quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Fausto de Goethe

Fui ao recital com composições do Fausto de Goethe na CPFL em Campinas. Essa apresentação está inserida na série O Mito do Fausto no Tempo e começou com a exibição de um trecho de uma série alemã baseada no livro Dr. Fausto de Thomas Mann que é maravilhoso. Passaram o trecho que o Fausto conta que vendeu a alma ao diabo para realizar o seu sonho de compositor.

Foi um recital maravilhoso, fiquei várias vezes emocionada, arrepiada. Não só pelos belíssimos poemas de Goethe (foto), como pela música e principalmente pela interpretação magnífica dos músicos que eram: Adélia Issa, soprano, Marcos Tadeu, tenor, Carlos Eduardo Marcos, baixo e Ricardo Ballestero (foto: crédito - João Pires), pianista. Magistral!
Adélia Issa (foto) interpretou sempre Margarida ou Gretchen, Marcos Tadeu, Fausto e Carlos Eduardo Marcos, Mefistófeles.

Fiquei muito surpresa de ver quantos compositores fizeram música para o Fausto de Goethe. No repertório do recital estavam os compositores: Beethoven, Schubert, Berlioz, Wagner, Wolf, Boito, Stravinsky e Gounod. Composições, estilos e idiomas diferentes. No palco projetavam os poemas de Goethe que eram interpretados. Achei ótimo porque podíamos acompanhar a dramaticidade de cada momento. Me surpreendi muito com a frieza do público, era um espetáculo de tirar o fôlego, maravilhoso, com interpretações incríveis, mas eles somente aplaudiam.

Não consegui localizar especificamente os poemas que foram interpretados, mas escolhi alguns para ilustrar o post.
Trechos do Fausto de Goethe em que Margarida está sozinha:
Sinto o coração pesado.
Dias de paz, onde estais?
Ai, descanso abençoado,
nunca, nunca, nunca mais!
Inda não quitei a vida,
e já ’stou na sepultura.
Quem nasceu tão sem ventura,
melhor não fora nascida.

Trago esvaído o juízo,
o coração como louco.
Sempre durastes bem pouco,
horas do meu paraíso.

Mefistófoles:

Agora toca a ver se desfazemoso encalhe da soleira.
Quem nos deradente de rato aqui!...
Pedi-lo e tê-lo, tudo foi um; já lhe oiço a roedura;
não tarda uma unha negra. Esconjuremo-lo!

«O Senhor dos ratos, murganhos e moscas,
«das rãs, percevejos e mais sevandijas,
«ordena que roas as figuras toscas,
«que ele unta de azeite nestas pedras rijas.

Beijos,

Pedrita

12 comentários:

  1. Mais uma postagem de alto nível. Sem dúvida, o Dr. Fausto de Thomas Mann é uma obra-prima. E o de Goethe, então, nem é bom falar, de tão primoroso. De ter sido um programa e tanto... Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Estou passando por aqui para dar meus parabéns
    pela sua indicação, ao prêmio blog 5 estrelas!
    Seu blog é muito original, parabéns 2x!
    rsrs...
    =]

    ResponderExcluir
  3. Não consigo vir muito aqui pois no meu serviço só entro no zip.net. O blogger é bloqueado :-((
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Na correria hoje.. volto com mais calma depois pra ler tudinho! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, muito obrigada pela visita à Biblioteca de Jacinto. Ainda só dei uma olhadela ao teu blogue mas gostei do que vi. Voltarei.

    ResponderExcluir
  6. Pedrita, deve ter sido lindo espetáculo. Nunca fui à um recital como este. Talvez o público tenha sido frio por desconhecer a obra. Ou porque muitos estavam lá para marcar presença, tendo o recital como um evento social e esquecendo que na verdade era um evento artístico e que arte é emoção!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Pedrita,
    tudo bem?
    Aceitei sua proposta e fiz a lista de cinco livros. Acabei de publicá-la no blog (www.paisagensdacritica.zip.net)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Deve ter sido uma noite e tanto.. em companhias tão ilustres, entre talentos tão presentes, entre mitos eternos.. um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Casa nova, hein? Boa sorte em sua nova residência! Fausto é obra-prima do teatro. Aliás, falar de Goethe é covardia em todos os sentidos. Já leu Confissões Amorosas do Jovem Werther? é lúdico! Pena que nunca fizeram uma adaptação cinematográfica a altura do gênio teatral do autor.

    (http://claque-te.blogspot.com): Pulp Fiction, de Quentin Tarantino.

    (http://houseagency.blogspot.com): Clonagem.

    http://reacaocultural.blogspot.com - Cinema Nacional (coluna claque-te)

    ResponderExcluir
  10. Oi Pedrita! Desculpe pela ausência, mas a minha listinha finalmente ficou pronta. E você aí, nos recitais, matando a gente de inveja, né? Beijos...

    ResponderExcluir
  11. hehehehehe, como sou distraído... o da listinha pronta aí em cima e morrendo e inveja fui eu,
    aqueta-2.zip.net

    ResponderExcluir
  12. estou literalmente babando com estes últimos posts seus. E eu aqui, só estudando e trabalhando :( Mas tenho que arrumar tempo, pois nem ao cinema estou podendo ir. Veja só!!! Bjaço.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!