quinta-feira, 1 de abril de 2021

Mussum - Um Filme do Cacilds

Assisti ao documentário Mussum - Um Filme do Cacilds (2019) de Susanna Lira no Canal Brasil. Queria muito ver esse filme. Essa diretora vem despontando com ótimos filmes e esse não é diferente. Além de contar a história cativante de Mussum, falou de várias questões importantes como o negro na televisão. Lázaro Ramos faz a narração. Há animações, fotos, é muito dinâmico, interessante e ágil. Gostei demais!

A mãe de Mussum era doméstica. Quando estudava, Mussum, que ainda não se chamava Mussum, ensina a mãe a ler. Eu não sabia que Mussum tinha se formado mecânico. O documentário conta a carreira musical antes dos Originais do Samba. Nos grupos que participou viajou pelo mundo.
Depois falaram dos Trapalhões, a fase que mais conheço do Mussum. Dedé Santana conta que viu Mussum no show dos Originais do Samba e sugeriu que o convidassem. Mussum disse que não era comediante. Didi falou que escreveria pra ele falar,  mas logo ele já se tornou esse grande comediante. Didi fala do sucesso com quatro protagonistas fora dos esteriótipos, mas o documentário faz críticas ao racismo do programa, embora não cite o machismo e as mulheres sempre como mercadoria. O doutor em comunicação Joel Zito Araújo faz as análises sobre o papel do negro na televisão, da pouca representatividade. Mussum foi casado, mas teve vários filhos com várias mulheres.

O documentário menciona também o sucesso dos filmes dos Trapalhões que até hoje estão entre os filmes mais vistos no cinema no Brasil.

Beijos
Pedrita

12 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ver este filme. O Mussum realmente conseguiu se destacar como músico e como 'trapalhão'.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, muito talentoso. o documentário é ótimo. ágil, inteligente, gostei demais.

      Excluir
  2. Uma maravilhosa publicação!! :)
    -
    É preciso união... a esperança não acabou
    -
    Um excelente fim de semana de Páscoa, para todos, com; Saúde, Paz, Compreensão e muita Prudência, extensivo a todos os vossos familiares e amigos. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrita, eu também conheço mais o Mussum pela época dos trapalhões. Gostei muito da dica do documentário. Já anotei aqui.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, acho que vai gostar, o documentário é muito bom.

      Excluir
  4. Esse eu tenho muitaaaaaaaaaaaa vontade de ver! O Mussum, assim como Os Trapalhões, fez parte da minha infância. Muita coisa eu não gostava, pq era uma criança enjoada que não sabia brincar e tinha dificuldade de entender piadas, mas eles fizeram nem que fosse me irritando na hora do almoço hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, tinham piadas ótimas, outras nem tanto. mussum era muito carismático. tb gostava.

      Excluir
  5. Olá Pedrita
    Tenho muita vontade de assiatir e fiquei com mais vontade ainda depois da sua resenha.
    Sem dúvida um ícone do humorismo, mas gostei mesmo foi que vc diz que é ágil e trata de muitos temas.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pedrita. Parabéns pela matéria, para mim o Mussum e o Zacarias eram os melhores dos trapalhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, adorava os dois tb. mas precisava dos outros personagens pra dar palco pro mussum e zacharias.

      Excluir

Cultura é vida!