segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Gianni Ratto - artesão do teatro

Fui na exposição Gianni Ratto - artesão do teatro na Caixa Cultural, Galeria Paulista. É em homenagem a essa grande personalidade do teatro, diretor, cenógrafo, figurinista, iluminador, escrito e ator. Nasceu em Milão, veio ao Brasil a convite de Maria Della Costa onde dirigiu seu primeiro espetáculo, O Canto da Cotovia, de Jean Anouilh.
A exposição traz muitos desenhos de cenários, vi a quantidade de cenários para a ópera como a montagem de Lucia de Lammermoor em 1954, no Scala de Milão. Pará vários espetáculos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro dirigiu, fez cenários, iluminação e figurinos. Montagens de óperas de 1967, 1979, 1981, 1982, 1986.
Me surpreendi com os detalhes dos desenhos. Várias gavetas trazem muitos desenhos de cenários, figurinos, a perfeição dos traços, a beleza, todos cobertos com papel de seda. Muito diferente do que tenho visto recentemente.

Também há um quadro com montagens de fotos daqueles que estiveram em suas produções. Foi uma surpresa ver Cleide Yáconis numa bela minissaia, Flávio Rangel, Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes como Cyrano de Bergerac, Cyro del Nero, Paulo Autran, Sérgio Britto, Sergio Mamberti, entre tantos outros.

A exposição Gianni Ratto - artesão do teatro é grátis e fica em cartaz até o dia 23 de setembro.




Beijos,


Pedrita

7 comentários:

  1. Gianni foi um genio para o teatro, sem palavras

    ResponderExcluir
  2. Eu ia gostar de ver os desenhos dos cenários. Acho lindos!

    ResponderExcluir
  3. Um bom texto: simples, objetivo. Em outras palavras: informativo na medida certa. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. mário, eu que agradeço a visita. pena que seu blog não permite comentários. gostei muito dos seus desenhos.

    ResponderExcluir
  5. Pedrita,
    faço minha pesquisa sobre os figurino criados por Gianni Ratto. A exposição estava realmente muito interessante. Pretendo realizar outra só sobre seus figurino em 2008 ou 2009. Quando você quiser fazer algum comentário sobre figurinos, cenografia, sonoplastia ou iluminação teatral, aparece lá no meu blog e posta alguma coisa ou me manda por e-mail, ok?
    Beijo e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Puxa, ao escrever o comentário, eu coloquei meu nome e também o endereço do blog (www.vestindoacena.com), não sei porque não apareceu no comentário. Bom, agora que já achou o caminho, espero que retorne mais vezes. Eu a visitarei muito. Adorei o blog. Eu ainda estou aprendendo a usar as ferramentas. Um beijo, Rosane

    ResponderExcluir

Cultura é vida!