E qual não foi a surpresa quando começou. Eu descobri que esse filme é de época e é baseado na história de dois irmãos gêmeos dois gângsteres, relatados no livro de John Pearson. Um é estrategista, focado. O outro foi internado, o psiquiatra diz que ele não pode conviver em sociedade porque é um esquizofrênico paranóico, mas o irmão leva o gêmeo para casa. O médico avisa que ele tem que tomar diariamente umas pílulas. O irmão violento vem bem a calhar ao estrategista. Sempre que é preciso usar a força, torturar ou mesmo assustar, o irmão violento é perfeito. Tom Hardy está incrível como os gêmeos, apesar que a caracterização ajuda. Colocaram uma prótese na boca do violento, também alguns artifícios para ficar um pouco diferente.
O irmão estrategista se apaixona pela irmã de um funcionário (Emily Browing). Ela é de família pobre. Eles se casam. Muito triste a história dela. Ele sempre ausente cuidando dos negócios, ela começa a usar pílulas para tudo. Era uma época que pessoas ricas usavam muitas pílulas. para dormir, ficar acordada, emagrecer. Ela praticamente se vicia nas pílulas e é muito infeliz. O outro irmão é assumidamente homossexual. Interessante que ele falasse abertamente sobre o assunto naquela época. E andava sempre com os rapazes que se envolvia. Ele conseguia muitos rapazes já que tinha muito dinheiro.
Essa é a foto dos irmãos no dia do casamento de um. A situação do irmão violento piora quando o gêmeo é preso. Descontrolado ele quase acaba com os negócios. Quando o irmão sai da cadeia tudo fica melhor. O gêmeo estrategista só é preso quando perde a cabeça em uma festa e mata um homem com muitas testemunhas. A prisão é perpétua, mas ele tem o perdão no final da vida para morrer de câncer em casa. O outro foi para um hospital psiquiátrico e morreu lá.
A reconstrução de época é incrível, belíssima a direção de arte. Alguns outros do elenco são: Paul Anderson, Colin Morgan, Nicholas Farrell, Mel Raido, Millie Brady, Chris Mason, David Thewlis e Taron Egerton.
Beijos,
Pedrita