terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Cidadão Kane


Assisti Cidadão Kane (1941) de Orson Welles em DVD. Mais um filme da série todo mundo viu menos você. Queria muito ver, estava com uma expectativa muito alta. Gostei, é muito inovador na edição, nos cortes, nas escolhas das câmeras, mas não achei inovador no roteiro. Também me falavam que era uma aula de jornalismo, mas pouco fala de jornalismo e o pouco que mostram é um jornalismo há muito ultrapassado. O roteiro foca em romances como os filmes americanos sempre focam, no menino sofrido e solitário, é bastante comum. O jornalista também que vai investigar sobre o nome Rosebud é bem fraquinho. Já se falava em Freud e ele não foi pesquisar em nada da infância do Kane. Eu não imaginava que fosse o trenó, mas achava que poderia ser algo da infância dele, nome da mãe, uma história que ela contou. Mesmo um contando a ele que o Kane guardara os objetos da família dele, não teve interesse em vasculhar.

A violência que o Kane pratica com sua segunda mulher é assustador. Ele vê nela mais um objeto para realizar os seus caprichos. Nos dias de hoje ele teria que prestar contas a sociedade. Mas ela também não tinha amor próprio e demora bastante a abandoná-lo. É muito bem feita a cena que vai mostrando os cafés das manhãs do primeiro casal e o esfriamento da relação. Orson Welles está majestoso como sempre, não é todo o momento que a maquiagem e o envelhecimento ficam razoáveis. No elenco ainda estão: Dorothy Comingore, Everett Sloane, Ray Collins, George Coulours, Agnes Moorehead e Paul Stewart.


Youtube: Citizen Kane - The Theatrical Trailer





From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Os Brutos Também Amam

Assisti Os Brutos Também Amam (1953) de George Stevens no Telecine Cult. Esse é daqueles filmes da série todo mundo viu menos você. Os blogueiros portugueses que visitam esse blog não vão reconhecer esse filme pelo nome infeliz que saiu no Brasil, já que o original é Shane. Antes de começar ouvi um vídeo do Marcelo Janot com muitas explicações que me ajudaram muito a entender várias teorias de Shane, como a possibilidade do Shane só existir na imaginação do garoto, já que todas as cenas que o Shane atua o menino está junto. Um homem com jeito de pistoleiro chega em uma fazenda onde vive uma família. Shane é daquela época que muitos desbravavam terras nos Estados Unidos. Fala da mediocridade humana, do egoísmo. De pessoas que porque chegaram antes acham que tem mais direito a terra de quem chegou depois, mesmo que uma lei do país autorize arrendamento de terras não cultivadas.

Alan Ladd faz Shane, o fazendeiro é inter-pretado por  Van Heflin, a mulher por Jean Arthur, o garoto lindo e fofo por Brandon De Wilde, ele atuou em vários filmes anterior e posteriormente. O pistoleiro contratado é interpretado por Jack Palance.


Youtube: Shane (trailer)

From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita