sábado, 23 de julho de 2022

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Assisti Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (2022) de David Yates no HBO Go. Estava muito ansiosa por ver esse filme. Eu amo essa série. O texto maravilhoso é de J. K. Rowling.
 

Mas principalmente porque a Maria Fernanda Cândido está no elenco. Como é linda e talentosa! Ela é uma das candidatas a liderar o mundo bruxo.
O filme começa com o nascimento do Qilin. É de uma tristeza profunda. Foi difícil assistir. E tudo se passa atrás desse animal. Eu amo os animais do filme, é o que gosto mais e fico sempre com a impressão que apareceram pouco, nesse tive mais ainda essa sensação. Não sei se é porque gosto muito deles que fico sempre querendo mais ou porque eles apareceram pouco mesmo. A dança dos escorpiões é apaixonante. 

Nosso vilão mor é o apaixonante Madds Mikkelsen. Tudo tem que ser confuso porque os vilões conseguem saber o futuro. Então nem os mocinhos sabem os passos, cada um só sabe a sua parte e mesmo assim sem detalhes. Esses mistérios dão uma magia especial nesse episódio.
O elenco dessa série sempre impressiona. Adoro o protagonista Eddie Redmayne. Jude Law também é um dos principais. Mas é só ator bom: Dan Fogler, Oliver Masucci, Erza Miller, Alison Sudol, William Nadylam, Jessica Williams, Callum Turner, Katherine Waterson, Victoria Yeats e Poppy Corby-Tuech

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Mahalia

Assisti Mahalia (2021) de Kenny Leon na HBO Pop. Vi esse filme e coloquei pra gravar. É absolutamente inacreditável que eu não conheça essa cantora. Eu tenho um fascínio enorme por cantoras desse período e ouço sempre. Talvez seja pelo fato dela ter sido uma cantora gospel.

Mahalia Jackson (1911-1972) começou a cantar desde cedo, as pessoas paravam na porta pra ouvir. Que voz potente, fiquei impactada, não paro de ouvir as canções que ela interpretava. Ela era órfã e vivia com a sua tia que era abusiva. Aos 16 anos mudou-se para Chicago. Ela dizia que era deus que determinava tudo o que ela iria fazer e tudo que conseguia era graças a ele, então seu repertório era gospel na maioria das vezes.
Danielle Brooks interpreta maravilhosamente a potente Mahala que teve muitos amigos, era generosa, dividia o pouco que tinha, e tinha um gênio forte. O filme mostra a amizade com Martin Luther King e quando ela foi cantar em suas manifestações e infelizmente em sua morte após ser assassinado. Ela foi ovacionada no Carniegie Hall. Vendeu inúmeros LPs. Foi muito bem sucedida musicalmente e financeiramente. Há outros filmes sobre a cantora. 













Beijos,
Pedrita

terça-feira, 19 de julho de 2022

Um Grão de Trigo de Ngugi Wa Thiongo

Terminei de ler Um Grão de Trigo (1967) de Ngugi Wa Thiongo da Alfaguara. Esse livro é muito comentado no Brasil, já figurou nas listas de mais vendidos, quando teve uma feira de livros virtual recente, adquiri. Excelente! O autor é queniano, atualmente é professor em uma universidade nos Estados Unidos. Essa belíssima capa é de Celso Longo.

O marcador de livros é da Livraria Cultura.
 

Obra Labirintos de Jeff Xclusive

O livro começa com duas pessoas procurando Mugo. Querem que ele discurse em homenagem a um revolucionário morto no passado. O livro passa então a misturar os tempos e contar as histórias desses amigos, sua adolescência e a ditadura.
Obra Amo Liberdade de Miguelle Mahuton

O livro mostra como um sistema opressor destrói as relações. É muito difícil sobreviver e manter a dignidade seja sob tortura, violência, medo ou fome. A colonização faz o que pode para desestruturar e desqualificar todas a cultura do povo originário. É projeto de governo deixar faltar tudo, segurança, alimentos, dignidade. Prender e torturar. Cada um vai sobrevivendo como pode, nem sempre com dignidade, porque é muito difícil lutar contra o desmonte, contra a maldade. É doloroso ver a juventude deles, os sonhos, e depois eles sobrevivendo como podem, com os caminhos tortos que escolhem, desolador.
Obra de Michael Musyoka

A qualidade do texto impressiona, tudo é milimetricamente tecido e ordenado. Espantoso! É tudo muito profundo, nada é didático. As vidas vão tecendo as tramas e nas entrelinhas as destruições dos laços.


Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Persuasão

Assisti Persuasão (2022) de Carrie Cracknell na Netflix. Assim que vi que esse filme entrou nesse streaming comecei a ver. Depois indo ao computador, estava nos trending topics do Twitter. Mesmo com a redução expressiva de assinantes, a Netflix continua com forte adesão. Lindo esse pôster, mas igual ao outro filme que vi, mostra a cena final. É baseado no livro de Jane Austen que não li.

Essa versão procura ser inclusiva, com diversidade de elenco, mas os gordinhos continuam existindo na trama pra serem ridicularizados e diferente da época, as atrizes são magérrimas como a regra estética atual. Inclusive a protagonista faz vários comentários preconceituosos sobre o peso da personagem, como "cada um gosta do que quer" e ri debochando. Talvez se a protagonista fosse negra o filme seria mais inovador, porque elenco negro sempre de apoio, ou de amiga da protagonista é mais do mesmo, é uma inclusão, pero no mucho.
Muito linda a Dakota Johnson. A personagem usa aquele recurso de falar com o espectador. Li uma crítica falando na originalidade, bom, a série Gentleman Jack usava exatamente esse recurso e da mesma forma. Acho que a própria direção cansou do recurso durante a trama, porque diminui do meio pro final. Ou banca até o fim ou retira. Eu achei que esse recurso perdeu um pouco a mágica do filme.

Muito lindo o ator que faz o marinheiro, Cosmo Jarvis. Alguns outros do elenco são: Richard E. Grant, Henry Golding, Ben Bailey Smith, Yolanda Kettle, Nikki Amuka-Bird,  Lydia Rose Bewley e Mia Mckenna Bruce. A direção de arte é linda, os figurinos são lindos, belíssimas locações, deslumbrante fotografia, é um filme bonito.

Beijos,
Pedrita