sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bela do Senhor

Assisti Bela do Senhor (2012) de Glenio Blonder no Max. É um bom filme. Ambientado um pouco antes de estourar a Segunda Guerra Mundial, um diplomata judeu narcísico se apaixona por uma mulher casada. Escolheram uma atriz Natalia Vodianova jovem e belíssima, o ator Jonathan Rhys Meyers também é belíssimo. Glenio Bonder era brasileiro, irmão do Nilton Bonder, se tornou diplomata e esse é o seu único filme, morreu de leucemia antes do filme ser finalizado. Bela do Senhor é uma co-produção entre França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Inglaterra e Suíça.

Bela do Senhor é adaptado do livro homônimo do grego Albert Cohen. Esse perturbado e neurótico diplomata, faz um inferno da vida da mulher escolhida. As locações são belíssimas. Começam em Genebra, depois várias cenas são realizadas na Itália. A fotografia é maravilhosa. Alguns outros do elenco são: Ed Stoppard, Marianne Faithfull e  Maria Bonnevie.



Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Grandes Esperanças

Terminei de ler Grandes Esperanças (1860-1861) de Charles Dickens. Não é dessa edição da foto, é da edição da Editora Abril, Coleção Clássicos que paguei R$ 14,90 na banca. A coleção completa está esgotada, há alguns títulos ainda a venda. A edição é primorosa, apesar de capa dura, não é pesada. Não teve quem não elogiasse a bela edição de capa roxa. Grandes Esperanças é um dos últimos romances de Charles Dickens e foi escrito para um jornal, em vários capítulos e foi lançado em três volumes.

Obra Millbank de Cornelius Varley

Nosso protagonista é Pip, um órfão, que vive em uma pequena cidade criado por sua irmã bem mais velha. Essa irmã é cruel, maltrata ele e o marido. Por um acaso Pip é ajudado por um patrono misterioso e passa a estudar para ser um cavalheiro.  Grandes Esperanças traz três momentos da vida de Pip. A infância pobre, o momento que ganha apoio financeiro para os estudos como cavalheiro e o fim das esperanças. 

Obra In Lever Park de Alfred East

É uma belíssima e densa obra. Incrível como Charles Dickens tinha o domínio para o folhetim. Conseguia nos deixar ligados à obra a cada final de capítulo, imagino a ansiedade das pessoas pelo próximo capítulo no jornal seguinte. Grandes Esperanças é um folhetim clássico com uma profundidade analítica da sociedade. Também é um período de muitas injustiças, principalmente judiciais. A crueldade como as pessoas resolviam suas questões, a utilização do poder para prejudicar alguém. Como aconteceu na época, um condenado consegue seguir para a América e lá ser livre e ganhar fortuna, mas continua um fora da lei caso volte ao seu país de origem. Grandes Esperanças é cheio de contradições cruéis e trágicas.
Tanto o compositor como os pintores são ingleses.


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 14 de maio de 2013

A Era do Gelo 4

Assisti Ice Age: Continental Drift (2012) de Steve Martino no Telecine Pipoca. Fiquei bem empolgada de ver que esse filme estreou na tv a cabo, gostei, mas não gostei tanto. Eu preferi mudar para a versão original com legendas, embora goste das dublagens de animação. Achei um pouco arrastado e algumas tramas achei que ficaram mal amarradas.

Amei a vovó banguela do Sid. Achei mal amarrada a história da filha do Mamute, seu amigo e por quem ela se apaixona. E me cansou bastante a história do navio pirata. As tramas do esquilo atrás da noz são sempre ótimas.

Beijos,
Pedrita