sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Il Pomo d’Oro e Jakub Józef Orliński

Fui ao concerto do Il Pomo d´Oro com o contratenor Jakub Józer Orlinski da Temporada 2022 da Cultura Artística na Sala São Paulo. Que apresentação! Que cantor! Que músicos! Que repertório! Jakub Józer Orlinski além de cantor é ator, modelo, dançarino e acrobata.
 

Na regência e no cravo estava o russo Maxim Emelyanychev. No programa, interpretaram Árias de Francesco Cavalli (1602-1676)Giovanni Antonio Boretti (1640-1672)Giovanni Battista Bononcini (1670-1747)Georg Friedrich Haendel (1685-1759)Giuseppe Maria Orlandini (1675-1760)Johann Mattheson (1681-1764)Luca Antonio Predieri (1688-1767)Francesco Bartolomeo Conti (1681?-1732)Nicola Matteis (1670?-1713?) e Johann Adolf Hasse (1699-1783).
Detalhes do programa:

Francesco Cavalli (1602-1676)

Sinfonia e Ária de Endiminone: Erme e solinghe… Lucidissima face, de La Calisto

Giovanni Antonio Boretti (1640-1672)
Ária de Eliogabalo: 
Chi scherza con Amor, da ópera Eliogabalo*
Sinfonia e Ária de Claudio: Crudo amor non hai pieta, de Claudio Cesare*

Giovanni Battista Bononcini (1670-1747)
Ária de Aminta: Infelice mia costanza, de La Costanza non gradita nel doppio amore d’Aminta
SinfoniaLa nemica d’amore fatta amante

Georg Friedrich Haendel (1685-1759)
Recitativo e ária de Ottone: Voi che udite, de Agrippina, HMW 6

Giuseppe Maria Orlandini (1675-1760) / Johann Mattheson (1681-1764)
Ária de Nerone: Che m’ami ti prega, de Nerone

Georg Friedrich Haendel (1685-1759)
Ária de Dardano: Pena tiranna, da ópera Amadigi di Gaula, HMV 11
Ária de Muzio: Spera che tra le care gioie, de Muzio Scevola, HMV 13

Luca Antonio Predieri (1688-1767)
Ária de Scipione: Finche salvo e l’amor suo, de Scipione i Giovane*

Francesco Bartolomeo Conti (1681?-1732)
Ária de Fernando: Odio, vendetta, amor, de Don Chisciotte

Nicola Matteis (1670?-1713?)
Ballo dei Bagatellieri, de Don Chisciotte in Sierra Morena

Luca Antonio Predieri (1688-1767)
Ária de Scipione: Dovian quest’occhi piangere, de Scipione i Giovane*

Johann Adolf Hasse (1699-1783)
Ária de Orfeo: Sempre a si vaghi rai, de Orfeo*

 *Árias escritas para o castrato Farinelli (1705-1782).




Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Noite Passada em Soho

Assisti Noite Passada em Soho (2021) de Edgar Wright no Telecine Premium. Eu tinha uma expectativa enorme com esse filme, é lindo e mágico, mas perde um pouco o encanto do meio pro final. Como os filmes do Telecine não tem entrado no streaming, no Now, eu voltei pelo controle remoto na grade do Telecine Premium e vi ao meu tempo, no dia seguinte.

Eu adoro as duas atrizes: Thomasin Mckenzie e Anne Taylor-Joy. A primeira interpreta uma jovem que quer ir estudar moda, ela vive no interior com a avó e vê de vez em quando a mãe no espelho. Ela ganha uma bolsa para estudar em Londres  e acaba indo a uma casa muito simpática, alugando um quarto lindo no alto. A idosa que aluga o quarto mora embaixo.
Ela passa a ver no espelho uma linda jovem e ver a vida mágica dela. E quando essa jovem se olha no espelho, ela de pijama aparece, as duas são a mesma pessoa. Essa jovem quer ser cantora, vai a um bar onde uma cantora famosa da época canta e tenta o mesmo destino.

