sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Concerto da OSUSP

Fui ao concerto da OSUSP - Orquestra Sinfônica da USP no Auditório Carmargo Guarnieri na USP - Universidade de São Paulo. Que concerto belíssimo! Ligia Amadio regeu brilhantemente a Suite Festiva de Ronaldo Miranda. Lindíssima essa obra!
Essa foto é de Isabela Senatore e João Marcelo Chimentão.

Depois a orquestra tocou com a excelente pianista Sonia Rubinsky o Concerto para piano e orquestra de Camargo Guarnieri. Outra belíssima obra e de dificílima execução. Esse concerto será  repetido no domingo na Sala São Paulo. Terá outra obra no repertório, a Sinfonia nº 2 opus 43 em Ré Maior de Jean Sibelius. Infelizmente não poderei ir, então preferi ir ao menos no da USP. Pelo menos consegui conhecer essas obras brasileiras lindíssimas que foram interpretadas.

Essa foto é do Guy Vivien.



Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Meus Amigos Chineses

Assisti em DVD ao curta Meus Amigos Chineses (2006) de Sergio Sbragia. É outro projeto contemplado pelo edital Curta Criança. Eu gosto muito de curtas sobre crianças. Adorei esse e é surpreendente! Só fui descobrir que é inspirado em fatos reais no final. Tanto que estranhava as imagens em preto e branco no meio do filme de militares nas ruas. É sobre um trecho da vida de um garoto. Começa ele com os amigos. Ele coleciona selos e fica sempre encantado com a quantidade de cartas que um vizinho recebe. Ele conhece os vizinhos no elevador, resolve tocar a campainha. Eles conseguem se comunicar apesar da dificuldade do idioma. Os vizinhos são chineses e falam pouco o português. Ele passa então a ganhar uma quantidade enorme de selos desses chineses. Um dia a mãe fala que não vai ter aula, ele percebe que algo sério aconteceu naquele dia. Ele vê um carro militar na porta do prédio. Depois o curta conta que os amigos chineses foram presos para interrogatório, que eram correspondentes chineses, que ficaram um ano preso no Brasil até serem deportados de volta a China. O curta é muito bem realizado. Consegue contar em um espaço curto de tempo toda a trama, inicialmente sob o olhar do garoto que é uma graça. O elenco é formado por Alexandre da Costa, Caio Vidal, Chao Chen,Cristian Zucoloto e Marcela Moura.
Beijos,

Pedrita

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Um Lugar ao Sol

Assisti Um Lugar ao Sol (1951) de George Stevens no Telecine Cult. Desde que esse filme estreou no canal quis ver. No início tinha um vídeo do Marcelo Janot falando do filme. Um Lugar ao Sol é baseado no livro Uma Tragédia Americana de Theodore Dreiser publicado em 1925. Ele disse que nesse filme Elizabeth Taylor estava com somente 17 anos. Ela e Montgomery Clift estão mais lindos que nunca. Também está no elenco Shelley Winters. É um grande drama! Montgomery Clift interpreta um jovem pobre e ambicioso, mas parente de uma família muito rica. Seu parente, o dono de uma grande empresa, oferece a ele um emprego. Algo bem simples, é quando ele conhece outra operária interpretada pela Shelley Winters e eles têm um romance.

Ele se apaixona então pela rica jovem interpretada pela Elizabeth Taylor, que também se apaixona por ele. Começam então fatos complexos, difíceis e o filme fica muito triste e violento. As interpretações são majestosas. Tudo é magnífico, cenários, fotografia e figurinos. Obra de arte! Um Lugar ao Sol ganhou 6 Oscars.

Beijos,
Pedrita