quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Eça

Terminei de ler Eça (2012) de Sonia Sales da Editora Kelps. Eu adoro esse escritor, já li várias de suas obras como Os Maias que li em 2009 e comentei aqui. Não conhecia praticamente nada de sua história. E a biografia me surpreendeu muito. Eça de Queiroz nasceu de uma relacionamento entre duas pessoas que não eram casadas, então ele foi criado por outra pessoa e a sua paternidade só foi oficializada depois dos 40 anos quando ele foi casar.

Eça foi Consul e trabalhou em vários países. Em Cuba tentou ajudar chineses que eram explorados. A obra tem várias fotos que são do acervo da Sociedade Eça de Queiroz que fica no Rio de Janeiro e promove encontros e debates sobre a vida e obra do autor. Essa capa é uma caricatura feita por Rafael Bordalo Pinheiro em 1880. Gostei muito do livro!

Trecho de Eça de Sonia Sales:

“Lendas foram criadas em torno de Eça de Queiroz, uma delas a sua suposta frieza. É difícil de acreditar que José Maria Eça de Queiroz, conhecido por sua irreverência e tiradas sarcásticas, fosse capaz de um grande amor, mas aquela máscara de indiferença se desfaz nos relatos dos filhos, dos amigos, e nas cartas amorosas que enviou a Emília durante sua vida juntos. O noivo apaixonado, o marido fiel, o pai zeloso, tudo transparece nas palavras por eles trocadas,” 

Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Apesar de tudo eu não estranho, por norma conheço as obras e não os seus autores.
    No caso de Eça, pouco sei dele, mas tenho toda a sua obra literária.

    ResponderExcluir
  2. Tive a oportunidade de ler Primo Basílio e assistir Os Maias pela tv.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Interessante, Pedrita! Li tanto Eça de Queiróz e nunca soube de nada da vida dele. Adorei seu post. Também preciso te contar que voltei a ler muito! Acho que foi influencia do seu blog, agora arranjo tempo, quando um livro acaba já estou começando outro. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Teve o Dia do Cinema Nacional no Cinemark, né? Bom, sempre prestigio os filmes brasileiros. Então já tinha acompanhado Dois Coelhos (não botava fé e fiquei bem surpreso) e Xingu. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Deve ser ótimo esse livro. Faz tempo que a renomada autora, Sonia Sales, vem se dedicando com primor a livros históricos e biográficos. A exemplo do seu recente "Dom PedroII e seus amigos judeus". Vou ler esse também. Grata pela dica. Bjos,
    Cam

    ResponderExcluir
  6. Eu nao consegui li esse autor, achei-o meio vagaroso e cheio de detalhes. Preferi ver as mini séries, rs.

    * Ando meio sumida por conta das festas e despedidas por aqui...


    Bjos

    ResponderExcluir
  7. carlos, eu li vários, mas não conhecia sua biografia.

    lulu, eu adoro o primo basílio e os maias.

    anamaria, tb não conhecia praticamente nada da biografia dele.

    fabio, adoro o projeta brasil.

    camille, eu gostei muito, quero ler esse dos judeus.

    georgia, eu adoro esse autor.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!