Assisti O Iluminado (1980) de Stanley Kubrick em DVD na casa da minha amiga. Eu tinha loucura em ver esse filme, mas parecia que ele sempre fugia de mim. É de um gênero que adoro e ainda com esse diretor, não queria perder. O Iluminado é baseado no livro do Stephen King que agora quero muito ler, já anotei na minha lista. Jack Nicholson está excelente, também gostei demais dos atores que contracenam com ele, Shelley Duvall e o lindo menininho Danny Lloyd. Outro que está no elenco é Scatman Crothers. Nosso protagonista aceita o emprego de cuidar de um hotel que fica fechado no inverno. Ele e sua família ficarão isolados até a primavera. Me surpreendi quando tinha passado mais de um mês e eles continuariam lá. Não tinha idéia que hotéis ficassem fechados tanto tempo.
Ele é um escritor e seu comportamento começa a mudar depois de um tempo naquele lugar. Vou falar detalhes do filme: Me surpreendi que O Iluminado não é ele e sim seu filho. Que seu filho tem um dom de ouvir uma voz que conta o passado e o futuro. O menino é uma graça. Só participou de mais uns dois ou três filmes e nunca mais.
O hotel que é filmado é absolutamente maravilhoso! O lugar é muito lindo! As paisagens no início na viagem são estonteantes. Gostei demais também do apartamento que eles entram. Nesse DVD há um making of que a filha do Kubrick fez, Vivian Kubrick. Ela mostrou várias cenas e como eram realizadas. As escolhas de câmera de Kubrick para O Iluminado eram geniais. É estranho ver depois o making of e tanta gente nos corredores. Tinha acabado de ver um filme tenso com só três pessoas naquele hotel vazio. Muda muito o clima ver tanta gente na preparação e filmagem. Genial!
A trilha sonora também é belíssima, Bela Bartók e o polonês Krzysztof Penderecki. Adoro esses compositores.
A trilha sonora também é belíssima, Bela Bartók e o polonês Krzysztof Penderecki. Adoro esses compositores.
Músicas do post: Bartok - Sonata for solo violin
E: Janine Jansen - Penderecki - Clarinet Quartet - 2006-12-28
Youtube: shining
O youtube é uma diversão a parte, inúmeras cenas do filme, paródias, trechos do making of.
Beijos,
Pedrita