terça-feira, 19 de julho de 2022

Um Grão de Trigo de Ngugi Wa Thiongo

Terminei de ler Um Grão de Trigo (1967) de Ngugi Wa Thiongo da Alfaguara. Esse livro é muito comentado no Brasil, já figurou nas listas de mais vendidos, quando teve uma feira de livros virtual recente, adquiri. Excelente! O autor é queniano, atualmente é professor em uma universidade nos Estados Unidos. Essa belíssima capa é de Celso Longo.

O marcador de livros é da Livraria Cultura.
 

Obra Labirintos de Jeff Xclusive

O livro começa com duas pessoas procurando Mugo. Querem que ele discurse em homenagem a um revolucionário morto no passado. O livro passa então a misturar os tempos e contar as histórias desses amigos, sua adolescência e a ditadura.
Obra Amo Liberdade de Miguelle Mahuton

O livro mostra como um sistema opressor destrói as relações. É muito difícil sobreviver e manter a dignidade seja sob tortura, violência, medo ou fome. A colonização faz o que pode para desestruturar e desqualificar todas a cultura do povo originário. É projeto de governo deixar faltar tudo, segurança, alimentos, dignidade. Prender e torturar. Cada um vai sobrevivendo como pode, nem sempre com dignidade, porque é muito difícil lutar contra o desmonte, contra a maldade. É doloroso ver a juventude deles, os sonhos, e depois eles sobrevivendo como podem, com os caminhos tortos que escolhem, desolador.
Obra de Michael Musyoka

A qualidade do texto impressiona, tudo é milimetricamente tecido e ordenado. Espantoso! É tudo muito profundo, nada é didático. As vidas vão tecendo as tramas e nas entrelinhas as destruições dos laços.


Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada. Especialmente porque a realidade da colonização é ainda muito presente e justificativa para ações imperialistas. Acho importante frisar que há e houve pessoas, em países imperialistas, que são e - principalmente - que foram contra o imperialismo. Estas deixaram obras em que defendem o seu ponto de vista.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exato, o autor sabe conduzir de modo impressionanet.

      Excluir
  3. Qual a areia que vc compra e o preço do saco de 4k? A Cobasi, a Petz e até outra entregam mas compro a que custa mais barata. São 6 gatas e por uns 6 meses tenho Julie Christie como hóspede(free). Bj,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, atualmente eu compro mitzi pq não gosto do cheiro da ketz. a mitz é pouca coisa mais cara.

      Excluir
  4. Soa a um livro duro, um retrato sofrido de uma realidade imposta, retratos sociopolíticos que gosto de ler quando bem ficcionados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, exato, duríssimo. difícil leitura. esse é muito bem escrito e coordenado.

      Excluir
  5. Como dia acima, um livro intenso sobre uma realidade de vida. Gosto do titulo!
    -
    Coisas de uma vida || Um blogue que aconselho.||

    Beijos, boa tarde.

    ResponderExcluir
  6. Impactada com sua excelente resenha!
    Gosto demais de livros com essa narrativa realidade/afeto/arte/desconstrução e esse é maravilhoso desde a capa.
    Já levo a indicação

    ResponderExcluir

Cultura é vida!