O filme fica macabro, quase de terror mesmo. A jovem passa a ter muitas alucinações. Alguns outros do elenco são: Diana Rigg, Matt Smith, Michael Ajao. Terence Stamp, Rita Tushingham e Synnove Karlsen. O final é interessante, mas deixa inúmeras pontas soltas. O policial sobreviveu? Os corpos foram achados?
A trilha sonora é maravilhosa. A jovem adora ouvir músicas da década de 60, ouve LPs e em uma vitrola. Eu também amo ouvir músicas antigas, ouço mais inclusive das décadas de 20 e 30, mas as músicas são demais. Fui na playlist no Spotify e estou com quase todas em minhas playlists.





Beijos,
Pedrita

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Recital do Centro de Música Brasileira

Fui ao recital do Centro de Música Brasileira no Auditório Escola Americana no Mackenzie de Higienópolis. Impressionante! Absolutamente inesquecível! Que apresentação! Só grandes músicos. Eu não conhecia esse espaço cultural e fiquei encantada. Primeiro tocou ao piano Maria José Carrasqueira e na flauta, a americana Wendy Rolfe, que artistas, que repertório. 

Elas fizeram uma homenagem ao compositor brasileiro Osvaldo Lacerda (1927-2011) que completaria 95 anos. Maria José explicou que por coincidência as obras que iam interpretar eram da década de 70 e mais melódicas. Lindíssimas! Também estrearam a obra do compositor Fernando Cupertino que estava na plateia.

Programa completo: 

Osvaldo Lacerda
Cantilena (flauta e piano)
Momento Lírico (flauta e piano)
Romântica (flauta e piano)
B
rasiliana nº 7 (piano solo) – Samba,  Valsa, Pregão e Arrasta-pé 

Fernando Cupertino
Sonatina para Flauta e Piano (1ª audição): Animato, Tristonho e Animato

Na segunda parte tocou outro grande músico, o pianista Lucas Gonçalves, que interpretações. Ele foi vencedor por unanimidade do Concurso de Interpretação Pianística da obra de Osvaldo Lacerda, em 2015 e tocou obras de Alexander Levy, Osvaldo Lacerda e Villa-Lobos. Ele voltou duas vezes pra tocar bis.

Foto de Julio Acevedo

Programa

Alexandre Levy – Valsa-capricho, opus 5 

Osvaldo Lacerda – Valsa nº 1 

Heitor Villa-Lobos – Prole do Bebê nº 2 “Os Bichinhos” 


O recital foi lindo e era gratuito.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Nunca Mais Nevará

Assisti Nunca Mais Nevará (2020) de Malgorzaya Szumowska no Telecine Play. Continuo vasculhando os mais de 500 filmes que o Telecine colocou em Drama. Achei essa preciosidade. Esse filme polonês é muito delicado e bonito.
 

Um massagista trabalha em um condomínio de luxo na Polônia. Ele é imigrante ucraniano. Alguns diálogos me lembraram a frase que temos ouvido muito, que o nazismo não começou com Hitler, que os discursos de ódio aos judeus começaram muito antes. E se pensarmos que esse filme foi antes da guerra. Há falas depreciativas aos ucranianos.
Todos falam que ele é especial, que faz milagres. Ele hipnotiza as pessoas e depois sai vagando pelas casas, dançando, até voltar e "acordar" a pessoa. E todos falam que ficam descansados, ativos, após as massagens. Alec Utgoff é muito lindo e talentoso. O elenco todo é muito bonito: Jerzy Nasierowski, Maja Ostaszewska, Lucasz Simlat, Agata Kuleska, Weronika Rosati, Katarzyna Figura, Andrzej ChyraKrzysztof Czeczot. O filme é bem fantástico! Eu amo. Acho só que mais curto seria melhor, se arrasta um pouco no meio.
Beijos,
Pedrita