domingo, 29 de janeiro de 2023

O Livro dos Prazeres

Assisto O Livro dos Prazeres (2020) de Marcela Lordy no Canal Brasil. Queria tanto ver esse filme que fiquei sem fôlego quando vi a chamada. Vem recebendo inúmeros prêmios e elogios. É livremente inspirado no livro de Clarice Lispector que não li e preciso corrigir essa falta. E é uma coprodução entre Brasil Argentina. O Canal Brasil anda passando filmes que eu quero muito, mas muito ver, fiquem atentos, porque alguns passam uma vez só e não entram no Now.

Eu adoro a Simone Spoladore, que atriz e que personagem. Ela é uma mulher solitária. O apartamento tem muitas caixas, não sabemos se está chegando ou indo. Sabemos muito pouco.

Ela é professora e conhece o professor Ulisses (Javier Drolas). Mas ela é uma mulher livre e se relaciona com outras pessoas. Melancólica! Como a arte permite muitas interpretações, eu fiquei com a sensação que Ulisses era um alter-ego da personagem, um amigo invisível, com aspectos dela mesma, mas que não existia de fato. Alguns outros do elenco são Felipe Rocha, Martha Nowill, Ana Carbatti, Leandra Leal, Teo Almeida e Julia Leal Youssef. É um filme muito poético e lindo!

Eu vi no dia que depois passa o episódio de O País do Cinema falando do filme. Participaram a diretora Marcela Lordy e Simone Spoladore. Quem entrevista é a Andrea Horta. Adoro conhecer detalhes dos bastidores. A diretora contou que começou a pensar em fazer o filme em 2010 e que foram muitos anos tentando patrocínio. Não é fácil fazer cultura no Brasil. Conseguiram verba, mas pra um filme de baixo orçamento teve que definir prioridades. Resolveram investir em um diretor de fotografia, Mauro Pinheiro Jr. E que foi dele a ideia de não colocar o Rio de Janeiro do turista, do cartão postal, eu gostei muito das escolhas de olhares da vista do apartamento, da praia. Há cenas de sexo no filme e a diretora queria um olhar atual. Lembrou que o Brasil tem um histórico no tema e um olhar para o sexo nos filmes, e ela queria um olhar contemporâneo. São bem realistas, sutis, como são as relações íntimas. Diferentes daquelas posadas com beijos posados. São muito bonitas e nos aproximam, porque são próximas da nossa realidade.


Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Decerto um filme muito intenso e interessante de ver

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler toda a obra de Clarice Lispector. Fiquei com vontade de ler esse livro e vê o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, eu tb, mas eu preciso sempre olhar nos meus anotados pra ver quais ainda não li.

      Excluir
  3. Parece um filme incrível.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser interessante e bem dentro dos temas que eu aprecio. Todos sabemos que é difícil produzir obras culturais no Brasil. E recentemente constatamos que parece haver um plano para que isso continue assim. A prova disso foi o envenenamento das mentes do povo contra os incentivos, como os da Lei Rouanet.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, acho que vai gostar. sim, fazer cultura no brasil não é fácil. desinformação total. a lei rouanet é para captar patrocínio e fazer projetos culturais que empregam muitas pessoas, mesmo que o musical, filme fale de uma pessoa, como o filme sobre o erasmo carlos, mas o dinheiro não é para o artista e sim para a realização cultural. os filmes no brasil usam somente 10% q um filme americano usa. mas ninguém questiona o excesso de dinheiro do filme americano.

      Excluir
  5. Amo Simone Spoladore ❤
    Tbm sou fã de conhecer detalhes dos bastidores
    A arte por trás da arte
    Esse comprometimento é tão lindo, poético e chega a ser emocionante
    Não li o livro

    Quero MUITO assistir o filme ❤

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, ela está maravilhosa, que filme. sim, tb amo bastidores.

      Excluir
  6. Toda vez tenho que procurar o Google para comentar. Ou vou ficar como anônima.
    Não vi nem a chamada. Bj,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, comigo está normal. eu vi matérias sobre o filme em tudo qt é lugar. inclusive matéria grande no jornal impresso.

      Excluir

Cultura é vida!