sábado, 17 de dezembro de 2022

Todas as Flores - Primeira Fase

Assisti a Primeira Fase de Todas as Flores (2022) de João Emanuel Carneiro na Globoplay. Eu e minhas amigas noveleiras ficamos bem incomodadas que a novela não estrearia na TV aberta. Sem gostarmos das novelas que estão no ar, queríamos muito ver essa. Elas tem Globoplay, não paravam de elogiar, a internet e os críticos também, me rendi e assinei. Cancelei temporariamente Netflix, que é facílimo ir e voltar, o que me agradou demais, e assinei Globoplay por um ano. Que estou aproveitando muito! Gosto muito de novelas que tem várias protagonistas, Sophie Charlotte, Letícia Colin, Regina Casé e Mariana Nunes, sim, uma novela matriarcal. E todas arrasam!

Penso que talvez esse autor seja mais aberto a inovações e talvez esse motivo de o terem colocado no Globoplay. Como essa ideia de duas fases, parar a novela  no auge e voltar um tempo depois. Ele sempre inovou também nos roteiros. 
O elenco é bem diverso, alguns entre os atores mais adorados da TV Globo, mas outros grandes atores que ou não eram chamados para televisão ou ficavam na sombra. Cássio Gabus Mendes seria o grande vilão, mas é ele que está desbaratando a máfia do tráfico humano. Todos tem vários traços e camadas. Sua mulher e filha são lindíssimas e talentosas Naruna Costa e Yara Charry. A mãe é advogada. O pai é investigador e sócio da Rhodes, a filha tem então um cargo alto na empresa, mas é igualmente competente como os pais.

E não procuraram só atender a cota da lei, inúmeros grandes atores negros, em vários núcleos, no protagonismo, com personagens em várias profissões, classes sociais. Cada ator tinha o seu momento de destaque. Eu ouvi uma fofoca que a TV Globo vinha solicitando que as novelas encolhessem os seus elencos. Todas as Flores dava essa sensação, mas nem tanto, porque em algum momento era um núcleo que ganhava destaque. A novela tem o núcleo da Rhodes e da Gamboa, linda a vila que criaram na Gamboa. E como há muitos segredos, vamos descobrindo que muitos que estão no lado rico da novela, vieram da Gamboa. E ter uma loja permite que inúmeros patrocinadores apareçam.

Adorei que escalaram o grande ator de teatro Nilton Bicudo para um personagem complexo e emocionante. Raulzito era casado com Patsy, outra personagem ampla, com a incrível Suzy Rêgo. Ele está pra morrer, tem uma doença terminal, então quer aproveitar cada instante, vive em festas. Até que ele topa com uma das grandes personagens de Todas as Flores, Mauritânia, da maravilhosa Thalita Carauta.
Mauritânia é tão importante na trama que a internet encaixou ela no cartaz oficial. E que riqueza de personagem, sim, é cômico muitas vezes, mas a parte dramática me emocionou muitas vezes. Na juventude, Mauritânia vai tentar sobreviver como atriz pornô e é expulsa de casa pela mãe, com a maravilhosa Zezeh Barbosa. Mostra a hipocrisia da sociedade que condena uma mulher de ganhar dinheiro com o que é dela, mas não expulsa de casa o corrupto que rouba dinheiro dos outros. E pra falar profundamente dessa ironia, Mauritânia fica milionária e torna-se uma das sócias da Rhodes. No núcleo da Zezeh estão Xande de Pilares, Michele Machado, Jonah Bujark, Heloisa Honein e Mumuzinho.

A mocinha sofre o diabo. Ela descobre que tem uma mãe viva e uma irmã que precisa de transplante de medula porque tem um câncer. Pra piorar o destino dela, ela e o namorado da irmã se apaixonam. Formando um quarteto está o personagem de Caio Castro, outro que alterna muito entre vilão e mocinho.

O personagem de Humberto Carrão é bobão demais, que raiva que dá dele. Ana Beatriz Nogueira tem um lindo personagem que sai de cena logo. Ela é a diretora da Rhodes, uma das principais sócias, seu filho que assume o seu lugar. E que personagem de Fábio Assunção. É vilão, mas como alguns vilões dessa novela, ele alterna entre culpa e vilania. Ele quer se livrar da facção, mas não tem caráter suficiente. E adora dinheiro.


Outro que sofre o diabo é Diego. Nicolas Prattes arrasa. Ele e seu núcleo familiar é muito pobre e vão morar nas ruas. Ele aceita assumir a culpa de um riquinho mimado e só se ferra, inclusive sua família. 

