domingo, 22 de janeiro de 2023

9 Dias

Assisti 9 Dias (2020) de Edson Oda na HBOGo. Que surpresa! Que filme! Entrou para a lista dos melhores filmes que já vi na vida! Só agora que fui postar que descobri que o diretor é brasileiro e vive há 10 anos em Los Angeles.

Logo eu percebi que era melhor não saber nada desse filme, e nem fui pesquisar, nem mesmo agora. É um filme de inúmeras interpretações, sensações, me emocionei tanto, não foi fácil. O tempo todo temos dificuldade de entender o que acontece e é melhor assim, tudo vai se descobrindo, se descortinando, mas eu imagino que devem ter muitas interpretações. Winston Duke é o protagonista, que ator, já vinha acompanhando o trabalho dele e é incrível. Nesse filme ele nos dilacera! 
Ele fica nessa casa nesse lugar deslumbrante. As locações são no lago de Utah. As pessoas chegam do nada, brotam do nada. Ele acompanha vidas por TVs antigas, grava em fitas de VHS. Tem arquivos com pastas de cada um que ele acompanha. Nós vemos as vidas das pessoas pelos olhos delas, muito raramente em algum espelho que vemos como essas pessoas são.

Essas pessoas que chegam tem 9 dias pra ser escolhidas. São muito tensas as entrevistas, as respostas, universos únicos de cada um. O protagonista está muito abalado, uma jovem que ele acompanhava, que ia fazer o concerto naquele dia, morre em um acidente. Ele fica então amargo, é duro demais com os candidatos.

Benedict Wong interpreta incrivelmente o amigo que o ajuda nesse processo. O protagonista diz ao amigo que é preciso ser forte, que ele não era, então ele não quer escolher ninguém sensível como ele.

Outra personagem muito importante é a da belíssima e talentosa Zazie Beetz. Alguns outros do elenco são: Bill Skarsgard, Tony Hale e David Rysdahl.


São muitos momentos poéticos, o filme é poesia pura. Uma das cenas marcantes é da Arianna Ortiz em sua bicicleta, me emocionei tanto, mas tanto. E é nesse momento que a música mais linda aparece, Eu na Rua. O compositor da belíssima trilha é brasileiro, Antonio Pinto. Tem algumas canções no Spotify, mas a trilha mesmo eu fui procurando pelos créditos no final do filme, é música maravilhosa demais na trilha! Nunca vou esquecer desse filme!

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Eita, agora vou ter que assistir a este filme! rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, esse é daqueles filmes que quero q todo mundo veja.

      Excluir
  2. quando passar ca vou ver obrigada por a partilha bjs saude

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é um espetáculo ❤
    Um dos melhores que já assisti.
    A delicadeza, sutileza e poesia são intrínsecas.
    Tudo é surreal e ao mesmo tempo a gente se pega torcendo pelas almas, qual vai ser escolhida para encarnar?
    Eu torci MUITO pela Emma da Zazie Beetz ❤
    Chorei demais com o Mike e quero um Kyo pra chamar de amigo ❤

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, exato, eu tb, um dos melhores que já vi. profundo, poético. sim, como o protagonista sofreu com a morte de uma escolhida, achou que devia escolher pessoas mais duras, menos sensíveis. o qt erramos assim tb. chorei com tudo.

      Excluir

Cultura é vida!