sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Poty de Todos Nós

Vi a exposição Poty de Todos Nós na Caixa Cultural São Paulo. Com curadoria do Museu Oscar Niemeyer, essa mostra traz 100 obras do artista paranaense Poty Lazzarotto (1942-1998).

Estão expostos desenhos em nanquim com bico de pena, aquarelas, litogravuras com temas de cinema, desenhos sobre Xingu e o esboço do painel do Memorial da América Latina. A mostra fica em cartaz até 1º de março e é gratuita.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Através do Espelho

Assisti Através do Espelho no Tucarena. O texto é de Ingmar Bergman e a direção de Ulisses Cruz. Eu queria muito ver esse espetáculo, já tinha lido a respeito e visto uma entrevista instigante com a Gabriela Duarte no Blog do Dirceu. Eu adoro os três atores, Gabriela Duarte, Nelson Baskerville e Marcos Suchara. Eu não conhecia o trabalho do Lucas Lentini. Todos excelentes.
Foto de Jairo Goldflus

Eu tinha visto esse filme e quando vi que tinha a peça quis ver. Demorei bastante, por sorte a peça tem voltado a ter temporadas. Eu adoro o trabalho do Ulisses Cruz e está incrível a direção dele, gostei de tudo, cenários de Lu Bueno, iluminação de Domingos Quintiliano e figurinos de Cassio Brasil. Esse texto é muito atual, denso e complexo, não é fácil interpretá-lo. Todos estão brilhantes.
Fotos coloridas de João Caldas

Esse texto é muito feminino. Uma mulher atormentada viaja com a família para uma casa de veraneio na praia. Ela é muito bem casada com um médico, seu pai é um escritor ausente, seu irmão tem 16 anos.

Aos poucos ficamos sabendo que ela tem uma doença, que as crises tem se intensificado, que ela ficou internada antes das férias. O que mais me surpreende nesse texto, é abrangência de temas. A questão da loucura, quem é realmente louco neste núcleo. A relação dessa mulher com o pai e o irmão é no mínimo estranha. Os silêncios, as ausências. Fiquei muito impressionada quando a protagonista diz ao marido que a atenção dele soa falsa. E realmente dá essa sensação. Ela depois fala mais abertamente com o irmão. Claro, ela diz que não conversa com o marido sobre as vozes, ela não sente liberdade para se abrir com ele. Mas é perceptível que ele não age naturalmente com ela. É sempre muito solícito, muito dedicado, mas parece realmente muito mais uma relação de médico e paciente do que de marido e mulher. Belíssimo e complexo texto. Permite muitas leituras.



Beijos,
Pedrita

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Em Segredo

Assisti Em Segredo (2013) de Charlie Stratton no Max. Eu olhava pelo controle remoto, mas há vários filmes com esse mesmo nome, precisei vir na internet para saber se já tinha visto. E descobri que não. O filme é baseada na peça de Émile Zola que não conhecia. Gostei mas achei que o diretor escolheu um caminho intenso, o roteiro já é intenso e ele carregou nas cores na direção.

Adoro filmes de época e a reconstituição da época de Em Segredo é impecável. Inicialmente é uma atriz criança que interpreta a protagonista. O pai deixa-a na casa da tia, sua mãe morreu. Essa tia tem um filho muito doente. Essa sobrinha é tratada praticamente como uma empregada, faz tudo na casa para ajudar o primo e a tia. Ela cresce e é induzida a casar com esse primo horroroso e mimado. Essa peça retrata o tempo em que a mulher não tinha escolha. Nesse caso então, onde ela depende dos outros, da hospitalidade dos outros, ela acaba se tornando submissa o que era uma obrigação natural da mulher.

Do campo eles se mudam para Paris e ela se apaixona pelo amigo do primo. Jessica Lange faz a tia, Elizabeth Olsen a sobrinha. O primo é interpretado pelo Tom Felton e o amante por Oscar Isaac.

Beijos,
Pedrita

domingo, 18 de janeiro de 2015

Quarteto de Cordas Quadrus Chordarum

Fui aos Concertos CCBB de Música Clássica com o Quarteto de Cordas Quadrus Chordarum e a soprano Natália Áurea na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco. Foi um belíssimo concerto, eu adoro quarteto de cordas, gosto muito desse quarteto e foi um belo repertório. Inicialmente o quarteto interpretou um belo quarteto do Borodin, depois uma obra do brasileiro Alexandre Levy e outra de Puccini. Com a soprano o quarteto interpretou Mozart, Claudio Santoro, Jayme Ovale e Carlos Gomes. O quarteto finalizou com uma obra de Piazolla. A igreja estava lotadíssima.

A. Borodin - Quarteto de cordas N.2, em Ré Maior 
I - Allegro moderato
II - Scherzo (Allegro)
III - Notturno (Andante)
IV - Finale (Andante - Vivace) 


Alexandre Levy - Reverie, para Quarteto de Cordas 


G. Puccini - Crisantemi, Elegia para Quarteto de Cordas 


W. A. Mozart - Exultate Jubilate 


Claudio Santoro - Acalanto da Rosa 


Jayme Ovale - Azulão 


Carlos Gomes – Conselhos 


Astor Piazzolla - Adios Nonino 
Beijos,
Pedrita