sábado, 21 de janeiro de 2023

Macunaíma

Assisti ao espetáculo de dança Macunaíma do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no Partituras da TV Brasil e no Youtube. Eu quis muito ver essa apresentação quando estreou. Eu acabei me confundindo com as datas, achando que era no mês seguinte, mas era na semana seguinte. As passagens estão proibitivas, em cima da hora pior ainda. Fiquei muito feliz que o programa Partituras gravou e ia passar na tv aberta. Coloquei pra gravar, mas o sistema da Net Claro raramente funciona, ficou lá nos agendados. Só foi pros gravados quando tirei o equipamento da tomada, mas a gravação estava meia hora depois do começo. Tive que ver no Youtube mesmo.

No início, André Cardoso, que fez a adaptação da obra, contou que queriam comemorar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22 e escolheram esse livro icônico de Mário de Andrade, que li e comentei aqui. Decidiram que a linguagem seria um espetáculo de dança com o Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A belíssima coreografia foi de Carlos Laerte, lindos demais os movimentos. 
Convidaram o compositor Ronaldo Miranda pra fazer a música, que é maravilhosa e foi interpretada pela Orquestra Sinfônica do Theatro do Rio de Janeiro sob regência de Jesus Figueiredo. Que espetáculo lindo! Interpretaram brilhantemente o Macunaíma: Glayson Mendes, Rodolfo Saraiva e Edifranc Alves.

A mãe foi Claudia Mota, todos bailarinos estão incríveis, que espetáculo! É muito profissional envolvido. Bailarinos no destaque são 23, mas a lista é enorme. Sem falar em todos os profissionais envolvidos para a realização do espetáculo!

Há lindas projeções ao fundo, amei a Kombi, quando muitos personagens descem dela e chegam ao palco. Há imagens de Dom Phillips e Bruno Pereira. O vídeo é do Igor Correa da Verus Film.
O espetáculo Macunaíma está disponível agora no Youtube, qualquer um do planeta pode ver. Fantástico! Já são 2,2 mil visualizações.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Mar de Dentro

Assisti Mar de Dentro (2020) de Dainara Toffoli no TelecinePlay. Tinha tempo que queria ver esse filme. É muito delicado e fala de mães solo.

A protagonista se envolve com um colega de trabalho. Logo depois descobre que está grávida. Ela não acha que é um bom momento, está em ascensão profissional. Ele está muito feliz e acaba contagiando-a. A relação vai amadurecendo e eles resolvem morar juntos.
A vida muda e ela passa a ser mãe solo. O instagram do filme @mardedentro.filme fala que são 11 milhões de mães solo no Brasil. Ela não tem identificação com os avós do pai da criança. Então prefere se organizar com pessoas que pensem mais parecido. Mar de Dentro não romantiza a maternidade. O final emociona! Muito lindo e poético! Monica Iozzi é a mãe, Rafael Losso, o pai. Os avós Magali Biff e Zé Carlos Machado. Alguns outros do elenco são: Gilda Nomacce, Nani de Oliveira, Klarah Lobato, Marcelo Airoldi e Fabiana Guggli.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

A Casa do Caracol

Assisti A Casa do Caracol (2021) de Macarena Astorga no Paramount +. Por que eu vi esse filme até o fim? não sei responder. Valeu a pena? Não, tinha que ter parado de ver nos créditos. O roteiro é de Sandra Garcia Neto.

Bom é fato que o filme prende. E lindo demais o protagonista Javier Rey. Ele é um escritor, precisa de paz e isolamento pra o seu mais novo sucesso. Ele vai a uma cidade escondida, repleta de lendas em uma mansão cheia de cabeças de animais empalhados. É bem clichê. A bela Paz Vega que aluga a casa pro escritor e claro que rola um clima. Ficamos na dúvida se é o livro que ele escreve que tem aquela montanha de superstições e acontecimentos, ou se realmente estão ocorrendo.

Há duas crianças, lindas as meninas e Ava Salazar e Bruna Fulgencio, bem endiabradas, mas bem normal para a idade delas. Alguns outros do elenco são Carlos Alcantara Vilar, Elvira Minguez, Vicente Vergara e Maria Alfonsa Rosso.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Parque Alfredo Volpi

Fui ao Parque Alfredo Volpi. Meu pai me mostrou um jornalzinho de um empreendimento, que não faltam aqui onde moro, e tinha uma mansão. Fui pesquisar no Google, era a Mansão do Safra, mas antes localizei esse parque que eu sabia que existia, já tinha passado em frente, mas nunca tinha ido, que achei um absurdo, já que é tão perto aqui de casa.

Que surpresa maravilhosa! É um oásis de mata fechada duas quadras da Marginal Pinheiros. É a Mata Atlântica! Tem inúmeras trilhas. Como tem chovido bastante, infelizmente não consegui explorar muito, já que eu estava com um tênis que se molharia todo. O solo estava afundando, e demoraria pra secar porque em muitos lugares é tanta mata que não dá pra ver o céu.
Que sensação maravilhosa! Tem lago. Os sons de floresta vão ficar guardados na minha memória. Lembra os bosques que fui na infância.

É um bom lugar para ir com crianças maiores, pra elas conhecerem como funciona uma mata fechada, mesmo que urbana, tem muitas características da Mata Atlântica. As árvores, as plantas, todas se misturando, os insetos, aranhas, passarinhos. Só é melhor ir em época que não chove, pra aproveitar melhor. Tinha uma trilha fechada. Mas são muitas trilhas, de todos os tipos. Tem banheiro que eu ia ver como está mas como disse, meu pé afundou e voltei. Tentei outra trilha, mas só um pedaço também. Só tinha eu no parque, e os seguranças que conseguiam ir pelas trilhas porque estavam de coturnos, fiquei com inveja. O parque tem estacionamento gratuito. Bicicletas não são permitidas. É bom ir em época de seca, porque dá pra aproveitar melhor.
Os empreendimentos vivem de olho nessas áreas. Já tentaram destruir o Parque Burle Marx e não conseguiram. Espero que nunca consigam nesse. E que continue rústico. Com as concessões, os parques tem se transformado com aquela ideia de que tudo tem que ser explorado. Com a visão urbana de "conforto": lugares pra comer, ciclovias disso ou daquilo e perdendo suas características naturais. O bom é sentar nos bancos que existem, na sombra, ouvir os sons da mata, o frescor da vegetação e ficar explorando a fauna e flora. É muito bom ver áreas com vegetação natural seguindo o seu curso, só deixando livres os caminhos.



Obra Grande Fachada Festiva (1950) de Alfredo Volpi

Alfredo Volpi (1896-1988) foi um grande artista plástico brasileiro, que nasceu na Itália. Ele deve ter orgulho de dar nome a um parque que preserva o meio-ambiente, que tem natureza abundante, rústica, com inúmeras vegetações da Mata Atlântica.

Achei um vídeo que ilustra bem o parque.
Beijos,
Pedrita