sábado, 21 de janeiro de 2023

Macunaíma

Assisti ao espetáculo de dança Macunaíma do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no Partituras da TV Brasil e no Youtube. Eu quis muito ver essa apresentação quando estreou. Eu acabei me confundindo com as datas, achando que era no mês seguinte, mas era na semana seguinte. As passagens estão proibitivas, em cima da hora pior ainda. Fiquei muito feliz que o programa Partituras gravou e ia passar na tv aberta. Coloquei pra gravar, mas o sistema da Net Claro raramente funciona, ficou lá nos agendados. Só foi pros gravados quando tirei o equipamento da tomada, mas a gravação estava meia hora depois do começo. Tive que ver no Youtube mesmo.

No início, André Cardoso, que fez a adaptação da obra, contou que queriam comemorar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22 e escolheram esse livro icônico de Mário de Andrade, que li e comentei aqui. Decidiram que a linguagem seria um espetáculo de dança com o Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A belíssima coreografia foi de Carlos Laerte, lindos demais os movimentos. 
Convidaram o compositor Ronaldo Miranda pra fazer a música, que é maravilhosa e foi interpretada pela Orquestra Sinfônica do Theatro do Rio de Janeiro sob regência de Jesus Figueiredo. Que espetáculo lindo! Interpretaram brilhantemente o Macunaíma: Glayson Mendes, Rodolfo Saraiva e Edifranc Alves.

A mãe foi Claudia Mota, todos bailarinos estão incríveis, que espetáculo! É muito profissional envolvido. Bailarinos no destaque são 23, mas a lista é enorme. Sem falar em todos os profissionais envolvidos para a realização do espetáculo!

Há lindas projeções ao fundo, amei a Kombi, quando muitos personagens descem dela e chegam ao palco. Há imagens de Dom Phillips e Bruno Pereira. O vídeo é do Igor Correa da Verus Film.
O espetáculo Macunaíma está disponível agora no Youtube, qualquer um do planeta pode ver. Fantástico! Já são 2,2 mil visualizações.

Beijos,
Pedrita

11 comentários:

  1. Bom sábado com muita paz e saúde. Fico feliz em dividir um pouco com vocês a beleza do meu Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, eu gosto muito de desvendar lugares. e seu blog ajuda muito.

      Excluir
  2. Que pena que não deu certo a gravação pela Claro, mas que bom que deu pra ver pelo YT e que foi tão magistralmente artisticamente interpretado ❤
    Levo já a indicação.

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, raramente funciona, dá muita raiva. sim, tinha no youtube, senão tinha perdido.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Tenho que assistir ao filme sobre o Spielberg.... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muito interessante. A mulher negra com o turbante branco na cabeça (projeção) é a Carolina de Jesus?

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Bom domingo de muita paz e saúde, minha amiga Pedrita.

    ResponderExcluir
  6. Deve ter sido bem interessante esse espetáculo
    big beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!