quinta-feira, 1 de abril de 2021

Mussum - Um Filme do Cacilds

Assisti ao documentário Mussum - Um Filme do Cacilds (2019) de Susanna Lira no Canal Brasil. Queria muito ver esse filme. Essa diretora vem despontando com ótimos filmes e esse não é diferente. Além de contar a história cativante de Mussum, falou de várias questões importantes como o negro na televisão. Lázaro Ramos faz a narração. Há animações, fotos, é muito dinâmico, interessante e ágil. Gostei demais!

A mãe de Mussum era doméstica. Quando estudava, Mussum, que ainda não se chamava Mussum, ensina a mãe a ler. Eu não sabia que Mussum tinha se formado mecânico. O documentário conta a carreira musical antes dos Originais do Samba. Nos grupos que participou viajou pelo mundo.
Depois falaram dos Trapalhões, a fase que mais conheço do Mussum. Dedé Santana conta que viu Mussum no show dos Originais do Samba e sugeriu que o convidassem. Mussum disse que não era comediante. Didi falou que escreveria pra ele falar,  mas logo ele já se tornou esse grande comediante. Didi fala do sucesso com quatro protagonistas fora dos esteriótipos, mas o documentário faz críticas ao racismo do programa, embora não cite o machismo e as mulheres sempre como mercadoria. O doutor em comunicação Joel Zito Araújo faz as análises sobre o papel do negro na televisão, da pouca representatividade. Mussum foi casado, mas teve vários filhos com várias mulheres.

O documentário menciona também o sucesso dos filmes dos Trapalhões que até hoje estão entre os filmes mais vistos no cinema no Brasil.

Beijos
Pedrita

quarta-feira, 31 de março de 2021

As Faces do Demônio

Assisti As Faces do Demônio (2019) de Hong-seon Kim no TelecinePlay. Voltei ao meu gênero favorito! Que delícia de filme coreano! Muito, mas muito violento! Confesso que estranhei a base ser a religião católica. Em geral os filmes de terror orientais falam da cultura oriental, estranho ver falando de uma religião ocidental.

É um filme clássico de exorcismo. No passado um padre tenta tirar o demônio de uma jovem e não consegue. Vem para o presente, para uma família mudando-se para uma casa e coisas estranhas passam a acontecer. O elenco é ótimo: Sung-Woo Bae, Dong-il Sung, Jang Young-Nan, Hye Jun kim e Kang-Hoom Kim.

O filme não economiza catchup, cenas violentas e demoninhos, aqui os meus fantasminhas vem em demoninhos, vários. Muito interessante o familiar estar maluco atacando a família e logo depois aparecer o mesmo parente afetivo de outro lugar muito diferente de onde o outro estava. E não são sempre os mesmos. Nunca sabemos quem é o demoninho da vez, gostei muito. 

Eu ouvi no som original, diferente do trailer.

Beijos,
Pedrita

domingo, 28 de março de 2021

Lucicreide vai pra Marte

Assisti Lucicreide Vai Pra Marte (2021) de Rodrigo César no Now. O roteiro é de Cadu Pereiva, Chico Amorim Dadá Coelho. Essa semana o filme entrou pra ser alugado nas plataformas. Chegou a estrear no cinema, mas aqui em São Paulo, uns dias depois, todas  as salas foram fechadas.  Finalmente consegui ver. Que delícia de filme! Amei!

Lucicreide trabalha na casa do Arnaldo que trabalha para a Nasa. Ele está muito ocupado em selecionar quem dos cidadãos comuns inscritos irão pra Nasa pra treinamento e um ser escolhido para seguir pra Marte. Ele não olha o desenho do filho.
Lucicreide está enlouquecida com seus cinco filhos. Amo a Fabiana Karla e como nos diverte. Seu marido sumiu e a sogra, que não é fácil, aparece, ela é  interpretada pela ótima Dona Irene. Lucicreide quer sumir e o filho da patroa resolve inscrever Lucicreide no projeto da Nasa. Gostei demais de todas as crianças: Gianlucca Mauad, João Neto, Maria Eduarda Marina Maia, Guiguiba e Isaac Guedes. Uma graça o garoto achar que uma viagem seria bom pra Lucicreide já que a mãe também viajou porque estava nervosa. Gostei muito de mostrar mulheres reais, mães imperfeitas.
E claro que Lucicreide vai pra Nasa. As cenas aéreas da Nasa são deslumbrantes. Eles são apresentados a Nasa, acompanhamos a visita, fascinante. E a gravidade zero? Que delícia!!! Mas acho que eu amei mesmo os sonhos da Lucicreide, nossa, geniais. O elenco todo é ótimo. Interpretam os diretores da Nasa: Lucy Ramos, Isio Ghelman e Leandro da Matta

E a equipe que vai para o treinamento tem Adriana Birolli como a vilã. Todos os outros participantes de alguma forma Lucicreide ajuda. Muito lindo como ela consegue ajudar cada um a se encontrar, achar um motivo pra seguir em frente, emocionante. Estão nesse núcleo Cacau Hygino, Fernando Ceilão e Ceronha Pontes. Só depois que assisti que descobri que o diretor faz um repórter estrangeiro. Há muitas cenas de jornalismos de TV contando sobre a seleção de civis pra seguir pra Marte.

Muito bonito mostrar o pai que está com dificuldades de administrar a sua vida pessoal e profissional. Que tudo começa a se acertar quando ele se humaniza. Renato Chocair está muito bem no papel.

Beijos,
Pedrita