lá, bem como o seu ceticismo. Esse ilusionista e seu amigo estão sempre falando dos truques para enganar pessoas. Alguns outros do elenco são: Eileen Atkins, Hamish Linklater, Jackie Weaver, Marcia Gay Harden, Simon Mc Burney e Catherine McCormack. A Magia do Luar é muito bem realizado, belos figurinos, lindas locações, é um filme bonito.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Bom Inverno

Terminei de ler O Bom Inverno (2010) de João Tordo da editora D. Quixote. O Geocrusoé comentou desse livro. Quando minha amiga foi a Portugal, fiz uma lista de autores portugueses comentados no Geocrusoé, para ver se ela achava algum e ela trouxe esse. O post no Geocrusoé sobre o livro é esse. Eu gostei muito.

Obra Campo series «Untitled 06» (2001) de Pedro Calapez

O centro do obra é policial. Um escritor se envolve com um grupo e passa a ser envolvido em assassinatos. Até um pouco depois da página 100 O Bom Inverno se arrasta um pouco e é um pouco repetitivo. Ganha ritmo após chegarem em uma casa no campo. É bem interessante como ele mostra os seres humanos se atraiçoando, traindo, buscando a sua própria sobrevivência egoísta. Como vão se despindo de suas dignidades, civilidades e passam a ser egoístas para salvar a própria pele. 

Obra Espaço Ilusório (1960-70) de Eduardo Nery

O final do livro é realmente o grande mistério de tudo. Nada fica definido. A obra então mistura literatura e realidade. A criação do desfecho final é de um escritor praticamente sob tortura. A invenção ou realidade passa a ser o que aconteceu ou não. E o restante da trama passa a seguir essa premissa. A liberdade final dos poucos que restaram fica sufocada pelo desfecho trágico ou não dos outros. Essa ilusão do final da obra é simplesmente maravilhosa. Fantástica. O Bom Inverno foi o vencedor do Prêmio Literário José Saramago.
Os pintores são portugueses como o autor.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Meu Passado me Condena - O Filme

Assisti Meu Passado me Condena - O Filme (2013) de Julia Rezende no TelecinePlay. Eu não pensava em ver esse filme. O 007 disse que funciona, que é bonitinho e ele tem razão. O 007 gosta muito da Miá Mello. É mais um projeto patrocinado por cruzeiros. Eu adorei S.O.S. Mulheres ao Mar. Eu tive a impressão que os cruzeiros gostaram mais da propaganda do S.O.S.. Já que Meu Passado me Condena tem algumas questões que depõe contra cruzeiros. Meu Passado me Condena é uma bonitinha comédia romântica. 

Se eu soubesse que a Juliana Didone está no elenco já tinha visto antes. Adoro essa atriz. Também gosto do Alejandro Claveaux.

Começa com o casamento em um cartório dos dois protagonistas. Ele é interpretado pelo Fábio Porchat. Eles querem casar logo porque a lua de mel será em um cruzeiro. Eles se conheceram um mês antes e são opostos. Ele é um animador de festas infantis, é o negócio do seu pai. E ela uma economista. No cruzeiro eles descobrem que lá está um outro casal. Ele foi o namorado dela e a esposa foi uma paixão da infância dele. Começa a confusão. Vou falar detalhes do filme: Confesso que acho que a troca de casais bem mais lógica. As explicações para eles ficarem juntos é meio forçada. Pode ser verdadeira, porque com sentimentos nada é lógico, mas a troca parecia mais simpática. Mas essa dupla está em uma série, então tinham que ficar juntos. Já está pronto o segundo filme desse.

Um casal politicamente incorreto atrapalha mais ainda a vida dos dois casais. Eles trabalham no cruzeiro e fazem tudo para extorquir os passageiros. Eles eram casados e estão separados. Os atores são interpretados por Marcello Vale e Inez Viana. Espero que os cruzeiros não tenham funcionários como esses, que fazem tudo para empurrar serviços avulsos para que gastemos mais. O comandante também é politicamente incorreto. Ele é confundido pelo protagonista e pelo seu amigo em uma festa fantasia, e faz uma represália. Prende os dois amigos em uma parte do navio para se vingar. Por um curto espaço de tempo, mas igualmente politicamente incorreto. Imagino que funcionários assim sejam demitidos rapidamente pelo patrocinador do filme. 

Vários atores fazem participações: Catarina Abdalla, Rafael Queiroga, Elke Maravilha, Ernani Moraes e Stepan Nercessian. As locações são lindas. Angra dos Reis, Ilhéus, Salvador, Marrocos e Itália.



Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Manual de Autodefesa Intelectual

Assisti a peça Manual de Autodefesa Intelectual da Kiwi Companhia de Teatro no Galpão do Folias. O roteiro e direção é de Fernando Kinas. Gostei muito. O texto traz muitos olhares sobre religiões, fé, filosofia, preconceito, marketing, mídia, matemática. Há música ao vivo ou não. São 30 cenas de assuntos variados. Tudo muito inteligente, muitas vezes textos ácidos, montagens em televisão. Há números de mágica, misticismo.

No elenco: Fernanda Azevedo, Maira Chasseraux, Maria Dressler Vicente Latorre. Os músicos são Eduardo Contrera (percussão, violão e flauta) e Elaine Giacomelli (teclados). A direção musical e composições originais são de Eduardo Contrera. Os ágeis figurinos são de Madalena Machado. Gostei dos figurinos parecerem ser mas não são, além de parecerem muito confortáveis. O Manual de Autodefesa Intelectual estreou no Sesc Belenzinho. Está nas últimas apresentações no Galpão do Folias. Lotado. A temporada fica até 2 de agosto.

Gostei bastante do Galpão do Folias. Há uma quadra do Metrô Santa Cecília, tem ótimas arquibancadas, bons e bonitos banheiros, café simpático.

Beijos,
Pedrita