Assisti Final Fantasy (2001) de Hironobu Sakaguchi no HBO Plus. Uma co-produção entre Japão e Estados Unidos. Eu adoro filmes de ficção científica e animação e Final Fantasy é muito bom. Os personagens são animação mas muito similiares a atores. Gostei muito do roteiro de Al Reinert, Hironobu Sakaguchi e Jeff Vintar. É muito atual.
Nossos protagonistas estão em 2065. A terra não é mais habitável e foi tomada por alienígenas. Só nessa questão que fica ficção, mas a terra seca, sem a possibilidade de vida humana é o que mais se discute atualmente.
Gostei muito dos debates sobre a ciência e ações militares. A dificuldade de militares compreenderem o pensamento abstrato da ciência e as complexas pesquisas que nem sempre parecem mostrar uma saída. Os militares acabam preferindo usar a força, não aceitar argumentos e esperar ver se os resultados das pesquisas científicas serão satisfatórios. E Final Fantasy discute bastante a distância entre esses dois raciocínios.
Tecnicamente Final Fantasy é muito bem feito. É a Square Company que cuida de boa parte dos efeitos especiais, juntamente com a Chris Lee Productions. Só não gostei da caracterização do vilão e do mocinho. Eles ficaram parecidos demais e me confundiu um pouco. Vi que Final Fantasy tem uma série de jogos de RPG. Não me animei muito porque imagino que deve ser para matar alienígenas e não é o tipo de game que gosto. Gostei muito da música do final, simplesmente maravilhosa!
Beijos,
Pedrita