A mãe de Kelzy Ecard arrasa. A irmã de Duda Batsow tem destinos insuportáveis. E o desenrolar de sua tragédia fica pra segunda fase, que agonia. O irmãozinho é Rodrigo Vidal.
Muitos atores estão em lugares diferentes do que normalmente atuam. Ângelo Antonio arrasa. Ele que ajuda Diego na prisão, mas tudo sempre tem um preço. Ele é casado com a linda Débora de Bárbara Reis

Adoro o núcleo dos perfumistas: Cleber Tolini (Márcio), Camila Araújo (Gabriela) e Moira Braga (Fafá). A Rhodes tem um projeto de capacitação para deficientes visuais. Os diálogos eram demais e sutilmente falavam de capacitismo e preconceito. E que atores. Que delícia a personagem da Fafá. Também adorei o concurso garoto Rhodes com perfis de lindos homens diferentes. Que novela! Ainda no elenco estão: Jackson Antunes, Samantha Jones, Luis Navarro, Adriana Seiffert, Douglas Silva, Mary Sheila, Valentina Bandeira, Luiz Fortes e Leonardo Lima Carvalho. E participações de Chico Diaz, Denise Weinberg, Charles Paraventi, Angela Rebello, Bruno Ibañez e Antonio Karnewale. A trilha sonora é maravilhosa e tem no Spotify.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Stille Hjerte

Assisti Stille Hjerte (2014) de Bille August no TelecinePlay. Eu estava vasculhando os inúmeros filmes em drama, gosto desse diretor, resolvi ver. O lindo roteiro é de Christian Thorpe. Que filme delicado e bonito! A tradução do título é Coração Tranquilo, no Brasil deliraram com o Coração Mudo.

É um filme que fala de muitos tabus. Incrível a condução dos temas, dos diálogos, da profundidade. Um casal comenta que os filhos estão chegando. Pelas conversas vamos entendendo o que acontece. A mãe decidiu antecipar a sua ida e reúne a família para o último jantar de Natal, fora do Natal. A mãe tem uma doença degenerativa, ela já perdeu o movimento de um braço e com o tempo terá que ser alimentada por sonda, terá problemas pra respirar espontaneamente. Ela decide com o marido médico como será feito para parecer suicídio e nenhum parente ser condenado.
Todos tem dúvida da decisão, até mesmo a mãe. São duas filhas. Uma casada vai com o marido e o neto. A outra vai com o namorado. As duas são muito diferentes. Inicialmente há muitas animosidades como acontece com as famílias. Até porque as filhas em momentos diferentes querem fazer a mãe mudar de ideia. Só o neto parece entender com uma clareza estarrecedora.
É muito bonito que aos poucos a família vai entendendo a decisão dos pais. As animosidades vão passando e surge uma fraternidade e um afeto emocionante. Com as desavenças, vão aparecendo as limitações que a mãe queria esconder, e as filhas vão entendendo de fato os motivos. Mas outros tabus são falados. A intolerância ao namoro da irmã. Como a outra é casada, há uma aceitação maior da presença do marido. Fala muito das convenções, é muito profundo. Fica claro como cada uma daquelas pessoas são fundamentais para o acolhimento e entendimento desse momento dificil. O namorado, que a maioria não gostava, ajuda muito a dar alguma leveza e conforto a todos e as irmãs, é tudo muito bonito. O ótimo elenco é interpretado por Ghita NØRBY, Morten GRUNWALD, Paprika STEEN, Danica CURCIC, Pilou ASBÆK e Jens ALBINUS.


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Eudóxia de Barros - Recitais Eubiose

Fui ao encerramento da Temporada 2022 dos Recitais Eubiose com Eudóxia de Barros. Essa grande pianista interpretou belas obras de Bach-Siloti, Camargo Guarnieri, Chopin, Ernesto Nazareth, Fernando Cupertino, Lina Pesce, Luiz Levy, Osvaldo Lacerda, Schubert-Liszt e Weber. Gosto muito de Ernesto Nazareth e Camargo Guarnieri. Eudóxia contou que gravou em CD as obras de Osvaldo Lacerda, muito linda a que ela interpretou. Muito bonita a obra de Lina Pesci. Agora os Recitais Eubiose são gratuitos e exibidos simultaneamente no youtube.

Segue o programa completo:

Programa

Bach-Siloti – Prelúdio para órgão em sol menor

Chopin – Polonaise em fá # menor, opus 44

Schubert-Liszt – Erlkönig

Weber – Perpetuum Móbile da Sonata opus 24

Fernando Cupertino – Improviso nº 8 (em memória de Osvaldo Lacerda, no décimo ano de sua Páscoa)

Osvaldo Lacerda – Sonata para cravo ou piano (Allegro giusto, Andantino com moto e Allegro vivo)

Camargo Guarnieri – Valsa nº 9

Ernesto Nazareth – Tenebroso

Lina Pesce – Bem-te-vi Atrevido

Luiz Levy – 2ª Rapsódia Brasileira opus 29 (Lisztiana)

 

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

As Verdades

Assisti As Verdades (2022) de José Eduardo Belmonte no TelecinePlay. Eu queria muito ver esse filme, gosto muito desse diretor. O ótimo roteiro é de Pedro Furtado e é um suspense pouco convencional, como esse diretor adora fazer, que o título simplifica muito bem.

Começa no passado, com o protagonista (Lázaro Ramos) tendo um envolvimento com a bela jovem (Bianca Bin) no Carnaval. Ele volta dois anos depois como policial, encontra um homem (Zé Carlos Machado) que julga morto, mas ainda vivia, mesmo muito ferido, e começa a investigar. 

No começo o narrador fala do lugar, daqueles locais pacatos até demais. As locações são na Bahia, nas cidades de Maraú e Itacaré. O homem machucado é noivo da moça que ele ficou no Carnaval. Então ele interroga os envolvidos e cada um conta a sua verdade. Todas completamente diferentes uma das outras. O que realmente aconteceu? Completam o elenco Edvana Carvalho, Tomás Aquino e Drica Moraes.

Beijos,
Pedrita