sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Bodies Bodies Bodies

Assisti Bodies Bodies Bodies (2022) de Halina Reijn na HBOGo. Eu gosto de filmes de terror pra distrair. Esse parecia só um filme adolescente de terror chato, mas vai em um crescente e é bem interessante. O roteiro é de Kristen Roupenian.
 

Vai ter um furacão, um grupo de amigos resolve se reunir na mansão de um deles no campo. Vários são muito ricos. Levam tudo, lanternas, velas, comida e sim, muita droga e bebida alcoólica. Logo a energia elétrica apaga, eles ficam sem luz, sem internet. O filme passa o tempo todo com eles em lanternas, velas, colores fluorescentes e luz do celular. Eles fazem jogos, brincadeiras, até que um é assassinado. Quem teria sido?

Elas ficam apavoradas. É bem interessante como a trama vai se construindo. Foi uma grata surpresa. É um bom filme! No elenco estão Amandla Stenberg, Maria Bakalova Rachel Sennott, Myha'la Herrold, Pete Davidson e Lee Pace.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Rota 66: A Polícia que Mata

Assisti a série Rota 66: A Polícia que Mata (2022) de Philippe Barcinsky e Diego Martins na Globoplay. Sabia que não seria fácil já que tinha lido há muito tempo o livro. A série é muito bem realizada. Humberto Carrão está muito bem como o Caco Barcellos. A adaptação é de Maria Camargo e Teodoro Poppovic.

Caco Barcellos pesquisou por muito tempo as inúmeras mortes pela polícia da Rota 66, uma polícia altamente letal. A investigação mostrou que dos 4200 mortos, 2200 eram inocentes. Infelizmente a pena de morte continua por alguns policiais, que sem ao menos saber quem é a pessoa que está na frente deles, julga, sentencia e mata em segundos, em uma grande maioria das vezes sem nem mesmo as pessoas estarem armadas como o caso da família que ia ao batizado ou da comerciante que tentou interferir na violência da polícia com suspeitos desarmados e pisaram no pescoço dela. Além de inúmeros outros casos. O livro fala da investigação do jornalista que teve vários processos por calúnia e difamação, Caco Barcellos foi inocentado de todos. 

A série mostra as pessoas, as famílias, a vida pessoal do jornalista que foi sistematicamente ameaçado e intimidado. Assustadora a hostilização armada no dia do lançamento do livro. O personagem do Aílton Graça era um policial da Rota 66, até que seu filho é executado quando ia comemorar sua formatura em direito. O elenco é incrível, muito corajosos os atores que aceitaram interpretar os monstros da Rota 66: Rômulo Braga, Ricardo Gelli e Rafael Lozano.
A série fala das mortes pelos olhares das mães, esposas, avós que passam a procurar seus parentes desaparecidos, ou a conviver com a denúncia de que eram bandidos. É muito doloroso ver o sofrimento dessas mulheres e das crianças. A série mostra a difícil trajetória de reconstrução de suas vidas e histórias, após essas tragédias. O elenco é incrível: Lara Tremonoux, Juan Queiroz, Wesley Guimarães, Adriano Garib, Magali Biff, Naruna Costa, Ariclenes Barroso, Gabriel Godoy, Nizo Neto, Adriana Lessa, Ana Cecília Costa, Virgínia Rosa e Augusto Madeira. Participam: Martha Meola e Maria Manoella.
Eu tinha me esquecido que o Caco Barcellos tinha feito a cobertura no massacre do Carandiru. A tropa de choque entrou e impediram familiares e a imprensa de entrar no local. Só conseguiram entrar depois. Recentemente tentaram perdoar os policiais do massacre, por sorte reverteram essa arbitrariedade e impunidade A série mostra mais o Humberto Carrão como repórter, no final que aparecem alguns trechos de matérias da época com o Caco Barcellos.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Vale do Amor

Assisti Vale do Amor (2015) de Guillaume Nicloux no TelecinePlay. Tem tempo que vejo esse filme no Telecine. É um filme estranho. Isabelle Huppert e Geràrd Depardieu estão majestosos! 

Um filho reúne os seus pais em uma missão. O filho se matou, mas antes deixou cartas para os pais. Bem macabro! Ele pede que os pais sigam para o Vale da Morte na Califórnia e façam cinco passeios turísticos pra que ele apareça em algum momento. Eles ficam em um hotel bem pavoroso, só a piscina parece aliviar o horror de tudo. Eles passam um calor infernal. Nunca passei tanto calor vendo um filme.  Não só precisam ir aos passeios, como tem que ficar um tempo longo predeterminado na carta.

Eles parecem merecer esse castigo. A mãe largou o filho com 5 anos, o pai enfiou-o em um internato. No futuro, o filho se afastou de vez. Os pais refizeram suas vidas e tiveram outros filhos. Raramente falavam com esse filho. A mãe o visitou umas duas vezes. A mãe mora em Paris. O pai vive nos Estados Unidos, então viu o filho um pouco mais e falava um pouco mais com ele. Mas os dois mal sabem o que contar do filho, porque mal sabem o que o filho era, o que gostava ou fazia.


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Uma Aprendizagem ou O O Livro dos Prazeres de Clarice Lispector

Terminei de ler Uma Aprendizagem ou O O Livro dos Prazeres (1969) de Clarice Lispector da Editora Nova Fronteira. Eu quis ler esse livro assim que vi o filme. Sempre fico na dúvida quais livros da Clarice que li, precisei olhar nos meus anotados. Além de ter lido alguns, sempre ouço e leio trechos em matérias, então me confundo sempre. Pedi emprestado a minha vizinha.

Marcador de Livros As Quatro Estações Primavera de Alphonse Mucha

Obra Vênus Rising from the Sea de James McNeill Whistler

 

Obra Envolvimento (1968) de Wanda Pimentel

Lóri está em um período recluso. Ela foi morar no Rio de Janeiro, em um apartamento pequeno, dá aulas, mas seu pai lhe envia mesada. Ulisses quer se aproximar, mas ela leva muito tempo até decidir aceitar. O texto é maravilhoso! Fala de uma mulher livre no seu tempo. 

A edição atual é da Rocco com posfácio da diretora do filme, Marcela Lordy, que fez um mestrado sobre essa obra.


Beijos,
Pedrita

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Minions: A Origem do Gru

Assisti Minions: A Origem do Gru (2022) de Kyle Balda no TelecinePlay. Eu adoro os Minions e esse tem Minions que não acabam mais. Uma graça o Gru criança.

A mãe do Gru é muito distraída e ausente. Ele tem a companhia dos Minions que escondeu no porão e quer entrar pra Liga dos Vilões que ele é fã. Abre uma vaga e ele se candidata. É tudo muito fofo e engraçado!

São inúmeras referências da década de 70, músicos, bandas, a trilha sonora é uma delícia e tem no Spotify. E inúmeros filmes pra percepção dos pais e avós. Tem referência ao filme Prenda-me se for capaz, a série do 
Cyborg, da van do Scooby, quero ver para perceber mais.

Também é divertido ver os personagens que vão aparecer no futuro ainda novinhos.
Beijos,
Pedrita