segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Parque Alfredo Volpi

Fui ao Parque Alfredo Volpi. Meu pai me mostrou um jornalzinho de um empreendimento, que não faltam aqui onde moro, e tinha uma mansão. Fui pesquisar no Google, era a Mansão do Safra, mas antes localizei esse parque que eu sabia que existia, já tinha passado em frente, mas nunca tinha ido, que achei um absurdo, já que é tão perto aqui de casa.

Que surpresa maravilhosa! É um oásis de mata fechada duas quadras da Marginal Pinheiros. É a Mata Atlântica! Tem inúmeras trilhas. Como tem chovido bastante, infelizmente não consegui explorar muito, já que eu estava com um tênis que se molharia todo. O solo estava afundando, e demoraria pra secar porque em muitos lugares é tanta mata que não dá pra ver o céu.
Que sensação maravilhosa! Tem lago. Os sons de floresta vão ficar guardados na minha memória. Lembra os bosques que fui na infância.

É um bom lugar para ir com crianças maiores, pra elas conhecerem como funciona uma mata fechada, mesmo que urbana, tem muitas características da Mata Atlântica. As árvores, as plantas, todas se misturando, os insetos, aranhas, passarinhos. Só é melhor ir em época que não chove, pra aproveitar melhor. Tinha uma trilha fechada. Mas são muitas trilhas, de todos os tipos. Tem banheiro que eu ia ver como está mas como disse, meu pé afundou e voltei. Tentei outra trilha, mas só um pedaço também. Só tinha eu no parque, e os seguranças que conseguiam ir pelas trilhas porque estavam de coturnos, fiquei com inveja. O parque tem estacionamento gratuito. Bicicletas não são permitidas. É bom ir em época de seca, porque dá pra aproveitar melhor.
Os empreendimentos vivem de olho nessas áreas. Já tentaram destruir o Parque Burle Marx e não conseguiram. Espero que nunca consigam nesse. E que continue rústico. Com as concessões, os parques tem se transformado com aquela ideia de que tudo tem que ser explorado. Com a visão urbana de "conforto": lugares pra comer, ciclovias disso ou daquilo e perdendo suas características naturais. O bom é sentar nos bancos que existem, na sombra, ouvir os sons da mata, o frescor da vegetação e ficar explorando a fauna e flora. É muito bom ver áreas com vegetação natural seguindo o seu curso, só deixando livres os caminhos.



Obra Grande Fachada Festiva (1950) de Alfredo Volpi

Alfredo Volpi (1896-1988) foi um grande artista plástico brasileiro, que nasceu na Itália. Ele deve ter orgulho de dar nome a um parque que preserva o meio-ambiente, que tem natureza abundante, rústica, com inúmeras vegetações da Mata Atlântica.

Achei um vídeo que ilustra bem o parque.
Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Em dia solarengo imagino ser uma Mata linda de visitar e nela permanecer fresquinha/o/s.
    .
    Saudações poéticas.
    .
    Poema: “”Pedaços que dividem o coração ””…
    .

    ResponderExcluir
  2. Gostei da publicação :))
    .
    Coisas de uma Vida
    .
    Beijos. Uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  3. Eu também amo um parque e sempre que posso vou a um, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu não vou muito. mas gosto bastante. aqui ficam muito cheios.

      Excluir
  4. Amo lugares assim, me sinto em casa! Sempre que visito minha avó faço questão de dar um passeio para me conectar coma natureza! Renova as forças!


    Achei lindo o lugar! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vanessa, eu tb, quero voltar com o solo não encharcado pra explorar mais.

      Excluir
  5. Boa tarde Pedrita. Fiquei apaixonado por esse parque. Será mais um lugar em São Paulo que eu gostaria de conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, não vejo a hora de chover menos pra conhecer melhor. vc ia gostar.

      Excluir
  6. Simplesmente apaixonada por essa sua resenha, imagens e vídeo ❤
    Simmnmm como tem chovido MUITO dificulta bastante as trilhas
    Quero MUITO conhecer ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é lindo. quero muito ir pra explorar qd as chuvas diminuírem.

      Excluir

Cultura é vida!