quinta-feira, 15 de junho de 2023

Todos Já Sabem

Assisti Todos Já Sabem (2018) de Asghar Farhadi no Paramount+. Eu gosto muito desse diretor iraniano e o elenco desse impressiona. O filme é espanhol.

Vai acontecer um casamento em uma pequena cidade na Espanha. A personagem Penélope Cruz vive na Argentina e viaja com os dois filhos para a data. O marido argentino não pode ir. Há o casamento e a filha dela desaparece. 
Depois ela começa a receber pedidos de resgate no celular. O filme tem muitas camadas e é muito interessante. Eu gostei muito que fala dos detalhes das famílias. Parece que conhecemos os parentes, mas será mesmo? Javier Barden interpreta um antigo namorado. O marido acaba aparecendo e é Ricardo Darín.
É muito interessante porque eles procuram um policial reformado. Com os detalhes que passam pra ele, ele começa a desconfiar que alguém muito próximo fez tudo, porque tinha acesso a locais da casa que só os parentes mais próximos iam. Sim, há o suspense, mas é interessante como ele vai mostrando que os segredos de família nem sempre são segredos e que todos sabem, só ninguém fala abertamente, mas cochicham aqui e ali. Tanto que ele sugere que passem a impressão que estão levantando o dinheiro, enquanto ele investiga.

É esse policial que vai mostrando como as famílias e vilarejos funcionam, e foi o que mais me atraiu no filme, pela semelhança que as famílias espanholas tem com as brasileiras. Os segredos que todos acham muito bem guardados, mas todos já sabem. E também as aparências, que nem tudo é bem o que acham.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 13 de junho de 2023

A Mulher Rei

Assisti A Mulher Rei (2022) de Gina Prince-Bythewood na HBOGo. Queria muito ver esse filme porque acompanhei as matérias sobre a realização, as entrevistas no lançamento e principalmente a visita que Viola Davis fez ao Brasil na época da estreia. Queria inclusive ter visto nos cinemas.
 

O roteiro é muito bem construído. É um filme de ação inspirada nas guerreiras Agojie no reino de Daomé, hoje Beijn, na África Ocidental. No filme elas lutam pela libertação dos escravos. Na história elas foram responsáveis pela escravização de muitos habitantes do país. Beijn é um dos países que mais tem descendentes no Brasil, já que foi muito grande o número de sequestrados e extraditados ao Brasil para serem escravizados.
No filme, as guerreiras estão recrutando novas adeptas. Algumas são órfãs, outras as famílias enviam as jovens por motivos variados. Elas fazem treinamento e depois são selecionadas as melhores. Elas não podiam casar e ter filhos, viviam para servir ao reinado. Demais a personagem de Thuso Mbedu que é sul-africana. Elas são lindas demais e que preparo físico. Viola comentou do treinamento corporal que tiveram para interpretar essas guerreiras. Entre elas ainda estão Lashana Lynch, Sheila Atim e Masali Baduza

Mesmo com a licença poética histórica, é muito bom ver um grupo de mulheres lutando por um bem comum. É um filme inspirador, com uma fotografia belíssima. As filmagens foram na África do Sul. Agora consigo entender a empolgação de Viola Davis nas entrevistas e ela está maravilhosa! Todas estão!


Beijos,
Pedrita

domingo, 11 de junho de 2023

Parque Alfredo Volpi

Voltei ao Parque Alfredo Volpi. Como comentei, eu fui em uma semana que chovia muito, as trilhas encharcadas, mal pude caminhar. Agora com a seca que está aqui em São Paulo, pude explorar bem mais e como é bonito. As fotos mesmo ficaram mais bonitas porque está um belo dia de sol.

São tantas fotos bonitas que está difícil selecionar algumas. Consegui andar por vários caminhos, gostei como eles se entrecruzam.
Dessa vez cheguei até os banheiros. Não entrei, mas achei o lugar muito simpático. Há uma escadaria enorme ao lado dos banheiros, preferi voltar pela trilha mesmo. E uma outra trilha para outro lado que vou deixar pra outra vez.

Há espaços pra piqueniques, A guarda local disse que mais tarde muitos vão aproveitar esses locais, comemorar aniversários. Eu fui bem cedo. Tinham só algumas pessoas correndo e uma andando.

Eu fico até com medo de cair porque só ando olhando pra cima, é fascinante, a vegetação é deslumbrante.

Eu não parava de tirar fotos. Foi difícil escolher algumas pra postar.



Beijos,
Pedrita