quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O Homem que Ri

Assisti O Homem que Ri (2012) de Jean-Pierre Améris no Max. Vi o horário e o nome do filme pelo controle remoto, fui olhar elenco e sinopse, resolvi ver. É baseada na obra homônima de Victor Hugo e traz um elenco incrível Gérard Depardieu e Emmanuelle Seigner. Estão excelentes os protagonistas interpretados por Marc André Grondin e Christa Théret.

Vou falar detalhes do filme: É um drama romântico onde a bela jovem é intacta.Onde o amor romântico não pode se consumar antes da morte. Essa obra também é muito politica. Quero muito ler essa obra do Victor Hugo. O filme é muito bem realizado, belíssima reconstituição de época. 

Esse texto é da época onde as crianças eram muito maltratadas. O menino tem o rosto cortado com um sorriso medonho. Abandonado na chuva, e a cena do abandono é desesperadora. Na neve, morrendo de frio, encontra uma mulher congelada com uma criança viva em sofrimento. Ele carrega a menina, mas ninguém da cidade os socorre. Um homem pobre é que os salva e critica a falsa caridade cristã. As crianças são lindas interpretadas por Romain Morelli e Fanie Zanini.
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Trem Noturno para Lisboa

Assisti Trem Noturno Para Lisboa (2013) de Bille August no Telecine Cult. Vi o nome desse filme e filmes com trem no nome já vi vários. Fui pesquisar para ver se já tinha visto esse, mas como é recente, vi que não. Adoro o Jeremy Irons. Trem Noturno Para Lisboa é baseado na obra do suíço Pascal Mercier e tem uma trama muito intrincada.

Jeremy Irons interpreta um homem solitário que joga xadrez sozinho, vive em um apartamento repleto de livros. Ele sai de casa, na ponte salva uma moça que ia se jogar. Ela segue com ele que vai dar aulas, fica assistindo a aula, até que vai embora, mas deixa o casaco onde há um livro. Ele fica fascinado pelo que lê e começa a investigar sobre o autor. Pega então um Trem Noturno para Lisboa e lá vai investigar a história desse médico. É um belo filme. Gosto de vários atores do elenco: Charlotte Rampling, Lena Olin, Christopher Lee e
Bruno Ganz.

Alguns outros do elenco são:  Jack Huston, August Diehl, Mélanie Laurent,  Beatriz Batarda, Tom Courtenay e Martina Gedeck.



Beijos,
Pedrita

domingo, 16 de novembro de 2014

Hans Hartung: Oficina do Gesto

Fui ver a exposição Hans Hartung: Oficina do Gesto no Centro Cultural Banco do Brasil. Que obras maravilhosas. Hans Hartung (1904-1989) nasceu na Alemanha. Suas obras são de vários momentos. A mostra traz 162 obras com curadoria da Fundação Hartung-Bergman.

Na Segunda Guerra Mundial, Hans Hartung lutou na Legião Estrangeira contra o nazismo e perdeu uma perna. Nos últimos anos, Hartung utilizava vários objetos para pintar e estão expostas na mostra. Há um vídeo com ele utilizando alguns. No final da vida, apesar de bem debilitado e de cadeira de rodas, ainda produziu muito. 


Fiquei impressionada com o jogo de sombras que Hartung fazia. Alguns obras parecem que estão em parte na sombra e em outra parte bate sol. Incrível técnica. A mostra é gratuita e fica até 12 de janeiro.
Beijos,
Pedrita