sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco

Fui a Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco no centro de São Paulo. Essa igreja foi reinaugurada em maio deste ano após longo período de reforma. A igreja ficou fechada por 7 anos. Fica no Largo de São Francisco, ao lado da Igreja de São Francisco e da Faculdade de Direito. É uma preciosidade tombada pelo Patrimônio Histórico em 1982. Em 1642 foi construída uma pequena capela. Depois Frei Galvão fez um projeto de ampliação que incorporava a antiga capela e a igreja foi inaugurada com esse nome em 1787. Inicialmente os Bandeirantes é que estimularam a construção da capela. Em 1787, a igreja era frequentada pela alta sociedade paulistana. Com vários ambientes, após as missas os homens se reuniam em outras salas para conversar e as mulheres em outras dependências. É o mesmo São Francisco de Assis da outra igreja. Inclusive as duas igrejas podem ser vistas na parte superior, as duas igrejas são germinadas. Há várias obras. Outra curiosidade é que a igreja é mantida por uma Irmandade com Conselheiros. Só de vez em quando é que agendam missas, e as visitas guiadas só podem ser realizadas aos sábados às 10h. É um ótimo programa visitar prédios e igrejas históricas no centro de São Paulo, até porque é um programa gratuito e conta um pouco da história dessa cidade.
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A Invocação do Mal

Assisti A Invocação do Mal (2013) de James Wan na HBO. Vocês sabem o quanto gosto desse gênero de filme. Antes de começar uma matéria dizia que é baseado em uma história real e que isso faz o filme ser mais horripilante. No final mostram fotos das famílias afetadas pelo demônio e dos exorcistas. Acho muita viagem e também acho que tem gente que para aparecer faz qualquer coisa. Também tem gente que aumenta e inventa, alguns até acreditam, mas acho muito forçado.

A primeira história é a da boneca que está famosa no Brasil. É bem horripilante. A Invocação do Mal é um filme muito bem realizado. Os exorcistas tem uma sala repleta de objetos que foram possuídos e um padre vai regularmente benzê-los. A boneca Annabelle está lá. Uma família enorme vai para uma casa possuída. O pai está com problemas financeiras e apesar dos indícios da casa ser assombrada eles não tem condições financeiras para mudar.

O elenco é muito bom e muito lindas as meninas que fizeram as filhas. A mãe é interpretada pela Lily Taylor, o pai por Ron Livinston. As meninas são interpretadas por Joey King, Hayley McFarland, Shanley Caswel, Kyla Daver e Mackenzie Foy. As cenas puxando as pernas das meninas e elas achando que eram as irmãs são assustadoras. Por muito tempo que não querer brincar de cabra-cega também. Essa família brincava de esconde-esconde com os olhos vendados e as meninas batiam palmas para ajudar. Imagina quem entrou na brincadeira. Assustador. E A Invocação do Mal não enrola. É eletrizante o filme todo.

O casal de paranormais é interpretado por Vera Farmiga e Patrick Wilson. Eles são casados e tem uma filha interpretada por Sterling Jerins. A esposa é sensitiva. O 007 comentou que o filme fez tanto sucesso que logo estreará o segundo. Eu gosto muito desse gênero, mas não sei se tenho coragem de vê-lo na telona. 

Beijos,
Pedrita

domingo, 5 de outubro de 2014

Caros Ouvintes

Assisti a peça Caros Ouvintes de Otávio Martins no Masp. Eu queria ver essa peça desde que estreou, mas só agora consegui. O texto é também do Otávio Martins que fez uma bela homenagem ao rádio. É o dia do último capítulo da novela de rádio em meio as turbulências políticas da ditadura.

Crédito das fotos: Priscilla Prade
A peça debate o momento político, patrocínio, arte, fala do fim da radionovela e é bem divertida. Adoro o elenco. Eduardo Semerjian faz um personagem bem complexo. Ele faz um ator há mais tempo na rádio, e pela falta de elenco precisa fazer vários personagens na radionovela, divertido e difícil. A mocinha é a bela Nathália Rodrigues. O produtor é outro ator que adoro, o Petrônio Gontijo. Também estão ótimos Rodrigo Lopez e o patrocinador interpretado pelo Alexandre Slaviero. Gostei muito da atriz que canta, a Amanda Acosta. Muito bons também os atores Agnes Zuliani e Alex Gruli.
Adorei o estúdio com todos os equipamentos sonoros para tocar na radionovela. E gostei muito do horário, sexta-feira eles tem duas sessões, vi às 18h. Ótimo para quem trabalha na região da Paulista. 

Eu gosto muito da direção do Otávio Martins, tenho visto ótimos espetáculos dirigidos por ele. Adorei todos, mas a Bala na Agulha é o meu preferido, tanto que entrou na lista das peças que mais gostei no ano passado. No link há peças dirigidas pelo Otávio Martins, mas algumas atuações. Caros Ouvintes terá uma longa temporada até 14 de dezembro.



Beijos,
Pedrita