Terminei de ler Macunaíma (1928) de Mário de Andrade. Esse livro veio na Coleção da Folha Grandes Escritores Brasileiros que comprei. Gostei demais de Amar, Verbo Intransitivo e queria ler esse. Gostei muito! Fiquei embasbacada como alguém conseguiria escrever tão rapidamente e com tanta fluidez aqueles diálogos. No final há vários textos de Mário de Andrade, dele dizendo como escreveu a obra. Me impressionaram a quantidade de referências folclóricas, ele mesmo diz nos textos finais que a intensão não foi escrever um livro nacionalista. Ele escreve de forma jocosa, mas acaba mencionando várias lendas indígenas, brasileiras e de descendência africana.
Obra Abaporu (1928) de Tarsila do AmaralAs referências às lendas me fizeram recordar várias histórias conhecidas como a do Boto, Curupira, e outras desconhecidas. Mário de Andrade parece brincar com esse universo e com Macunaíma. É de uma genialidade incrível. Muitas lendas me lembraram o genial Monteiro Lobato na série do Sítio do Pica-pau Amarelo. Quem assistiu vai se identificar em vários momentos com a obra.
Obra Tropical (1917) de Anita MalfattiTrechos da obra Macunaíma de Mário de Andrade
![]()  | 
| From Mata Hari e 007 | 
Beijos,
 Pedrita

Olá, Pedrita! Moravia, Mário de Andrade e, agora, G. Greene. Nada como ser uma leitora incansável, não é mesmo? Grande abraço!
ResponderExcluirfamuito tempo que i o filme Macunaima, não lembro de quase nada alem do Grande Otelo fazendo o Macunaima....
ResponderExcluirAMoema tambem trabalhou no otimo Edfico Master, do Eduardo Coutinho,,,
em Madeireiras, tambem do Marcos Prado e Ze Padilha,,,e Tropa de Elite,,,,
Sempre gostei de Macunaíma, um dos meus livros preferidos da literatura brasileira. Também gosto muito do filme. Infelizmente, não vi a peça de Jorge Antunes.
ResponderExcluirBeijos.
Querida, pára tudo que esse eu li!!...rs!
ResponderExcluirLi mesmo!!!
Gostei.
Ps: Cancelei meu blog, mas não minha lista de leituras, grande beijo!
Ufa, blog arrumado!
ResponderExcluirPedrita
ResponderExcluira Moema trabalhou como assistente de edição do Edificio Master, e não tem ela naquelas filmagens do grupo dentro do Edificio,
foi legal tambem acompanhar aquela produção,,, tem muita coisa que ficou fora o filme final, mas muito bom material...
Olá, tudo bem? Eu só vi o filme Macunaíma... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net
ResponderExcluirGanhei Macunaíma da tia Diva no final da década de 70 e lembro que li muito rápido. Mas acho que emprestei para alguém que não me devolveu. Vi também o filme.
ResponderExcluirDenise
rodrigo, gostaria e precisaria ler mais, mas pelo menos tento fazer o melhor que posso dentro do meu tempo.
ResponderExcluirolho de pombo, gostei muito de edifício master.
dê, lembrava do livro em casa, mas não lembrava q foi a tia diva q deu. e tb não sabia que alguém não devolveu.
Sabe que nunca li?
ResponderExcluirBjus