sábado, 25 de junho de 2011

A Fita Branca

Assisti A Fita Branca (2009) de Michael Haneke no Telecine Cult. Eu gosto muito desse diretor, seus filmes são tensos e profundos, então tentei ver esse filme nos cinemas, mas não consegui, quase todos os filmes desse diretor eu vi nos cinemas. A Fita Branca é um de seus filmes mais difíceis, mais complexos. Eu fiquei atônita, chocada e profundamente amargurada. No início há um ótimo vídeo do Marcelo Janot que ajuda muito na compreensão dessa obra tão complexa. Apesar de dizer que uma obra só trás perguntas, A Fita é Branca lança uma nuvem no futuro. O filme é sobre acontecimentos perversos que acontecem em um vilarejo na Alemanha. As crianças desse vilarejo serão os militares da Segunda Guerra Mundial.

Os pais são perversos, violentos e exagerados, mas não educam, e é isso o que mais assusta em A Fita é Branca. Há um silêncio nas famílias que escondem verdadeiras perversidades que desencadeiam filhos monstruosos. Tudo é perfeito nesse filme, a  direção incrível, difícil dirigir um filme com tantas crianças, tudo é dissimulado e subentendido, nada é claro. A belíssima fotografia, cada cena é milimetricamente estudada na beleza e no conteúdo. E os excelentes atores:  Bughart Klauôner,  Christian Friedel, Leoni Benesch,  Ulrich Tukur., Ursina Lardi,  Leonard Proxauf,  Thibault Sérié,  Rainer Bock, Roxane Duran,  Miljan Chatelain, e Susanne Lothar. A Fita Branca ganhou vários e importantes prêmios como a Palma de Ouro em Cannes e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Último Dia De Um Condenado

Terminei de ler O Último Dia de Um Condenado (1829) de Victor Hugo da Estação Liberdade. Minha irmã que me emprestou esse livro, quis ler assim que vi o filme Os Miseráveis, que quero ler também. Como devem imaginar, é sobre um condenado à pena de morte. O texto é muito filosófico já que são as últimas semanas de um condenado à morte, desde o último julgamento, sem detalhes, só com a sentença até o momento final. É o condenado e seus últimos pensamentos. O livro é fantástico e dramático. Nós não sabemos quase nada do que esse condenado fez. Sabemos que ele não é miserável, que parece que matou alguém, que tem uma filha, uma mulher e a mãe, mas sabemos pouco dele. Esse certo anonimato dá para pensarmos muito sobre a pena de morte e humaniza o réu. Sempre me impressiono com as multidões que iam ver as execuções como se fossem um show. Incomoda também o relato do padre que é indiferente de tanto condenado com quem já rezou.

Obra The Wreck de Théodore Géricault

Victor Hugo é contrário à pena de morte e esse livro foi muito criticado. Essa edição publica um prefácio que está no final do livro onde é contrário à pena de morte e um outro divertido texto imitando aqueles que o criticaram. O Último Dia de Um Condenado é claro um livro muito triste e desesperançoso, escrito maravilhosamente. Vamos momento a momento acompanhando esses dias angustiantes do nosso protagonista.

Primeira frase de O Último Dia de Um Condenado de Victor Hugo

“Condenado à morte!”

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 21 de junho de 2011

Segurança Nacional

Assisti Segurança Nacional (2010) de Roberto Carminatti no Canal Brasil. Eu sabia que esse filme tinha levado severas críticas, mas queria ver mesmo assim. É realmente fraquinho, mas as imagens dos aviões são lindas, bela fotografia e excelente elenco. Parece um filme pra promover a Força Aérea Brasileira, o Exército e o Governo de Santa Catarina. Tanto que Santa Catarina cai de paraquedas o tempo todo na trama. O filme acontece na maior parte do tempo, na Amazônia e Brasília.Quem gosta de aviões não deve perder, todos os aviões que passam aparecem nomeados e as cenas são realmente bonitas.

Segurança Nacional é um filme de ação. O Brasil criou um sistema de satélite que controla o tráfico na Amazônia. Traficantes estrangeiros querem destruir o sistema. O militar heroi é interpretado pelo belo Thiago Lacerda. O filme não emociona e em alguns momentos é bastante didático no texto, melodramático na direção e com trilha sonora melosa. O Presidente do Brasil é interpretado pelo excelente Milton Gonçalves. A mulher responsável pelo sistem de satélites é interpretado pela ótima Ângela Vieira. Um deputado contra o sistema é interpretado por outro ótimo ator, Gracindo Jr. O ótimo elenco continua: Ailton Graça,  Viviane Victorette,  Sônia Lima, Claudio Galvan e Márcio Rosário. Inclusive Fernando Torres faz uma pequena participação. E ainda o ator mexicano Joaquim Cosio. Pelo o que li esse filme foi realizado, mas lançado somente uns 4 anos depois.


Beijos,

Pedrita

domingo, 19 de junho de 2011

Faça a Coisa Certa

Assisti Faça a Coisa Certa (1989) de Spike Lee no Telecine Cult. No início tinha um vídeo do Marcelo Janot que explica bem melhor sobre o filme. No Brooklin, o preconceito, as diferenças e a intolerância convivem. Spike Lee interpreta o Mookie, um entregador de pizza que ive em atrito com  o dono do estabelecimento que é um descendente de italiano. No bairro negro há ainda uma loja de coreanos. E moram ainda porto-riquenhos. Com um calor infernal todos, sem exceção, disputam com violência verbal o seu espaço.Faça a Coisa Certa é um filme tenso, difícil e profundo. Os tons vermelhos fazem o calor parecer mais insuportável. Tudo é inteligente e milimétrico. Algo aparece com um significado que é multiplicado depois.

No elenco estão Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee, Richard Edson, Giancarlo Sposito, Bill Nunn, Martin Lawrence, Samuel L. Jackson, Rosie Perez e John Turturro.



Beijos,
Pedrita