sábado, 8 de junho de 2013

Branca de Neve e o Caçador

Assisti Branca de Neve e o Caçador (2012) de Rupert Sanders no Telecine Pipoca. Gostei muito! O roteiro tem muita ação, escuro, mais dramático e foi muito bem desenvolvido. Branca de Neve e o Caçador é bem violento, ágil, ótimos efeitos especiais e belo esteticamente.

Kristen Stewart que me perdoe, mas a Charlize Teron é muito mais bonita que ela. Difícil o filme convencer que a atriz que interpretou a Branca de Neve era muito mais bonita que a Madrasta.

De qualquer forma, a Kristen Stewart atua muito bem e acaba convencendo pela interpretação, mais que pela beleza. Gosto dessas mocinhas não tão mocinhas, corajosas e guerreiras, que lutam e conquistam o poder pelo mérito. Muito bem também está o Caçador interpretado por Chris Hemsworth. O mocinho também não ser tão mocinho e ter uma bela e triste história foi bacana. Branca de Neve e o Caçador é um bom entretenimento, mantém a ação o tempo todo, cria situações interessantes e inovadoras sempre. E os efeitos especiais são lindos, bem criativos e convincentes. Belíssimos cenários e figurinos. Bem sofrível a interpretação do personagem William por Sam Claflin. Alguns outros do elenco são: Ian McShane, Bob Hoskins, Sam Spruell, Nick Frost, Eddie Marsan, Johnny Harris, Brian Gleeson e Vincent Regan.



Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Doramundo

Assisti Doramundo (1977) de João Batista de Andrade no Curta!. Eu estava vendo nos canais que filme ia começar às 22h e vi esse começando, vi os nomes do elenco, só atores incríveis, e quis ver. Adoro esse diretor e esse filme é ótimo. Doramundo é baseado no livro policial de Geraldo Ferraz, ambientado em 1939, e o roteiro adaptado foi realizado pelo diretor e por Wladimir Herzog que foi torturado e morto em 1975.

Filmaram em Paranapiacaba. A história se passa na ferroviária. Uma cidade que vive em torno da ferrovia. Há pensões, trabalhadores, bares, uma pequena cidade. Começam a ter assassinados com os trabalhadores noturnos da ferrovia, todos solteiros. O elenco é incrível: Rolando Boldrin, Irene Ravache, Antônio Fagundes, Denise Del Vecchio, Armando Bógus, Aldo Bueno e Celso Frateschi. A música é de Almeida Prado.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 4 de junho de 2013

Cosmópolis

Assisti Cosmópolis (2012) de David Cronenberg no Telecine Premium. Eu adoro esse diretor, queria muito ter visto no cinema. É incrível, não-convencional, filosófico, assustador. O trailer mostra uma ação que é praticamente inexistente no filme. O roteiro é de Don DeLillo. Cosmópolis fala muito das relações econômicas, de moeda, ações, é desconfortável vermos as relações que promovem o sucesso financeiro de nosso protagonista riquíssimo, interpretado por. Robert Pattinson que passa quase todo o filme dentro de uma limousine. Ele é um homem sem expressão, parece que não sente nada.

Começa o filme ele querendo cortar o cabelo do outro lado da cidade. Os seus seguranças não aconselham. O presidente está na cidade, é arriscado, mas ele insiste. O filme passa então a acontecer nessa trajetória. Nosso protagonista passa a ter reuniões e encontros amorosos no trajeto. Há muitas participações. Ele é casado há um mês, mas ainda não tiveram relações íntimas, ela é interpretada por Sarah Gadon. Desfilam então atores incríveis em pequenas aparições: Juliette Binoche, Abdul Ayoola, Kevin Durand, Samantha Morton,  Mathieu Amalric, Patrícia McKenzie, George Touliatos, Goucht Boy e Paul Giamatti.

Cosmópolis pode ser lido de várias formas, há várias interpretações ou nenhuma. Tudo é surreal, intrigante e fascinante. Vou falar detalhes do filme: Eu fiquei com a sensação que o nosso protagonista encontra-se com ele mesmo. Vê o seu futuro e a sua decadência, mas ele mesmo parece não perceber. Claro, pode ser uma livre interpretação minha.

Pedrita

domingo, 2 de junho de 2013

O Garoto da Bicicleta

Assisti O Garoto da Bicicleta (2011) de Jean-Pierre e Luc Dardenne no Max. Esse filme é incrível e imprescindível nos dias de hoje. Nunca tinha visto um filme desses irmãos belgas, gostei demais. Começa com um garoto no orfanato tentando telefonar ao pai. Ele está inconformado que o telefone foi desativado e o orientador explica que o garoto já sabe pelo porteiro que o pai se mudou e não deixou o endereço.

Em uma dessas tentativas de saber o paradeiro do pai, esse menino se agarra a uma moça para que os orientadores não o levem de volta ao orfanato. Essa mulher se sensibiliza com o garoto e consegue comprar de volta a bicicleta dele. Ele pede então que ela se inscreva para passar os fins de semana com ele. Logo vemos que não é porque ele quer ficar com ela, mas porque ele quer sair para poder continuar procurando o pai. É desoladora a angústia desse garoto. Sua rebeldia e revolta também não é fácil de administrar e é muito bonito como essa mulher tenta acolher e ajudar esse garoto. O final é muito irônico e surpreendente. Como os pais podem ajudar os filhos a se tornar alguém melhor, ou como pode ajudar a criar filhos omissos. Essa mulher é interpretada pela ótima Cécile de France. O garoto está incrível e é interpretado por Thomas Doret. Alguns outros do elenco são: Jérémi Renier e Fabrizio Rongione. O Garoto da Bicicleta ganhou o Melhor Filme eleito pelo Júri no Festival de Cannes.

Beijos,
Pedrita