quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Eça

Terminei de ler Eça (2012) de Sonia Sales da Editora Kelps. Eu adoro esse escritor, já li várias de suas obras como Os Maias que li em 2009 e comentei aqui. Não conhecia praticamente nada de sua história. E a biografia me surpreendeu muito. Eça de Queiroz nasceu de uma relacionamento entre duas pessoas que não eram casadas, então ele foi criado por outra pessoa e a sua paternidade só foi oficializada depois dos 40 anos quando ele foi casar.

Eça foi Consul e trabalhou em vários países. Em Cuba tentou ajudar chineses que eram explorados. A obra tem várias fotos que são do acervo da Sociedade Eça de Queiroz que fica no Rio de Janeiro e promove encontros e debates sobre a vida e obra do autor. Essa capa é uma caricatura feita por Rafael Bordalo Pinheiro em 1880. Gostei muito do livro!

Trecho de Eça de Sonia Sales:

“Lendas foram criadas em torno de Eça de Queiroz, uma delas a sua suposta frieza. É difícil de acreditar que José Maria Eça de Queiroz, conhecido por sua irreverência e tiradas sarcásticas, fosse capaz de um grande amor, mas aquela máscara de indiferença se desfaz nos relatos dos filhos, dos amigos, e nas cartas amorosas que enviou a Emília durante sua vida juntos. O noivo apaixonado, o marido fiel, o pai zeloso, tudo transparece nas palavras por eles trocadas,” 

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

2 Coelhos

Assisti no cinema 2 Coelhos (2012) de Afonso Poyart no Projeta Brasil 2012. Esse era outro que queria ver na telona, já tem passado no Telecine Premium, o 007 já viu umas três vezes, mas eu queria a telona. Foi o último filme da maratona. Eu sabia que tinha muitos efeitos especiais, muitos recursos e achei que na telona ficaria incrível e é realmente incrível. O roteiro é ótimo. Todo entrecortado, vamos aos poucos juntando os pontos.

2 Coelhos utilizam vários recursos, animações, imagens que viram quadrinhos, quadrinhos, gráficos, videogame, gostei demais! Também adoro o elenco, gosto demais do trabalho do Fernando Alves Pinto. Adoro a Alessandra Negrini e o Caco Ciocler. 2 Coelhos é ágil e inteligente. Não vou falar nada do roteiro que o mágico é ir descobrindo. Alguns outros do elenco são: Marat Descartes, Robson Nunes, Thaíde, Roberto Marchese, Nceo Villa Lobos e Aldine Muller. A trilha sonora também é ótima. Eu e o público vibrávamos no filme.



Beijos,
Pedrita

domingo, 18 de novembro de 2012

Xingu

Assisti no cinema Xingu (2012) de Cao Hamburger no Projeta Brasil 2012. Continuando minha maratona finalmente vi esse filme. Vi várias entrevistas, trechos, ansiava por ver. Quando esteve nos cinemas eu demorei pra poder ter tempo pra ver e aí estava em um único bairro dessa cidade enorme. Aí aguardava o Projeta Brasil para reparar essa minha falta. Já tinha visto que as paisagens são belíssimas e na telona ficam deslumbrantes. A direção de fotografia é de Adriano Goldman. Sabia que faria muita diferença ver esse filme na telona.

Eu simplesmente adoro o elenco principal João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat. Depois aparece outra atriz que adoro, a Maria Flor. Os três interpretam os irmãos Villas Boas. O filme fala que é baseado em fatos reais, portanto não sei o que é ficção ou realidade. Em busca de aventuras eles se inscreveram como peões para medir terras no Centro Oeste. Acabam encontrando os índios e esse encontro muda completamente a vida deles. Jovens, apaixonados, eles acabam ajudando a preservação dos índios e a criação do Parque Nacional do Xingu. Claro, como jovens, também cometeram erros e esse tom realista é que faz o filme mágico. São pessoas com ótimas intenções, com grandes feitos, mas imperfeitos. Julgá-los pela imperfeição é querer encobrir ou atrapalhar o que desejavam fazer para proteger os índios.

Os índios atuam brilhantemente. Fábio Lago e Augusto Madeira estão também no elenco. A trilha sonora de Beto Villares é linda, as cenas com os índios apaixonantes, é um filme belo e maravilhoso! No final mostram fotos e trechos de vídeos dos Villas Boas, fiquei impressionada com as semelhanças e caracterização dos atores que os representaram! Xingu ficou em terceiro lugar no Festival de Berlim e ganhou Melhor Fotografia no Festival Contigo de Cinema.

Beijos,
Pedrita