terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A Fotografia Como Eu Sou de Lita Cerqueira

Fui na exposição A Fotografia Como Eu Sou de Lita Cerqueira na Pinacoteca. As fotografias são maravilhosas. Lita Cerqueira é da Bahia e fez várias fotos de pessoas e algumas em eventos históricos. Como essa belíssima, uma das que mais gostei. Essa exposição é em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Essa foto é Menina na lavagem do Senhor do Bomfim, Salvador, Bahia, 1994 e é a que mais gostei. Fiquei pensando nessa linda menina que deve ser uma moça hoje, talvez até modelo pela sua beleza.

Foto: Meninas Rendeiras, Ilha de Maré Bahia, 1976

Hoje as rendeiras estão em extinção. Poucas meninas hoje querem aprender os ofícios dos pais e buscam outras profissionais. Há muito recentemente trabalhos que profissionalizam as rendeiras, melhoram suas condições de vida para elas continuarem ou se interessarem pelo ofício. Essas meninas também devem estar moças hoje.

Lita Cerqueira nasceu em Salvador, na Bahia em 1952. Estão expostas 55 fotografias e essa mostra vai até fevereiro. Sábado é grátis, nos outros dias os ingressos para entrar na Pinacoteca custam R$ 6,00.

Música do post: Umbanda - Patuá da Bahia




Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Amo exposições de fotografias!!!! Vou tentar ir até lá!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Querida, eu fui em um bairro de rendeiras em Maceió... tinha coisas maravilhosas... elas faziam seus trabalhos nas portas de suas casas e então tive o portunidade de ver... é uma obra de arte!!! Uma coisa maravilhosa mesmo!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Puxa,,, lembrou bem pois eu e essa Lita temos algo em comum....
    A única coisa que não consigo compreender é isso das pessoas lavarem escadas de igrejas como se estivessem ainda na Idade das Trevas, quando a Igreja usava as pessoas como se fossem escravas....

    ResponderExcluir
  4. carla, vc vai gostar, dia 5 abre outra exposição, aproveite e veja todas.

    la socière, eu lembro das rendeiras de santa catarina. me surpreendia com a agilidade delas. nunca fui a maceió.

    fatima, é estranho, mas q o ritual de lavar a igreja é bonito é, e gosto q elas lavam com as roupas da sua tradição.

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, lindíssima as fotografias e as meninas foram bem escolhidas para este trabalho.
    É uma realidade que nao se há mais tantas rendeiras no Brasil. vai tudo se acabando com o tempo.

    Bjao

    ResponderExcluir

Cultura é vida!