domingo, 9 de junho de 2013

Sparkenbroke

Terminei de ler Sparkenbroke (1936) de Charles Langbridge Morgan. Faz tempo que comprei esse livro em um sebo por R$ 10,00. É exatamente dessa coleção da foto, da coleção Clássicos Modernos da Editora Abril. Atualmente esse livro só é encontrado no Brasil em sebos ou em edições estrangeiras.

Obra de Frank Bernard Dicksee

Gostei bastante, embora me identifiquei menos. Há um amor não realizado entre um homem e uma mulher, com final trágico, tipicamente romântico. Como se o amor entre essas duas pessoas não pudesse ser profanado. Estranhei esse gênero de amor romântico em 1936. Nosso protagonista tem uma obsessão por cemitérios e pela morte. Criado em um castelo, ele tem uma experiência macabra em um cemitério na infância e parece passar a vida na busca de retornar essa experiência. Imaginei que os góticos devem adorar esse livro, se é que leem e o conhecem.


Obra Saints'  Church Tower (1889) de Alfred John Keen

O protagonista é um escritor e é inspirado em Shelley e Byron. Ele conhece uma mulher de uma beleza irreal e eles se apaixonam não só pela estética, mas pelo pensamento. Ela também ama poesias. O autor também venera a religião e Deus e faz várias relações de sua obra com as crenças religiosas.

Tanto os pintores, bem como os compositores são ingleses como o autor.


Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Oi Pedrita,
    No começo do ano, devorei alguns livros, todos de arte, para a minha pós, mas enrosquei em um e não consigo tempo para terminar!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nina, isso acontece comigo de vez em qd. em geral leio um livro por mês. mas qd enrosco em um levo às vezes 3 meses pq raramente pego pra ler.

      Excluir
  2. Adorei o concerto, mto lindo! :)

    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rachel, eu fiquei estarrecida com esse vídeo. procurava algo com algum compositor inglês e me surpreendi com esse vídeo belíssimo.

      Excluir
  3. Pedrita,
    Não gosto desse tipo de livro. Tb fico triste.
    Já respondeu nossa enquete? Queremos conhecer vc.
    Big Beijos
    Lulu On The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita,
    Não conhecia esse livro nem seu autor. Não é muito minha praia também mas é sempre bom conhecer. Ando um pouco devagar com minhas leituras pois tenho me dedicado mais a escrita. mas estou lendo no momento dois livros que estou gostando bastante. Quando terminar vou falar um pouco sobre eles.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. roseli, eu acabei tendo uns compromissos q a leitura ajudou no processo.

      Excluir

Cultura é vida!