sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Tributo a La Berganza

Fui ao recital Tributo a La Berganza no Theatro São Pedro. Foi em homenagem a grande mezzo-soprano Teresa Berganza que estava no Brasil. Durante uma semana os jovens cantores tiveram master classes com a Berganza e apresentaram depois o repertório que tinham trabalhado. Eu me surpreendi com a generosidade dessa cantora, maravilhosa! Cantaram no recital: Mere Oliveira, Keila de Moraes, Miguel Geraldi, David Marcondes, Guilherme Rosa, Tati Helene e Randal Oliveira. Ao piano, Maria Rasetti. No repertório: árias das óperas: O Barbeiro de Sevilha , Guilherme Tell e Italiana in Algeri de Rossini, Carmen de Bizet, Don Giovanni e As Bodas de Fígaro de Mozart, A Dama de Orleans de Tchaikovsky. Ao final a Teresa Berganza subiu ao palco e muito emocionada cantou a capela Casinha Pequenina. Foi um belíssimo recital e gratuito!

Youtube: Teresa BERGANZA & Neil Shicoff - duetto from Werther



Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Salão Germânico

Assisti ao recital O Salão Germânico na Pinacoteca do Estado. Essa apresentação trazia um repertório alemão na voz dos solistas Martha Herr e Walter Weiszflog, acompanhados ao piano pelo Achille Picchi. A curadoria é de Anna Maria Kieffer. Eu gostei demais do repertório, não só bonito musicalmente, como divertido.

Uma dessas canções falava sobre a pulga. O rei adorava a pulga e a promoveu a ministro, que se tornou nobre, bem como toda a sua família. Os nobres não podiam nem se coçar, nem tentar matar as pulgas. Engraçada também a canção sobre os pais que devem segurar os seus biscoitinhos em casa, já que os homens são safados e as moças inocentes. Foi um belíssimo recital e gratuito.

Segue o repertório:



Sigismund Neukomm (Salzburgo, 1778 – Paris, 1858)
Fantasia Brasileira
Joseph Haydn ( Rohrau, 1732 – Viena, 1809)
Das Leben ist ein Traum (J. W. Gleim)
Eine sehr gewöhnliche Geschichte (Christian Weisse)
Guarda quì che lo vedrai (Carlo Francesco Badini)
Saper vorrei se m’ami (Carlo Francesco Badini)
Wolfgang Amadeus Mozart ( Salzburgo, 1756 – Viena, 1791)
Abendempfindung (Joachim Heinrich Campe)
An Chlöe (Johann Georg Jacobi)
Als Luise die Briefe ihres ungetreuen Liebhabers verbrannte (Gabriele von Baumberg)
Warnung (Anônimo)
Friedrich Zelter (Berlim, 1758 – 1832)Wo gehts Liebchen? (Goethe: Mailied)
Ludwig van Beethoven (Bonn, 1770 – Viena, 1827)
Adelaïde (Matthisson)
Aus Goethes Faust (Goethe)
Franz Schubert ( Viena, 1797 – 1828)
Der Hirt auf den Felsen (Wilhelm Müller)
Sigismund Neukomm
Addio agli amici del Brasile


Youtube: von Otter - Als Luise die Briefe ihres ungetreuen Liebhabers verbrannte (Mozart)



Beijos,



Pedrita

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A Fotografia Como Eu Sou de Lita Cerqueira

Fui na exposição A Fotografia Como Eu Sou de Lita Cerqueira na Pinacoteca. As fotografias são maravilhosas. Lita Cerqueira é da Bahia e fez várias fotos de pessoas e algumas em eventos históricos. Como essa belíssima, uma das que mais gostei. Essa exposição é em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Essa foto é Menina na lavagem do Senhor do Bomfim, Salvador, Bahia, 1994 e é a que mais gostei. Fiquei pensando nessa linda menina que deve ser uma moça hoje, talvez até modelo pela sua beleza.

Foto: Meninas Rendeiras, Ilha de Maré Bahia, 1976

Hoje as rendeiras estão em extinção. Poucas meninas hoje querem aprender os ofícios dos pais e buscam outras profissionais. Há muito recentemente trabalhos que profissionalizam as rendeiras, melhoram suas condições de vida para elas continuarem ou se interessarem pelo ofício. Essas meninas também devem estar moças hoje.

Lita Cerqueira nasceu em Salvador, na Bahia em 1952. Estão expostas 55 fotografias e essa mostra vai até fevereiro. Sábado é grátis, nos outros dias os ingressos para entrar na Pinacoteca custam R$ 6,00.

Música do post: Umbanda - Patuá da Bahia




Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Falsa Loura

Assisti Falsa Loura (2008) de Carlos Reichenbach no Canal Brasil. Eu acompanhei no blog do Carlos Reichenbach os posts sobre as filmagens e queria muito ver esse filme. Estreou em uma época que não conseguia ver nada. Mesmo quando estreou no Canal Brasil não consegui ver. Vi que ia estar na Sessão interativa concorrendo com três filmes do diretor para escolhermos. Tinha visto os outros dois, mesmo não gostando da dúvida, resolvi arriscar e esse foi o escolhido. Fiquei eufórica. E olha que nem votar eu tive tempo.

Falsa Loura é um filme muito atual. Uma jovem e linda é operária, sustenta a casa, seu pai é um ex-presidiário. Ela sabe lidar com os homens, conhece os riscos e se protege deles, inclusive orienta as amigas, só que quando este homem é uma celebridade, um ídolo, esquece tudo, se ilude facilmente e se magoa muito. Gostei demais da atriz que faz a protagonista Rosane Mulholland. Os ídolos são interpretados por Cauã Reymond que é vocalista de uma banda de rock, e Maurício Mattar que é um cantor de baladas românticas. Ainda no elenco: Djin Sganzerla, João Bourbonnais, Vanessa Prieto, Suzana Alves, Luciana Brites, Léo Aquilla, Priscila Dias e Raoni Carneiro.
Youtube: "Falsa Loura" - Trailer



Beijos,

Pedrita

domingo, 29 de novembro de 2009

Hellboy

Assisti Hellboy (2004) de Guilhermo Del Toro no Sci Fi. O 007 que me avisou que ia passar esse filme nesse canal que nem conhecia. Eu nem sabia que tinha esse canal na NET, nem da sua existência. Eu adoro o Guilhermo Del Toro, acho ele genial e queria ver esse filme. Gostei muito, não é o meu preferido, mas esse diretor é genial. Começa a explicação na Segunda Guerra Mundial, um portal é aberto e um diabinho passa por ele. Será o Hellboy, que por ter sido criado com princípios, é só ranzina, mas é bom. E adora gatinhos!!!
Hellboy é interpretado por Ron Perlman. A moça que põe fogo por Selma Blair. O rapaz por Rupert Evans. Ainda estão no elenco: John Hurt, Jeffrey Tambor, Doug Jones e Corey Johnson.

Youtube: Hellboy trailer



Beijos,


Pedrita